Turismo

Publicados

em

Sesc Pantanal ganha Prêmio Nacional do Turismo

O polo socioambiental Sesc Pantanal recebeu nesta quarta-feira (04/12) o Prêmio Nacional do Turismo, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG). A instituição concorreu na modalidade Iniciativas de Destaque, categoria Aproveitamento do Patrimônio Natural para o Turismo. A 2ª edição do evento realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT) tem como objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país.

O setor de turismo movimenta mais de 50 atividades econômicas, emprega direta e indiretamente 7 milhões de brasileiros e representa 8,1% da economia nacional, conforme dados do Ministério do Turismo. Nesta edição, foram 33 iniciativas finalistas do edital voltado às Iniciativas de Destaque. As finalistas foram selecionadas entre 418 projetos inscritos. No edital voltado para Profissionais de Destaque, foram 8 profissionais premiados, dentre 200 inscritos.

A atuação pioneira no Pantanal de Poconé começou há 22 anos, logo após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. Também conhecida como Eco-92, ela reuniu mais de 100 chefes de Estado para debater formas de desenvolvimento sustentável, um conceito relativamente novo na época.

A partir da criação da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do país, com 108 mil hectares, o Sesc Pantanal ampliou sua estrutura com o Hotel Sesc Porto Cercado, o Parque Sesc Baía das Pedras, também no Pantanal, o Sesc Poconé, como uma unidade de ação social e, há oito anos, com o Parque Sesc Serra Azul, localizado no Cerrado de Rosário Oeste, onde protege as nascentes do Rio Cuiabá, que deságuam no Pantanal.

Leia Também:  Agentes de viagem em MT debatem soluções para adaptar o setor ao mercado digital

A instituição atua nesse território de tradições, saberes, artes e histórias que podem ser conhecidos por pessoas de todo o mundo por meio do turismo. Com a ampliação do conhecimento científico, ainda é possível difundir a riqueza do bioma e tornar os visitantes multiplicadores de conhecimento, além de contribuir com a comunidade a partir da compra de produtos locais.

“Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho de mais de 20 anos que o Sesc desenvolve no Pantanal de Poconé e conjuga conservação da natureza e turismo sustentável, valorizando acima de tudo o homem pantaneiro e seus saberes. Há uma equipe maravilhosa em cada unidade que faz esse trabalho acontecer. E todo esse sistema é como uma rede poderosa, capaz de interligar natureza e ser humano. Sim, é possível, e nós mostramos como”, destaca a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano, que levantou o troféu de primeiro lugar durante a cerimônia.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, em seu discurso, destacou os avanços que o setor conquistou neste ano de 2019. “O Turismo tem uma participação de protagonista no papel de desenvolvimento ou de recolocar o nosso Brasil nos trilhos. É com muita satisfação que nós podemos dizer neste evento que encerramos o ano de 2019 com resultados extremamente positivos. Sabemos que ainda há muito o que se fazer. O trabalho continua árduo, diário, avançando cada dia mais para que o turismo possa ser melhor estruturado em todo o Brasil”, celebrou.

Leia Também:  Esse programa vai resolver de forma definitiva o problema das pontes de madeira”, afirma governador de MT

Ouro, prata e bronze

As unidades do Sesc em Roraima e Rio Grande do Sul também foram premiadas. O Sesc Roraima ficou em 2º lugar na categoria Turismo de Base local, com a iniciativa Roteiros Turísticos de base comunitária e o Sesc no Rio Grande do Sul, levou o 3º lugar na categoria Turismo Social, com o projeto Férias Imperdíveis.

Confira o resultado da premiação:

Iniciativas de Destaque no Turismo

Aproveitamento do Patrimônio Natural – Polo Socioambiental Sesc Pantanal
Aproveitamento do Patrimônio Cultural – Festival do Boi Voador de Recife
Fortalecimento da Gestão Integrada – Gestão Integrada de Turismo de Foz do Iguaçu
Gestão de Dados e Monitoramento – Monitoramento da Reputação Online dos Atrativos de Florianópolis
Marketing e Comercialização do Turismo – Projeto Visit Salvador
Melhoria do Ambiente de Negócios – SP Para Todos
Produção Associada ao Turismo – Le Coq Bar e Bistrô
Tecnologia no Turismo – Smart Survey
Pesquisa de Demanda Turística
Turismo de Base Local – ONG Morrinho
Turismo Social – Projeto Praia Acessível de Fortaleza
Sensibilização, Qualificação, Certificação e Formalização – Capacitação Básica em Autismo para Profissionais

Profissionais de Destaque no Turismo

Academia – Susana de Araujo Gastal
Dirigentes e Parlamentares – Alexandre Pereira
Gestores e Técnicos – Thiago Beraldo
Empreendedores de Médio e Grande Porte – Joana Paula
Imprensa – Mayara Silva
Micro e Pequenos Empreendedores – Rodrigo Leitis
Midias Sociais – Livia Lacerda
Organizações Não Governamentais – Fabiana Dickmann

Gabriela Sant’Ana

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Governo de Mato Grosso e Cuiabá se preparam para desenvolver soluções práticas para a retomada do turismo

Um Novo Olhar Sobre o Turismo

Publicados

em

Menotti Griggi
UM NOVO OLHAR SOBRE O TURISMO
O Governo do estado do Mato Grosso e do município de Cuiabá se preparam para desenvolver soluções práticas para a retomada do turismo e assim, gradativamente, reabrirem suas portas para os inúmeros turistas que visitam o Estado buscando principalmente visitar o Pantanal com sua rica fauna e flora, e também as cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres Vila Bela da Santíssima Trindade, entre outras.
Para o Secretário Adjunto de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Moreno, uma chave foi desligada no começo de março e religada agora, fazendo uma retomada de forma muito consciente para que os turistas sintam-se confortáveis e seguros e assim poderem viajar como de costume.  Moreno avalia que essa retomada será primeiro com os turistas do Estado, e num segundo momento, dos turistas brasileiros, para em seguida o retorno do turismo internacional, e afirmou ainda confiar muito nesse novo momento e aposta nas atrações da região com o seu ecoturismo e também o turismo de contemplação, principalmente o Pantanal e o Cerrado. Moreno finaliza dizendo que todos devemos estar preparados para esse novo momento, obedecendo as questões do uso de máscaras e álcool gel preservando e respeitando as pessoas a sua volta e também aos profissionais que recebem tão bem seus clientes.
Em Cuiabá, a recém criada pasta da Secretaria Municipal de Turismo está no comando da empresária Iracilda Botelho que afirmou já estar trabalhando na articulação com o trade e a sociedade em geral para criar as políticas públicas visando a gestão nos próximos quatro anos. Este plano plurianual começará a ser executado a partir de 2021 para que Cuiabá, conhecida como a Cidade Verde, possa retomar aos poucos a sua economia criativa através da rica produtividade das suas tradições e gastronomia.
Iracilda Botelho que também é Embaixadora da Smile Train foi recentemente convidada para participar da Sétima Edição Evento de Turismo que acontecerá dia 9 de setembro no Rio de Janeiro e promete ser um grande encontro na retomada do turismo no Brasil
EVENTO DE TURISMO COM IMPACTO SOCIAL INOVA EM EDIÇÃO INTERNACIONAL
Em uma edição inédita, o evento  Encontro de Turismo, chega a sua 7ª edição em formato online e gratuito, e será transmitido direto de um estúdio da Mansão de Santa Teresa no Rio de Janeiro, trazendo mais de 50 membros do trade nacional – que representarão as cinco regiões do Turismo no Brasil – e também convidados internacionais de países dos 5 continentes como Rússia, China, Estados Unidos e Arábia Saudita.
O evento “Encontro de Turismo”, teve início em 2016 e já reuniu mais de 500 empresários presencialmente do setor e tem como tradição o objetivo de conectar empresários e promover o networking, fomentar novos negócios e compartilhar informação sobre Turismo.
O momento atual inspirou esse novo formato e esse ano o impacto social ganhou proporções maiores em comparação às edições anteriores. Parte dos investimentos recebidos pelos patrocinadores será destinada aos Guias de Turismo que passam por situação muito delicada. Outra ação será de aumentar a conscientização sobre as Jornadas de Sorrisos, programa de viagens com Embaixadores da causa social da Smile Train.
“É importante reconhecer que o isolamento social, tão necessário neste momento, vai passar e o setor precisa estar preparado para essa retomada”, afirma Guilerme Guimarães, Presidente da Brazil Concierge e idealizador do evento.
Guilherme Guimarães
UM NOVO OLHAR SOBRE O TURISMO
O Governo do estado do Mato Grosso e do município de Cuiabá se preparam para desenvolver soluções práticas para a retomada do turismo e assim, gradativamente, reabrirem suas portas para os inúmeros turistas que visitam o Estado buscando principalmente visitar o Pantanal com sua rica fauna e flora, e também as cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres Vila Bela da Santíssima Trindade, entre outras.
Jefferson Moreno Sec Adjunto de Turismo de MT.
Para o Secretário Adjunto de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Moreno, uma chave foi desligada no começo de março e religada agora, fazendo uma retomada de forma muito consciente para que os turistas sintam-se confortáveis e seguros e assim poderem viajar como de costume.  Moreno avalia que essa retomada será primeiro com os turistas do Estado, e num segundo momento, dos turistas brasileiros, para em seguida o retorno do turismo internacional, e afirmou ainda confiar muito nesse novo momento e aposta nas atrações da região com o seu ecoturismo e também o turismo de contemplação, principalmente o Pantanal e o Cerrado. Moreno finaliza dizendo que todos devemos estar preparados para esse novo momento, obedecendo as questões do uso de máscaras e álcool gel preservando e respeitando as pessoas a sua volta e também aos profissionais que recebem tão bem seus clientes.
Em Cuiabá, a recém criada pasta da Secretaria Municipal de Turismo está no comando da empresária Iracilda Botelho que afirmou já estar trabalhando na articulação com o trade e a sociedade em geral para criar as políticas públicas visando a gestão nos próximos quatro anos. Este plano plurianual começará a ser executado a partir de 2021 para que Cuiabá, conhecida como a Cidade Verde, possa retomar aos poucos a sua economia criativa através da rica produtividade das suas tradições e gastronomia.
Iracilda Botelho Sec Muc de Turismo de Cuiabá.
Iracilda Botelho que também é Embaixadora da Smile Train foi recentemente convidada para participar da Sétima Edição Evento de Turismo que acontecerá dia 9 de setembro no Rio de Janeiro e promete ser um grande encontro na retomada do turismo no Brasil
EVENTO DE TURISMO COM IMPACTO SOCIAL INOVA EM EDIÇÃO INTERNACIONAL
Em uma edição inédita, o evento  Encontro de Turismo, chega a sua 7ª edição em formato online e gratuito, e será transmitido direto de um estúdio da Mansão de Santa Teresa no Rio de Janeiro, trazendo mais de 50 membros do trade nacional – que representarão as cinco regiões do Turismo no Brasil – e também convidados internacionais de países dos 5 continentes como Rússia, China, Estados Unidos e Arábia Saudita.
O evento “Encontro de Turismo”, teve início em 2016 e já reuniu mais de 500 empresários presencialmente do setor e tem como tradição o objetivo de conectar empresários e promover o networking, fomentar novos negócios e compartilhar informação sobre Turismo.
O momento atual inspirou esse novo formato e esse ano o impacto social ganhou proporções maiores em comparação às edições anteriores. Parte dos investimentos recebidos pelos patrocinadores será destinada aos Guias de Turismo que passam por situação muito delicada. Outra ação será de aumentar a conscientização sobre as Jornadas de Sorrisos, programa de viagens com Embaixadores da causa social da Smile Train.
“É importante reconhecer que o isolamento social, tão necessário neste momento, vai passar e o setor precisa estar preparado para essa retomada”, afirma Guilerme Guimarães, Presidente da Brazil Concierge e idealizador do evento.
Com apresentação de Guilherme  e Rosane Lucas, Reitora da UNICON, o Encontro de Turismo contará com moderadores como Vinícius Belo (Check Hotels) e Gabriela Palma (Sou+Carioca) coprodutora do evento. É aguardada a participação de  referências de diversos setores como: Camila Farani, Presidente da G2 Capital e shark no Shark Tank Brasil, Álvaro Garneiro, apresentador do 50por1, Claude Troisgros Chef e apresentador do Mestre do Sabor,  Milton Cunha, carnavalesco e Marcos Manuel do Festival Folclórico de Parintins, entre outros que deverão interagir ao vivo com os participantes.
Todos os continentes estarão conectados em momentos como: Destinos do Brasil, onde pessoas compartilharão as belezas locais e suas histórias, em “I Love Brazil” estrangeiros manifestarão seu amor pelo país com mensagens de solidariedade, Festivais Culturais com o de Cinema de Gramado e o Folclórico de Parintins e momento artístico com mostras de arte carioca.
Em um momento sem precedentes, onde vivemos incertezas e desafios diários em meio a um acelerado processo global de transformação, mais do que nunca precisamos exercitar a nossa empatia, solidariedade e acolhimento, para que juntos possamos dizer para todo o mundo que “O Turismo Vai Continuar”.
A 7ª edição do Encontro de Turismo acontecerá em 09 de setembro das 16h às 20h com inscrições gratuitas e limitadas.
Para garantir participação e obter o link exclusivo de acesso, inscreva-se já em:
Programação
• Utilização da tecnologia no turismo com Allan Sant´Anna (Ingresso Certo) e Marcel Bianchini (Click Bus)
• Grandes eventos: Carnaval com Milton Cunha, Festas Eletrônicas com Iuri Girardi (Privilège Brasil) e eventos LGBTQIA+ com Adriano Yedo (Rio Party Brazil)
• Momento Gastronomia com Claude Troisgros, Chef e apresentador do Mestre do Sabor, Diego Goulart (Festival Gastronômico de Gramado) e Gil Castelo Branco (Festival Gastronômico de Búzios)
• Festivais culturais com Diego Scariot (Festival de Cinema de Gramado) e Marcos Moura (Festival Folclórico de Parintins)
• Hospitalidade com Álvaro Garneiro e Carolina Stolf (ALL Accor Luxe Brands), com moderação de Vinícius Belo (Check Hotels)
• Casamento com o cerimonialista Roberto Cohen
• Camila Farani interagindo com empreendedores de todo o Brasil
• Momentos “Destinos do Brasil, “I Love Brazil”, Festivais Culturais e mostras de arte local
• Performances artísticas regionais (entre os blocos)
Smile Train
A Smile Train empodera profissionais de saúde locais com treinamento, financiamento e recursos para ajudar a fornecer cirurgia e tratamentos complementares de fissura labiopalatina gratuitos a crianças em todo o mundo. Promovemos uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento de fissuras, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo a capacidade de comer, respirar, falar e finalmente prosperar. Para saber mais sobre a abordagem sustentável da Smile Train e como as doações têm um impacto imediato e a longo prazo no Brasil, visite smiletrainbrasil.com
Com apresentação de Guilherme  e Rosane Lucas, Reitora da UNICON, o Encontro de Turismo contará com moderadores como Vinícius Belo (Check Hotels) e Gabriela Palma (Sou+Carioca) coprodutora do evento. É aguardada a participação de  referências de diversos setores como: Camila Farani, Presidente da G2 Capital e shark no Shark Tank Brasil, Álvaro Garneiro, apresentador do 50por1, Claude Troisgros Chef e apresentador do Mestre do Sabor,  Milton Cunha, carnavalesco e Marcos Manuel do Festival Folclórico de Parintins, entre outros que deverão interagir ao vivo com os participantes.
Todos os continentes estarão conectados em momentos como: Destinos do Brasil, onde pessoas compartilharão as belezas locais e suas histórias, em “I Love Brazil” estrangeiros manifestarão seu amor pelo país com mensagens de solidariedade, Festivais Culturais com o de Cinema de Gramado e o Folclórico de Parintins e momento artístico com mostras de arte carioca.
Em um momento sem precedentes, onde vivemos incertezas e desafios diários em meio a um acelerado processo global de transformação, mais do que nunca precisamos exercitar a nossa empatia, solidariedade e acolhimento, para que juntos possamos dizer para todo o mundo que “O Turismo Vai Continuar”.
A 7ª edição do Encontro de Turismo acontecerá em 09 de setembro das 16h às 20h com inscrições gratuitas e limitadas.
Para garantir participação e obter o link exclusivo de acesso, inscreva-se já em:
Programação
• Utilização da tecnologia no turismo com Allan Sant´Anna (Ingresso Certo) e Marcel Bianchini (Click Bus)
• Grandes eventos: Carnaval com Milton Cunha, Festas Eletrônicas com Iuri Girardi (Privilège Brasil) e eventos LGBTQIA+ com Adriano Yedo (Rio Party Brazil)
• Momento Gastronomia com Claude Troisgros, Chef e apresentador do Mestre do Sabor, Diego Goulart (Festival Gastronômico de Gramado) e Gil Castelo Branco (Festival Gastronômico de Búzios)
• Festivais culturais com Diego Scariot (Festival de Cinema de Gramado) e Marcos Moura (Festival Folclórico de Parintins)
• Hospitalidade com Álvaro Garneiro e Carolina Stolf (ALL Accor Luxe Brands), com moderação de Vinícius Belo (Check Hotels)
• Casamento com o cerimonialista Roberto Cohen
• Camila Farani interagindo com empreendedores de todo o Brasil
• Momentos “Destinos do Brasil, “I Love Brazil”, Festivais Culturais e mostras de arte local
• Performances artísticas regionais (entre os blocos)
Smile Train
A Smile Train empodera profissionais de saúde locais com treinamento, financiamento e recursos para ajudar a fornecer cirurgia e tratamentos complementares de fissura labiopalatina gratuitos a crianças em todo o mundo. Promovemos uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento de fissuras, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo a capacidade de comer, respirar, falar e finalmente prosperar. Para saber mais sobre a abordagem sustentável da Smile Train e como as doações têm um impacto imediato e a longo prazo no Brasil, visite smiletrainbrasil.com

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Esse programa vai resolver de forma definitiva o problema das pontes de madeira”, afirma governador de MT
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA