Turismo
Outono traz ótimas opções para uma viagem inesquecível pelo Brasil
O outono 2025 no Brasil está oficialmente aberto! E que tal uma viagem no Brasil durante o período, famoso pela queda das folhas de árvores entre os dias 20 de março e 21 de junho? A Agência de Notícias do Turismo traz dicas de roteiros incríveis nas cinco regiões do país – e com custo reduzido em relação às altas temporadas.
Nesta época do ano, hospedagens e pacotes de viagem são oferecidos a preços muito mais convidativos, sendo que, para o público feminino, uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) ainda proporciona desconto de 15% em diárias a mulheres que viajam sozinhas.
Confira a seguir destinos nacionais que são a cara de uma viagem inesquecível no outono!
Alter do Chão (Pará) – No oeste do Pará, a vila balneária de Alter do Chão, pertencente ao município de Santarém, tem atraído visitantes nacionais e estrangeiros com águas cristalinas, areia branquinha e o verde da Amazônia ao redor, que rendeu ao local o apelido de “Caribe Amazônico”. Durante o outono, a localidade se transforma em um belíssimo cartão postal de floresta alagada, proporcionando passeios de barco pelas águas do Lago Verde, onde as embarcações levam os visitantes para conhecer a Floresta Encantada do Caranazal. A Floresta Nacional do Tapajós é outra atração imperdível, incluindo visitas a comunidades ribeirinhas e tribos indígenas, além de trilhas pela mata.
Chapada Diamantina (Bahia) – O outono é um ótimo período para aproveitar destinos alternativos baianos que vão além das praias, como a deslumbrante Chapada Diamantina. A época é marcada por uma menor incidência de chuvas na região, o que favorece bastante a experiência de quem pensa em fazer as famosas trilhas e caminhadas que levam a morros e cachoeiras únicos. A estação garante o sol na posição perfeita para iluminar o Poço Encantado, gruta que é um dos grandes espetáculos da Chapada, além de permitir a adequada prática de esportes de aventura, a exemplo de rapel e trekking.
Chapada dos Veadeiros (Goiás) – O outono marca o início da redução de chuvas e o começo da temporada de seca na Chapada dos Veadeiros. Quem gosta de ecoturismo vai se esbaldar por lá nesta época, pois o clima proporciona tranquilidade para fazer trilhas, caminhadas, escaladas e aproveitar os passeios com tudo o que o local tem de melhor. A partir do início da estiagem, o local se torna perfeito aos praticantes de rapel nos paredões de pedras e cachoeiras singulares da região, entre outras atividades. Não deixe de observar as flores do Cerrado, que embelezam ainda mais o cenário natural!
Pantanal (Mato Grosso) – O Pantanal mato-grossense abriga uma das faunas e floras mais impressionantes do mundo. Visitar o local no outono é garantia de altas emoções, já que a seca faz com que os animais saiam em busca dos rios para beber água, ficando mais fácil ver onças, crocodilos e muito mais bem de pertinho. Outro ponto positivo desta época do ano é que o deslocamento pelas áreas fica mais fácil, já que as estradas de terra não estão tão alagadas, como de costume. O destino é um prato cheio para quem quer observar mais a vida selvagem, além de explorar belezas incríveis que só o Pantanal tem.
Campos do Jordão (São Paulo) – Mais conhecida como a “Suíça brasileira”, Campos do Jordão é super convidativa também no outono, quando a temperatura agradável proporciona aos turistas um frio mais suportável e com pouca chuva. Os apaixonados por paisagens serranas ficarão surpresos ao ver o charmoso cenário outonal da cidade, misturando tons de vermelho, amarelo, verde e roxo das folhas secas caídas de árvores. Como Campos do Jordão é uma das cidades mais procuradas no inverno, antecipar uma visita para o outono garante lugares menos cheios e melhores preços!
Paraty (Rio de Janeiro) – A bucólica Paraty tem tudo para entrar no seu roteiro de férias durante o outono. Chove bem pouco nesta época, o que permite explorar o centrinho histórico com mais tranquilidade. O destino proporciona caminhar por ruas de paralelepípedos observando as belas construções arquitetônicas do século XVIII, o que ajuda a entender o tombamento do espaço pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A tradicional Festa do Divino começa em 19 de maio, deixando a cidade toda colorida e enfeitada. E, com a baixa incidência de chuvas, dá até para pegar uma praia!
Jalapão (Tocantins) – Ao longo do outono, o Jalapão e suas paisagens deslumbrantes, principalmente depois do mês de maio, ganha uma temperatura um pouco mais amena e uma rica vegetação toda verdinha, fazendo qualquer turista se apaixonar à primeira vista. É neste período que começa a seca na região. Portanto, dunas, praias de rio, piscinas naturais e cachoeiras ficam ainda mais bonitas de se ver durante este período do ano. Ainda assim, vá preparado! A temperatura média do Jalapão no outono fica entre os 14° e 20°, sendo que dificilmente chove.
Florianópolis (Santa Catarina) – As praias de Santa Catarina, entre elas as da capital do estado, Florianópolis, também são uma boa pedida no outono, e por vários motivos. Um exemplo: apesar de a cidade catarinense receber mais turistas ao longo do verão, esta época do ano garante vários dias de sol bem forte, o que permite ao visitante curtir um vasto litoral com o diferencial de não ter uma multidão de turistas dividindo as concorridas areias. Ainda é possível aproveitar a conhecida Lagoa da Conceição, além dos seus famosos restaurantes e bares badalados.
Foz do Iguaçu (Paraná) – As espetaculares Cataratas do Iguaçu ficam em Foz do Iguaçu e atraem milhares de brasileiros e estrangeiros durante o ano inteiro. Contudo, é no outono que o número de visitantes diminui, tornando a experiência ainda mais agradável. Os meses de março e junho compreendem o período de baixa temporada, quando o turista pode fugir das grandes filas para tudo, inclusive disputar um bom lugar perto da Garganta do Diabo. Além disso, as demais atrações da cidade podem ser aproveitadas sem a necessidade de encarar aquela superlotação de viajantes.
Gramado e Canela (Rio Grande do Sul) – As duas cidades vizinhas são destinos para uma viagem conjunta e proporcionam ótimas opções no outono. Os preços nesta época costumam ser bem mais camaradas do que no inverno, e as temperaturas estão mais amenas, perfeitas para passeios ao ar livre. O visitante tem a oportunidade de aproveitar vinhos, chalés e fondues sem gastar tanto quanto na alta temporada. O clima europeu da região continua em evidência no período, além da arquitetura inspirada no estilo alemão, com folhas secas das árvores apresentando uma cor avermelhada, um charme sem igual!
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Turismo
Projeto divulga resultado de chamada para Mapa do Turismo Responsável
O projeto Brasil, essa é a nossa praia!, desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou nesta sexta-feira (31), o resultado da chamada para iniciativas que farão parte da atualização do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável. Foram aprovadas 210 inciativas e a lista completa está disponível no site www.brasilnossapraia.ufrn.br.
“Tornar público esse resultado é uma grande conquista e ajuda a fortalecer cada vez mais o Turismo brasileiro com ações que fazem diferença na ponta”, comemorou a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do Ministério do Turismo, Carolina Fávero.
Ao todo, foram recebidas 470 inscrições, as quais foram submetidas a um processo de triagem e validação a partir dos seguintes critérios: Verificação de veracidade das informações; Avaliação da aderência de cada iniciativa às categorias predefinidas no edital; Identificação de boas práticas; Eliminação de duplicidade; e revisão textual.
A ação busca orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade por administradores públicos, a comunidade local e os próprios turistas. As iniciativas aprovadas serão inseridas no mapa até o dia 31 de novembro de 2025.
O Mapa está disponível no site mapadoturismoresponsavel.turismo.gov.br e abrange práticas relacionadas a seis grandes categorias: Turismo Sustentável, Turismo de Base Comunitária, Etnoturismo, Segurança Turística, Turismo Acessível e Diversidade e Inclusão no Turismo.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
Policial5 dias atrásCriança de 9 anos, morre ao ser atingido por linha com cerol enquanto andava de bicicleta; VEJA O VÍDEO
-
Cidades5 dias atrásProfessor é resgatado após 14 horas em torre de supermercado em Várzea Grande; VEJA O VÍDEO
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás“O momento agora é da industrialização”, diz presidente da Famato ao destacar que ZPE de Cáceres abre nova era de oportunidades em meio à reforma tributária
-
POLITICA7 dias atrás“A Assembleia ajudou a construir a estabilidade fiscal e vai ajudar a mantê-la”, afirma Max Russi sobre pressão do Judiciário em Mato Grosso para aumento dos servidores
-
Cidades2 dias atrás“Musa do crime” do Comando Vermelho morre em confronto com policiais na Penha, no Rio
-
Nacional6 dias atrásDo jeans dourado ao café com propósito: Dijon está de volta
-
Destaque5 dias atrásMenina de 10 anos morre após acidente com quadriciclo em Nova Santa Helena
-
Destaque4 dias atrásJovem morre após ser atingido por tora de madeira em fazenda de Colniza (MT)









