VÁRZEA GRANDE

DAE-VG inicia testes de vazão e projeta alternativas de abastecimento à região

Publicados

em

Resultados devem ser entregues ainda nesta semana

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE) deve receber, ainda nesta semana, o laudo técnico sobre a vazão do poço localizado no bairro São Simão. Como o diretor-presidente da autarquia, Zilmar Dias, o poço teve a obra concluída em 2024, mas até então não havia sido formalmente repassado ao DAE.

“A partir do laudo técnico, que será emitido por uma empresa especializada, será possível conhecer as condições de fornecimento desse poço para então, passarmos – se houver viabilidade – para a fase de implantação de toda a infraestrutura necessária para o funcionamento do sistema e da distribuição de água na região”, explicou.

Ainda como pontuou Zilmar, o DAE vai cercar toda a área onde estão instalados os equipamentos públicos, instalar o quadro de energia, colocar a bomba e, assim, iniciar o fornecimento de água para toda a população do São Simão.

Entretanto, caso o poço não apresente vazão suficiente para atender à demanda local, o DAE já estuda uma alternativa: a interligação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Imigrantes até a região do São Simão. Esse novo projeto contempla a construção de aproximadamente 6 quilômetros de adutora, que também poderá beneficiar o bairro Paiaguás.

Leia Também:  Saiba o horário permitido para abertura do comércio neste mês de dezembro em Várzea Grande

Segundo o presidente, o DAE pretende buscar apoio do governo do Estado em relação aos recursos destinados à execução da obra. “Será necessário elaborar o projeto e buscar o financiamento junto ao Estado para garantir a ampliação da rede de abastecimento”, explicou.

A medida faz parte dos esforços da atual gestão para garantir o fornecimento regular de água tratada aos moradores de Várzea Grande, especialmente nas regiões em crescimento populacional acelerado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

Sem investimento, Várzea Grande está morrendo de sede”, denuncia presidente da Câmara

Publicados

em

Por

JB News

por Alisson Gonçalves

O presidente da Câmara de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira, não poupou críticas à gestão da prefeita Flávia Morreti durante sessão nesta terça-feira(07).

Segundo ele, a crise no abastecimento de água na região da Varzegrande é resultado direto da falta de investimentos no Departamento de Água e Esgoto (DAE) neste ano.

“Eu moro na Varzegrande, nasci e criei aqui, e nunca vi nada igual. O problema da água é que a prefeita Flávia Morreti não investiu um real no DAE. Se queimar uma bomba, enquanto a peça não chega de São Paulo, o povo já morreu de sede”, afirmou Cerqueira, exaltando a gravidade da situação.

O vereador denunciou ainda a recusa da prefeitura em comprar equipamentos essenciais, como bombas que custam R$ 450 mil, e sugeriu que a Câmara poderia destinar recursos devolvidos ao Executivo para resolver o problema.

“Compre pelo menos dois motores e duas bombas. Sem investimento, não adianta culpar ninguém”, disse.

Wanderley Cerqueira aproveitou para criticar gastos do Executivo com veículos alugados e se apresentou como exemplo de economia: devolveu cinco carros da Câmara e mantém apenas o seu próprio veículo. “Se eu andasse como a prefeita, dava para comprar essas bombas”, afirmou.

Leia Também:  Músico Carlinhos Brown ressalta importância de Várzea Grande aderir ao programa de educação ambiental para sustentabilidade na grade curricular 

veja

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA