Turismo

Publicados

em

Sesc Pantanal ganha Prêmio Nacional do Turismo

O polo socioambiental Sesc Pantanal recebeu nesta quarta-feira (04/12) o Prêmio Nacional do Turismo, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG). A instituição concorreu na modalidade Iniciativas de Destaque, categoria Aproveitamento do Patrimônio Natural para o Turismo. A 2ª edição do evento realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT) tem como objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país.

O setor de turismo movimenta mais de 50 atividades econômicas, emprega direta e indiretamente 7 milhões de brasileiros e representa 8,1% da economia nacional, conforme dados do Ministério do Turismo. Nesta edição, foram 33 iniciativas finalistas do edital voltado às Iniciativas de Destaque. As finalistas foram selecionadas entre 418 projetos inscritos. No edital voltado para Profissionais de Destaque, foram 8 profissionais premiados, dentre 200 inscritos.

A atuação pioneira no Pantanal de Poconé começou há 22 anos, logo após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. Também conhecida como Eco-92, ela reuniu mais de 100 chefes de Estado para debater formas de desenvolvimento sustentável, um conceito relativamente novo na época.

A partir da criação da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do país, com 108 mil hectares, o Sesc Pantanal ampliou sua estrutura com o Hotel Sesc Porto Cercado, o Parque Sesc Baía das Pedras, também no Pantanal, o Sesc Poconé, como uma unidade de ação social e, há oito anos, com o Parque Sesc Serra Azul, localizado no Cerrado de Rosário Oeste, onde protege as nascentes do Rio Cuiabá, que deságuam no Pantanal.

Leia Também:  Primeiro show socialmente distanciado é realizado no Reino Unido

A instituição atua nesse território de tradições, saberes, artes e histórias que podem ser conhecidos por pessoas de todo o mundo por meio do turismo. Com a ampliação do conhecimento científico, ainda é possível difundir a riqueza do bioma e tornar os visitantes multiplicadores de conhecimento, além de contribuir com a comunidade a partir da compra de produtos locais.

“Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho de mais de 20 anos que o Sesc desenvolve no Pantanal de Poconé e conjuga conservação da natureza e turismo sustentável, valorizando acima de tudo o homem pantaneiro e seus saberes. Há uma equipe maravilhosa em cada unidade que faz esse trabalho acontecer. E todo esse sistema é como uma rede poderosa, capaz de interligar natureza e ser humano. Sim, é possível, e nós mostramos como”, destaca a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano, que levantou o troféu de primeiro lugar durante a cerimônia.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, em seu discurso, destacou os avanços que o setor conquistou neste ano de 2019. “O Turismo tem uma participação de protagonista no papel de desenvolvimento ou de recolocar o nosso Brasil nos trilhos. É com muita satisfação que nós podemos dizer neste evento que encerramos o ano de 2019 com resultados extremamente positivos. Sabemos que ainda há muito o que se fazer. O trabalho continua árduo, diário, avançando cada dia mais para que o turismo possa ser melhor estruturado em todo o Brasil”, celebrou.

Leia Também:  Botelho viabiliza recurso e garante Festival do Milho em Nobres

Ouro, prata e bronze

As unidades do Sesc em Roraima e Rio Grande do Sul também foram premiadas. O Sesc Roraima ficou em 2º lugar na categoria Turismo de Base local, com a iniciativa Roteiros Turísticos de base comunitária e o Sesc no Rio Grande do Sul, levou o 3º lugar na categoria Turismo Social, com o projeto Férias Imperdíveis.

Confira o resultado da premiação:

Iniciativas de Destaque no Turismo

Aproveitamento do Patrimônio Natural – Polo Socioambiental Sesc Pantanal
Aproveitamento do Patrimônio Cultural – Festival do Boi Voador de Recife
Fortalecimento da Gestão Integrada – Gestão Integrada de Turismo de Foz do Iguaçu
Gestão de Dados e Monitoramento – Monitoramento da Reputação Online dos Atrativos de Florianópolis
Marketing e Comercialização do Turismo – Projeto Visit Salvador
Melhoria do Ambiente de Negócios – SP Para Todos
Produção Associada ao Turismo – Le Coq Bar e Bistrô
Tecnologia no Turismo – Smart Survey
Pesquisa de Demanda Turística
Turismo de Base Local – ONG Morrinho
Turismo Social – Projeto Praia Acessível de Fortaleza
Sensibilização, Qualificação, Certificação e Formalização – Capacitação Básica em Autismo para Profissionais

Profissionais de Destaque no Turismo

Academia – Susana de Araujo Gastal
Dirigentes e Parlamentares – Alexandre Pereira
Gestores e Técnicos – Thiago Beraldo
Empreendedores de Médio e Grande Porte – Joana Paula
Imprensa – Mayara Silva
Micro e Pequenos Empreendedores – Rodrigo Leitis
Midias Sociais – Livia Lacerda
Organizações Não Governamentais – Fabiana Dickmann

Gabriela Sant’Ana

COMENTE ABAIXO:

POLITICA

Para Júlio Campos seria irresponsabilidade do ICMbio e Ibama não aprovar obras do Portão do Inferno

Publicados

em

Por

JB News

Da Redação

O deputado estadual Júlio Campos (União) enfatizou que seria “irresponsabilidade” caso os órgãos federais ICMBio e Ibama, não aprovassem a obra destinada a solucionar os deslizamentos no Portão do Inferno, localizado na MT-251.

Na semana passada, o governador assinou a ordem de serviço para a empresa realizar as intervenções no local. E o investimento de mais de R$ 29 milhões de reais em obras estruturantes para dar segurança no tráfego da rodovia.

O início das obras depende apenas de autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), por se tratar de área sob tutela do Governo Federal.

“Cabe aos órgãos federais analisar com seriedade, com rapidez e com competência. Acredito que temos que chegar em um consenso, o Governo Federal e o Governo do Estado, para que o povo de Chapada não continue nessa situação de crise econômica”, afirmou Campos.

O projeto, da Lotufo Engenharia e Construções Ltda., prevê a retirada total do maciço do Portão do Inferno, por meio de uma obra de “retaludamento” da encosta.

Leia Também:  19º Março é Mulher foi aberto com Cerimônia das Velas

O retaludamento é um processo de terraplanagem que visa estabilizar a área.

Esta semana o governador Mauro Mendes (União) se encontrou com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, para solicitar a autorização das obras, consideradas de urgência.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA