Saúde

Instituto promove live sobre uso medicinal da cannabis   

Publicados

em

 

Por Rafaela Máximo

Discussão será mediada pelo advogado Ussiel Tavares e reunirá nomes como o do promotor de Justiça de Mato Grosso Alexandre Guedes, do presidente da OAB Nacional em Bioética Henderson Furs, do gerente de produtos controlados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Thiago Brasil Silvério, do médico oncologista Wilson Garcia, do médico anestesiologista do Hospital de Câncer de Mato Grosso, Felipe Audi Bernardino e do advogado Marcos Marrafon.

“O uso terapêutico e legal da cannabis para pacientes oncológicos” será o tema da live promovida pelo Instituto Mario Cardi Filho em parceria com o Hospital de Câncer de Mato Grosso no dia 05 de outubro, a partir das 19h.

Para o presidente do Instituto Mario Cardi Filho, advogado Ussiel Tavares, “Esse é um assunto precisa ser discutido por toda a sociedade. E para opinarmos e nos posicionarmos é preciso entender o tema, tirar dúvidas. Para dar visibilidade ao assunto vamos promover a discussão trazendo diversos pontos de vista: o político, o do direito, o da justiça, da medicina, a bioética e da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa”, explica o presidente.

Leia Também:  Patrulhamento Rural recupera 81 cabeças de gado, dois caminhões e prende duas pessoas em flagrante

 

A regulamentação da cannabis medicinal é um tema controverso. No Senado Federal projetos de leis tramitam enquanto pacientes tentam vencer além da doença, o preconceito, as ações judiciais e o alto custo para a importação das substâncias.

 

Entre os prós se sabe que essas substâncias, genericamente chamadas de canabinoides, as mais utilizadas são o CBS e o THC, são medicamentos não capazes de curar doenças propriamente ditas, mas sim de minimizar ou até eliminar certos sintomas e, dessa forma, melhorar a qualidade de vida do paciente.

 

Por outro lado, os críticos se dividem entre os que afirmam que os estudos sobre a segurança não são conclusivos e os que acreditam que a disseminação dos remédios seria apenas o primeiro passo para a legalização da maconha no país.

 

“Será uma boa discussão, convidamos a todos os interessados a participar e tirar suas dúvidas”, pontua Ussiel Tavares.

 

A live será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Mário Cardi Filho, dia 05 de outubro, a partir das 19h.

COMENTE ABAIXO:

Saúde

Cardiologistas de todo o Brasil se reúnem em XXI Congresso de Cardiologia em Cuiabá

Publicados

em

Por

Por Roberta Cassia

 

Entre os dias 21 e 23  de outubro, Cuiabá  será sede do XXI  Congresso de Cardiologia de Mato Grosso que vai reunir cardiologistas de todo o Brasil, estudantes e profissionais da saúde  para participarem de palestras, painéis e mesas redondas com temas variados e discussões atuais de métodos diagnósticos, medicamentos, novos equipamentos e tratamentos atuais na área de cardiologia e doenças associadas.

 

No dia 21 após a abertura, haverá a ‘Mesa Redonda:  Hipertensão Arterial’,  e  em seguida outra com o tema “Prevenção Primária de DAC”. Fechando a manhã haverá o “Simpósio Servier: Nova abordagem no controle da hipertensão”.

 

No período da tarde,   os  temas das mesas redondas serão ‘O estado da arte dos métodos complementares no diagnóstico da doença coronariana’ e ‘Técnicas intervencionistas na prevenção cardiovascular”. Haverá ainda o “Simpósio Abbot: As novas tecnologias em dispositivos implantaveis. Dos beneficios a redução de custos no ecossistema de saúde” e a “Assembleia Geral extraordinária da SBC-MT”.

 

No dia 22, haverá outras mesas redondas com os temas ‘Cardiologia da Mulher’ ,   ‘Dislipidemias’, ‘Insuficiência Cardíaca’ e ‘Arritmias Cardíacas, além dos simpósios “Novo Nordisk: Quais as evidências atuais para o uso dos AR GLP-1 na DCV?”, “AstraZeneca: Tratamento da ICFEr, o que há de novo?” e “Simpósio Lilly: Empaglifozina na Insuficiência Cardíaca”.

Leia Também:  Patrulhamento Rural recupera 81 cabeças de gado, dois caminhões e prende duas pessoas em flagrante

 

No sábado, dia 23, o congresso traz a mesa redonda “Cardio Oncologia”  e  “Miscelânias”  além do “Simpósio Biotronik: Avanços tecnológicos e estimulação cardíaca fisiológica”.

 

“Teremos a participação de grandes nomes da cardiologia por teleconferência e presencialmente também. São temas atuais e ainda trazem discussões sobre as tecnologias recentes mais utilizadas nos tratamentos de doenças cardíacas nos grandes centros”, afirma o presidente do Congresso o cardiologista Marcos Tenuta.

 

O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso (SBC-MT).

 

 

SERVÇO

 

O QUE? XXI Congresso de Cardiologia

 

QUANDO? Dias 21,22 e 23 de outubro a partir das 7h30

 

ONDE? Centro de Eventos Senai Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA