POLITICA

Mato Grosso no centro do debate global: Cuiabá sedia Fórum LIDE de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico com presença de grandes nomes da política e do empresariado nacional 

Publicados

em

*SUSTENTABILIDADE*

JB News

Por Nayara Cristina

*Fórum do LIDE Mato Grosso acontece nesta quarta e quinta-feira em Cuiabá*

 

Cuiabá recebe nesta quarta e quinta-feira (27 e 28 de agosto) o Fórum de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico, promovido pelo LIDE Mato Grosso em parceria com a Assembleia Legislativa (ALMT).

O encontro, que será realizado no Espaço Reali, no Buffet Leila Malouf, reúne nomes de peso da política e da iniciativa privada, como o ex-presidente da República Michel Temer, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles e o ex-governador de São Paulo João Doria, colocando o estado no centro da agenda nacional sobre economia verde e inovação.

A abertura oficial está marcada para as 14h desta quarta-feira, com a presença do ex-presidente Michel Temer, do governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, do presidente da ALMT, deputado estadual Max Russi, do presidente do LIDE Mato Grosso, Igor Taques, da CEO Ruth Semiramys e do chairman do LIDE, Luiz Fernando Furlan. Logo após a cerimônia, o evento segue com os primeiros painéis e exposições, que contarão ainda com a participação da ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, da ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Kátia Abreu, do ex-senador Romero Jucá, além do deputado estadual Wilson Santos e do presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber.

Leia Também:  Sedec destina quase R$ 70 milhões para obras de infraestrutura rodoviária em MT

Os debates terão como foco o compromisso ambiental de governos e empresas com a descarbonização, a construção de um agro mais sustentável, a competitividade global diante das mudanças climáticas, as transições energéticas e a diplomacia do clima.

As atividades do primeiro dia serão encerradas com um jantar, às 19h. Na quinta-feira, a programação começa às 8h30 e terá como destaque a participação de Henrique Meirelles, do ex-presidente da Petrobras Jean Paul Prates e do secretário nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Aloisio Lopes Pereira de Melo. Também estão confirmados o ex-presidente do BNDES Paulo Rabello de Castro, o superintendente-geral da Fundação Amazônia Sustentável Virgílio Viana, o deputado federal por São Paulo Arnaldo Jardim e o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel. A cerimônia de encerramento acontece às 12h, seguida de almoço às 12h30.

Para o presidente do LIDE Mato Grosso, Igor Taques, o evento representa um marco ao colocar o estado em posição de destaque na agenda global sobre sustentabilidade e desenvolvimento econômico. “Nosso intuito com essa programação é promover um espaço qualificado de diálogo entre setor público e privado, com foco em soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável.

Leia Também:  Várzea  Grande implanta radares semaforicos para conrole de velocidade e monitoramento em tempo real 

É um evento que posiciona o estado no centro da agenda nacional sobre economia verde e inovação”, destacou. Toda a programação também contará com transmissão ao vivo, ampliando o alcance das discussões para além das fronteiras de Mato Grosso.

 

Veja a programação

Programação Oficial LIDE MT

COMENTE ABAIXO:

POLITICA

Marcelo Maluf lança pré-candidatura ao governo e defende experiência, habitação e atenção social em MT

Publicados

em

Por

*ELEIÇÕES 2026*

JB News

 

_ Empresário oficializa entrada na disputa pelo Palácio Paiaguás e defende pré-candidatura baseada em experiência administrativa, habitação popular, segurança pública e atenção às famílias de baixa renda_

O empresário Marcelo Maluf oficializou nesta quarta-feira (15) sua pré-candidatura ao governo de Mato Grosso nas eleições de 2026. Durante coletiva de imprensa realizada na sede do Partido Novo, em Cuiabá, Maluf afirmou que entra na disputa com o propósito de contribuir com o Estado a partir da experiência construída ao longo de quase quatro décadas na iniciativa privada.

A decisão, segundo ele, foi tomada após um período de conversas com lideranças políticas, aliados e familiares. O empresário destacou que o projeto nasce sustentado em valores como honestidade, responsabilidade e compromisso com Mato Grosso, estado onde sua família construiu história há mais de um século.

“Após todas essas conversas, decidimos pela pré-candidatura. Uma pré-candidatura baseada em honestidade, uma pré-candidatura baseada em experiência de vida, experiência administrativa principalmente”, afirmou.

Marcelo Maluf ressaltou que, após concluir o processo de sucessão dos negócios da família, se sente preparado para dedicar parte da sua trajetória à vida pública. “Nós atuamos quase 40 anos na vida privada, em várias empresas. Eu já fiz a minha transição para os meus filhos. Então decidimos a partir daí que a gente quer fazer alguma coisa por Mato Grosso. Esse estado que tanto nos deu, que acolheu a minha família há mais de 100 anos”, disse.

Leia Também:  Comissão de Saúde da ALMT será instalada nesta terça-feira

Ao apresentar as prioridades do projeto político, Maluf afirmou que pretende contribuir para que Mato Grosso avance em áreas que impactam diretamente a vida da população, como habitação, segurança pública e políticas sociais voltadas às famílias de baixa renda. Segundo ele, o Estado precisa manter o ritmo de desenvolvimento, mas ampliar o olhar para demandas sociais que ainda afetam milhares de mato-grossenses.

“O governador Mauro Mendes fez um bom governo, o Pivetta também é um governador bem-intencionado, mas eu acho que tem alguns pontos que precisam ainda ser melhorados. Por exemplo, habitação: nós temos um déficit habitacional aqui em Mato Grosso de quase 120 mil casas, principalmente populares”, pontuou.

O empresário também defendeu mais atenção à segurança pública e a construção de uma política social mais estruturada para atender a população em situação de vulnerabilidade. “A segurança pública também não está muito bem definida aqui no Estado. E a questão social também. Eu acho que o governo do Estado de Mato Grosso podia fazer um plano mais definido para essa questão social, para a classe de baixa renda”, completou.

Leia Também:  Proposta por Max Russi, ciclo de palestras debate Inclusão da Pessoa Surda em MT

Ao responder sobre o que o diferencia na disputa, Marcelo Maluf reforçou a experiência acumulada ao longo da vida empresarial e afirmou que pretende levar para a gestão pública uma visão de planejamento e escolha técnica. “São 40 anos trabalhando. Experiência administrativa eu tenho, e muito. O Estado também é uma grande empresa. Você vai colocar as pessoas no lugar certo. Sendo bem administrado, com pessoas capacitadas, Mato Grosso pode avançar ainda mais”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA