CUIABÁ

Projeto de lei propõe capacitação em manobras de desengasgo nas escolas públicas de Cuiabá

Publicados

em

Oziane Rodrigues- Assessoria vereador T. Coronel Dias

O vereador Tenente-Coronel Dias (Cidadania) protocolou na Câmara Municipal de Cuiabá, nessa sexta-feira (07) um projeto de lei que propõe a criação do Programa Municipal de Incentivo à Inclusão de Cursos e Instruções sobre Manobras de Desengasgo na rede pública de ensino. A iniciativa tem como objetivo capacitar pais, responsáveis e educadores para prevenir e agir em situações de engasgo, especialmente envolvendo bebês e crianças pequenas.
O projeto prevê que os cursos e instruções sejam ministrados por profissionais qualificados em primeiros socorros, preferencialmente com experiência em pediatria e neonatologia. Além das aulas presenciais, poderão ser utilizados materiais audiovisuais para ampliar o alcance da capacitação.
Segundo o documento, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com órgãos de saúde e entidades públicas e privadas, poderá integrar o programa aos serviços de assistência materno-infantil, promover campanhas de conscientização e instalar placas informativas nas unidades escolares, com orientações básicas sobre procedimentos de desengasgo e contatos de emergência.
“O engasgo é uma das principais causas de morte acidental em crianças de até 4 anos no Brasil. Dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria apontam que muitos acidentes poderiam ser evitados com a aplicação correta das manobras de desobstrução, ressaltando a importância de treinar adultos que convivem com crianças. Por tudo isso essa é uma medida preventiva que pode salvar vidas e fortalecer a segurança no ambiente escolar”, afirmou o vereador.
O projeto agora seguirá para análise das comissões, votação e aprovação na Câmara Municipal para posterior sanção do prefeito da Capital.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Cuiabá e Estado firmam acordo para agilizar concessão de licenciamentos ambientais

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Prefeitura mantém gratuidade e reforça frota no domingo de provas no Enem

Publicados

em

Por

Além do reforço natural dos domingos, por conta da gratuidade, a Prefeitura de Cuiabá fará um redimensionamento da frota de ônibus para atender os participantes da prova do Enem. Agentes de trânsito e transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob.Segp) estarão posicionados em locais de maior concentração de público, como na Avenida Beira Rio e na região do bairro Despraiado.

Equipes também permanecerão de prontidão, monitorando o fluxo pela central de monitoramento e ajustando a frota sempre que necessário.

Segundo o diretor de trânsito da Semob.Segp, Nicolau Budib, a região com maior geração de fluxo no Enem é a da Unic, na Avenida Beira Rio, atendida pela linha C01, que também chega à UFMT. Para essa área, haverá aumento no número de veículos.

A orientação é para que os participantes do Enem redobrem a atenção ao horário, já que a prova será aplicada conforme o horário de Brasília.

“As frotas terão algumas viagens extras no período que antecede o fechamento dos portões, entre 10h e 11h30”, lembrou o diretor.

Leia Também:  Justiça concede liberdade provisória para Stopa após prisão por descarta ilegal de lixo

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA