Esportes

Ministério do Esporte participa do lançamento de edição do Gols Pela Terra

Publicados

em

O coordenador-geral da Diretoria de Projetos do Ministério do Esporte, Márcio Arbach, participou na quarta-feira, dia 13 de agosto, do lançamento da nova edição do Gols Pela Terra, o campeonato educativo do Earth FC que une futebol, educação e sustentabilidade. Durante o evento, o gestor da pasta relatou suas experiências no setor e compartilhou visões sobre o papel do esporte na construção de um futuro mais sustentável.

O Gols pela Terra é uma das principais estratégias do Terra Futebol Clube (Terra FC) para engajar e conscientizar a sociedade brasileira na luta pela preservação ambiental, usando o futebol como motor de mobilização. Voltada especialmente para crianças e jovens de escolas e organizações sociais, a iniciativa combina esporte, educação ambiental e ação climática. Em 2025, o campeonato alcança escala nacional, convidando todas as regiões do Brasil a “entrar em campo” pelo planeta, estimulando mudanças de comportamento e práticas sustentáveis no dia a dia.

O projeto funciona como um campeonato em que escolas, ONGs e comunidades realizam atividades socioambientais inspiradas por um kit de ferramentas criado pelo Terra FC. Essas atividades podem incluir desde ações práticas, como mutirões de plantio, separação correta de resíduos e redução do uso de plástico, até dinâmicas criativas e educativas, como quizzes, jogos e desafios semanais. As instituições acumulam pontos — os “Gols pela Terra” —, e concorrem a prêmios regionais e nacionais. Além das ações locais, a campanha se conecta a grandes mobilizações, eventos esportivos e agendas globais como a COP30.

Leia Também:  Cruzeiro vence Athletico-PR por 2 a 0 e se aproxima do G4 no Brasileirão

“Mais do que uma competição, o Gols pela Terra busca gerar impacto real e mensurável nas comunidades participantes. A proposta é capacitar educadores, estimular o protagonismo juvenil e promover um senso de pertencimento coletivo à causa climática. Ao unir a paixão nacional pelo futebol com a urgência da agenda ambiental, a campanha inspira milhões de pessoas a perceber que cada pequena atitude conta — e que todos, das arquibancadas ao gramado, podem “entrar no jogo para salvar o jogo”, afirma o coordenador-geral.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:

Esportes

Ministério do Esporte apresenta programas e fortalece parcerias durante a Caravana Federativa em Foz do Iguaçu

Publicados

em

Por

O Ministério do Esporte (MEsp) participou da edição paranaense da Caravana Federativa, realizada nos dias 30 e 31 de outubro em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Organizada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), a ação reuniu mais de 50 órgãos federais com o objetivo de aproximar o governo federal de gestores estaduais e municipais.

O MEsp foi representado pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (Aspar), Ivo de Almeida, e a diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte, Carolinne Gomes. A equipe apresentou projetos e programas da pasta, além de fornecer informações sobre convênios e contratos de repasse. Foram cerca de 200 pessoas atendidas, entre prefeitos, deputados, vereadores e gestores públicos.

 “A resolutividade é a marca das caravanas. Nossa equipe divulgou ações e programas, destravou convênios e propostas e anunciou que, em breve, o ministro do Esporte irá inaugurar a primeira Arena Brasil no Paraná, no município de Prudentópolis”, afirmou Ivo de Almeida, destacando ainda a efetividade dos atendimentos realizados.

Ministra Gleisi Hoffmann. de Relações Institucionais, marca presença no estande do MEsp
Ministra Gleisi Hoffmann. de Relações Institucionais, marca presença no estande do MEsp
Leia Também:  Com recorde de atletas, Brasil disputa Mundial de Halterofilismo 2025 no Cairo

As Arenas Brasil fazem parte dos investimentos do Novo PAC e contam com campo society com iluminação em LED; Meia quadra de basquete; Pista de caminhada pavimentada; Parque infantil; Mobiliário urbano, como bancos e mesas para jogos. O projeto foi concebido com foco em acessibilidade, inclusão social e promoção de hábitos saudáveis, oferecendo atividades para todas as idades. Mais de 500 Arenas Brasil Serão construídas em todo o país. 

Cooperação

A Caravana Federativa foi aberta pela ministra Gleisi Hoffmann (SRI), que reafirmou o compromisso do governo federal com a cooperação entre União, estados e municípios. Também participaram da cerimônia o secretário de Assuntos Federativos da SRI, Júlio Pinheiro, o presidente de Itaipu Binacional, Ênio Verri, e parlamentares como Zeca Dirceu e Aliel Machado.

Nos dois dias de evento, servidores federais realizaram mais de 1.500 atendimentos a gestores de 283 municípios paranaenses. Além dos espaços de diálogo, a caravana marcou a entrega de programas e convênios em áreas como agricultura, comunicação e educação.

A Caravana Federativa é uma iniciativa da Presidência da República para fortalecer o pacto federativo, descentralizando o atendimento dos ministérios e órgãos públicos e ampliando o acesso dos municípios às políticas e programas do governo federal.

Leia Também:  Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA