AGRONEGÓCIOS
Mapa cria sistema que permite acompanhar histórico, localização e trajetória de animais
A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) avança em medidas para controlar a rastreabilidade de bovinos e bubalinos. Por meio da Portaria nº 1.113, publicada no Diário Oficial da União (DOU), foi instituído Grupo de Trabalho para elaboração do plano estratégico para implementar política pública de rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos. A rastreabilidade é um sistema que permite acompanhar o histórico, a localização ou a trajetória de um item por meio de identificações registradas.
O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, reforça a importância do tema. “É uma questão que está sendo cobrada do Brasil há muito tempo por parte dos países compradores. A rastreabilidade melhora nossa capacidade de controle nos programas de saúde animal, melhora nosso enfrentamento de questões de surtos episódicos e o nosso perfil de compromisso com os requisitos de países importadores”, detalhou Goulart.
O GT será formado por representantes dos setores público e privado e tem prazo de 60 dias para debater, colher subsídios e elaborar o plano estratégico para a implementação da politica publica de rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos.
Segundo Goulart, o debate sobre rastreabilidade é antigo, envolve muitas partes, e embora alguns consensos venham se formando ainda falta resolver questões fundamentais. Dentre elas, em que momento da vida do animal ele passará a ser rastreado; se o rastreamento será compulsório ou voluntário, para todos os criadores ou apenas para parte deles; como que será feita a rastreabilidade; e quais serão os mecanismos de rastreabilidade.
Os representantes do grupo serão indicados pelos titulares das entidades representadas e designados pelo secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart. Após a publicação da portaria, as empresas terão até o dia 21 de maio para designar seus representantes titulares e suplentes.
O Grupo será composto por representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária; do Departamento de Saúde Animal da SDA; do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária; da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; da Associação Brasileira das Empresas de Certificação por Auditoria e Rastreabilidade; da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes; de Frigoríficos; de Lacticínios; de Reciclagem Animal; dos Exportadores de Gado; de Animais Vivos; do Centro das Indústrias de Couro do Brasil e da Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável.
O representante da Secretaria de Defesa Agropecuária será o coordenador do trabalho, podendo convidar representantes de outros órgãos, entidades da administração pública federal e privadas e especialistas para participarem das reuniões. Em um primeiro momento terá um representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como convidado.
A participação no Grupo será considerada um serviço público relevante e não será remunerada. As reuniões serão presenciais e virtuais, em periodicidade definida por seus membros. Os trabalhos deverão ser finalizados em 60 dias, contados a partir do início da execução podendo ser prorrogado por igual período.
Fonte: Pensar Agro

AGRONEGÓCIOS
Encontro preparatório do Ministério da Pesca e Aquicultura para a COP30 ocorre nos dias 13 e 14 de outubro

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) realiza, nos dias 13 e 14 de outubro, o seu encontro preparatório para a COP30, no auditório Manoel Jacaré, na sede do MPA, em Brasília. A programação terá painéis temáticos sobre pesca, aquicultura, povos tradicionais e sistemas alimentares aquáticos como soluções climáticas. O evento também contará com transmissão online e uma feira de exposição de produtos da pesca e aquicultura.
Confira a programação do evento:
Inscrições e transmissão online
A participação é gratuita. Interessados em acompanhar o encontro de forma presencial devem se inscrever pelo formulário de inscrição. Já quem preferir assistir de forma virtual pode acessar os links:
Exposição das Águas
Paralelamente ao encontro, será realizada a Exposição das Águas, espaço voltado a produtores e empreendedores da pesca e aquicultura. Interessados em participar como expositores podem se inscrever pelo formulário da feira.
MPA na COP30
A participação do MPA na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) terá como eixos centrais os sistemas alimentares aquáticos como soluções climáticas e a valorização dos Povos das Águas. A agenda do Ministério reflete dois anos de coordenação interministerial, mobilização social e articulação internacional, reforçando o papel da pesca e da aquicultura na segurança alimentar, na geração de renda e no enfrentamento da crise climática.
Serviço
Encontro Preparatório do Ministério da Pesca e Aquicultura para a COP30
📍 Auditório Manoel Jacaré – Sede do MPA
SIG, Quadra 02, Lotes 530 a 560, Ed. Soheste – Bairro SIG – Brasília/DF
📅 13 e 14 de outubro de 2025
-
Polícia Federal6 dias atrás
PF volta a mirar lobista de MT em nova fase da Operação Sisamnes
-
Nacional6 dias atrás
“Vergonhoso esperar que os EUA façam por nós’: Mauro Mendes pede leis severas e tipificação das facções como terrorismo
-
Destaque3 dias atrás
“Servidor não vai pagar nada até fevereiro”: Sérgio Ricardo anuncia trégua histórica contra juros abusivos dos consignados em Mato Grosso
-
Polícia Federal6 dias atrás
Saiba quem é o sargento aposentado preso em operação da PF que apura esquema de venda de sentenças
-
Cidades6 dias atrás
Obras do BRT em Cuiabá e Várzea Grande levantam impasses sobre estacionamentos nas Avenidas do CPA e FEB e temporização semafórico, “É problema das prefeituras”, admite secretário Marcelo de Oliveira
-
Destaque6 dias atrás
Cervejaria clandestina em Nova Mutum: investigados negam adulteração da bebida e polícia aguarda laudo da Politec
-
Cidades6 dias atrás
Sérgio Ricardo aponta obras do BRT como divisor de águas para mobilidade urbana
-
Destaque7 dias atrás
“Facções estão infiltradas em todas as camadas sociais” presidente do TJMT faz alerta e pede união dos poderes no combate à escalada do crime organizado