Política Estadual
Edna Sampaio assume vaga e ALMT mantém representatividade feminina
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso empossou nesta quarta-feira (13), em sessão plenária, a suplente de deputada estadual Edna Sampaio (PT), na vaga do deputado Valdir Barranco (PT), que se licenciou das atividades parlamentares.
Edna Sampaio foi conduzida ao plenário durante a sessão presidida pelo deputado Júlio Campos (União), leu o termo de posse e destacou o compromisso de lutar pelos direitos das mulheres e das minorias.
“Chego de cabeça erguida, como uma boa cuiabana que sou, como uma mulher negra que vive nesta terra já há muitas gerações. Chego para fazer uma reflexão importante nesse momento em que dados sobre o feminicídio são alarmantes e que colocam o estado de Mato Grosso a frente dos outros estados”, disse Edna Sampaio.
“Se por dois anos consecutivos Mato Grosso apresenta os maiores índices de assassinato de mulheres pelo fato delas serem mulheres, é porque nós fracassamos. Fracassamos enquanto sociedade, poder instituído e políticas públicas. O fracasso é um fracasso coletivo, então a gente precisa identificar onde nós precisamos melhorar para, de fato, preservar a vida de metade da população que é composta por mulheres”, afirmou a parlamentar.
Em discurso, Edna Sampaio destacou ainda que “a principal pauta para o nosso mandato vai ser a defesa das mulheres. Nós vamos apresentar a partir disso alguns projetos, como projetos de igualdade tributária e uma CPI para investigar a violência contra as mulheres aqui no estado, porque queremos entender que a violência contra a mulher não é um fato isolado e nem é algo que está separado das outras pautas”, argumentou.
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Escalado para dar as boas-vindas à nova deputada no Parlamento, o deputado Lúdio Cabral (PT), destacou as qualidades da primeira suplente do partido, professora e ativista Edna Sampaio, que teve 16.488 votos. “Sua presença no Parlamento preenche uma lacuna de representatividade. Somos 24, apenas uma deputada mulher titular. Em 190 anos tivemos apenas 11 mulheres deputadas titulares. Essa é uma lacuna que exige reflexão, preenchimento. Sua presença vem preencher essa lacuna”, destacou o deputado.
Suplência – Eleita primeira suplente da sigla, Edna Sampaio exercerá o mandato por 60 dias. No primeiro mês, assume a vaga deixada temporariamente por Valdir Barranco e, em setembro, ocupará o lugar do deputado Lúdio Cabral.
Fonte: ALMT – MT
Política Estadual
Wilson Santos licencia e Professor Sivirino assume vaga na ALMT
O vice-prefeito de Barra do Garças, com dois mandatos consecutivos, Sivirino Souza dos Santos, conhecido como Professor Sivirino, assumiu, nesta terça-feira (15), a vaga do deputado estadual Wilson Santos, ambos do PSD, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Antes da posse, o suplente foi recepcionado no gabinete juntamente com a sua família – pelo parlamentar licenciado.
“Hoje, passo o mandato a ele, para que possa trazer as demandas e ouvir os pedidos dessa gente ordeira e trabalhadora que faz da região de Barra do Garças um exemplo ão só para Mato Grosso, mas para todo o país”, destacou o deputado licenciado.
Antes de ingressar na vida política, Sivirino atuou como professor de educação física nas redes públicas municipal e estadual. Entre suas principais bandeiras está o trabalho social, com foco na juventude. “Sou muito grato ao Wilson Santos pela humildade de ceder esse espaço. Quando recebi essa notícia, foi algo mágico. Passa um filme na nossa cabeça e acende a esperança em pessoas como nós, que viemos de baixo e conseguimos chegar até aqui. Estar na Assembleia Legislativa é defender aquilo em que acreditamos e, com certeza, não pretendo decepcionar nesse período. Deixo também meu abraço a Barra do Garças e a todo o Vale do Araguaia”, afirmou o parlamentar empossado.
Sivirino Santos permanecerá no cargo por 30 dias. Ele é casado com a vereadora professora Maria Silvânia (MDB).
Fonte: ALMT – MT
-
Policial5 dias atrásPolícia conclui investigação contra quadrilha que investiu R$ 3,5 milhões em mega-assalto frustrado em Confresa; cerco terminou com 18 mortos
-
Policial5 dias atrásAdolescente de 16 anos é atraído por falsa ligação da namorada, sequestrado em VG, espancado e jogado em praça de Cuiabá em estado grave e encontrado pela família cinco dias depois no Pronto Socorro
-
Policial5 dias atrásMotorista de carreta com 50 toneladas de soja diz não saber se moto estava parada ou em movimento em acidente que matou casal na BR-163, Vítimas são identificadas
-
Cidades5 dias atrásIdosos de 75 e 66 anos são presos em flagrante após assassinato brutal de jovem de 20 anos e tentativa de ocultação do corpo em Tapurah
-
Policial6 dias atrás“Estava doidão”, diz ex-companheiro que matou jovem estrangulada com toalha após consumo de cocaína, MDMA e álcool em Sinop, VEJA O VÍDEO
-
Estadual4 dias atrásOperação Pentágono desarticula atuação interestadual e responsabiliza envolvidos no ataque em Confresa
-
Cidades6 dias atrásImagens de circuito interno expõem último homem visto com jovem antes de morte por estrangulamento em Sinop
-
CUIABÁ4 dias atrásHomem é encontrado morto em motel de Cuiabá com sangramento na cabeça; polícia apura circunstâncias








