Esportes

Jogos Escolares Brasileiros 2025 começam em Uberlândia (MG)

Publicados

em

Agora é oficial: Uberlândia (MG) se tornou capital nacional do esporte escolar com a abertura dos Jogos Escolares Brasileiros Sub-14 de 2025, na noite desta terça-feira (7).  O secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro, representou o ministro do Esporte, André Fufuca, durante a cerimônia.

“Nós traçamos duas metas entre tantas outras para que se pudesse trabalhar pelo esporte no Brasil. A primeira delas foi nos aproximarmos de todas as confederações e federações que efetivamente fazem com que o esporte de qualidade, como são os JEBs, como são os JUBs [Jogos da Juventude], aconteçam na ponta. E a outra meta a que nós nos propusemos foi fazer com que saíssemos de Brasília, da comodidade dos gabinetes, e pudéssemos levar políticas públicas de qualidade e de excelência por todo o país”, disse Paulo Henrique.

Até o dia 28 de outubro, o maior evento do esporte estudantil do país reúne na cidade mineira mais de 5 mil estudantes-atletas de escolas públicas e particulares de todos os estados brasileiros.

Organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), a competição tem apoio do Governo do Brasil, por meio de patrocínio viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Leia Também:  Fluminense empata com o Cerro Porteño no Paraguai e mantém liderança do grupo A

Além dos atletas, o evento mobiliza cerca de 2 mil profissionais entre técnicos, árbitros e equipes de apoio, em uma verdadeira celebração da juventude, do esporte e da diversidade cultural do Brasil.

Locais de competição

As disputas ocorrem em diferentes pontos da cidade, aproveitando a estrutura esportiva de Uberlândia. Os principais locais são: Arena Sabiazinho (Ginásio Tancredo Neves), Parque do Sabiá, Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), Clube Sesi Gravatás, Ginásios Poliesportivos do Luizote de Freitas, Patrimônio e Presidente Roosevelt; Parque Aquático João Bittar Júnior, Itororó Park Club (antigo Clube Caça e Pesca), Parque Sul Karaíba, Praia Clube e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A entrada para todas as competições e eventos é gratuita.

Programação por blocos esportivos

As competições estão organizadas em três blocos, com início em datas diferentes:

Bloco 1 – teve início no dia 5 de outubro: badminton, futsal, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia.

Bloco 2 – a partir de 13 de outubro: atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ciclismo virtual (estreia na edição), ginástica rítmica, judô, taekwondo.

Bloco 3 – a partir de 19 de outubro: basquetebol, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling, xadrez.

Leia Também:  Red Bull Bragantino conquista mais uma vitória na Copa Sul-América

A edição 2025 traz como destaque a estreia do ciclismo virtual, ampliando o leque de modalidades e inovando no cenário esportivo escolar.

JUBs Rio Grande do Norte oficialmente aberto

A cerimônia de abertura dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs Rio Grande do Norte foi no Espaço de Eventos Oktos, em Natal, na noite desta segunda-feira (6), tendo como cenário o visual da Praia de Ponta Negra. O momento ficou para a história por ser a maior edição já realizada, com 7 mil participantes.

O evento reuniu atletas, autoridades, imprensa e convidados especiais em uma noite marcada por energia contagiante e muito orgulho. As delegações do primeiro bloco esportivo desfilaram com suas bandeiras, representando as 27 unidades federativas do país. Empoderados e com sorrisos no rosto, os atletas foram as grandes estrelas da cerimônia, levando ao palco o verdadeiro espírito do esporte universitário.

O Ministério do Esporte apoia a competição por meio de fomento direcionado a algumas federações para que elas possam organizar a participação das delegações de seus estados. O montante total é de R$ 642,2 mil.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:

Esportes

Assunção será sede dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031

Publicados

em

Por

Foto: Panam Sports/Divulgação
Foto: Panam Sports/Divulgação

A capital do Paraguai, Assunção, foi escolhida para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (10), durante a Assembleia da Panam Sports, principal entidade do esporte olímpico das Américas, realizada em Santiago, no Chile. A candidatura paraguaia superou a proposta conjunta apresentada por Rio de Janeiro e Niterói.

O ministro do Esporte, André Fufuca, que acompanhou de perto o processo de escolha da sede, comentou o resultado. “Infelizmente não deu, mas fizemos o possível. Quero parabenizar o Comitê Olímpico Brasileiro, os prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves e todos que trabalharam intensamente em busca dos Jogos. Torço agora para que Assunção realize um evento à altura do que o Rio de Janeiro faria. Tenho certeza de que estão abraçando o esporte, e aqui no Brasil continuaremos fazendo o mesmo, investindo nossos atletas, em grandes competições e grandes sonhos”, afirmou o ministro.

Desde o início da candidatura conjunta das cidades, o Ministério do Esporte apoiou a iniciativa e integrou o comitê gestor responsável pela proposta, com o objetivo de oferecer suporte institucional do Governo do Brasil e atrair mais um evento esportivo de impacto internacional para o país.

Leia Também:  Botafogo vence Estudiantes e mantém esperança na Libertadores

O Brasil, que recentemente sediou o Mundial de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro, será palco do Mundial de Marcha Atlética, em 2026, e da Copa do Mundo Feminina de Futebol da FIFA, em 2027, reforçando o protagonismo nacional na realização de grandes competições esportivas.

Histórico dos Jogos
Os Jogos Pan-Americanos são realizados desde 1951, quando Buenos Aires sediou a primeira edição. O Brasil já recebeu o evento em duas oportunidades: São Paulo, em 1963, e Rio de Janeiro, em 2007. Em 20 edições realizadas, o Paraguai nunca havia sediado o Pan. Assunção chegou a disputar a eleição para os Jogos de 2027, mas perdeu para Lima, capital do Peru, que será a anfitriã da próxima edição.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA