Estadual

CRO-MT: Chapa 1 traz propostas que visam apoio à carreira, valorização e expansão pelo estado

Publicados

em

A Chapa 1: CRO-MT No Caminho Certo, liderada pela drª Wânia Dantas, está percorrendo consultórios, visitando profissionais e já programando uma série de visitas a várias cidades de Mato Grosso para apresentar as propostas de trabalho para a nova gestão do Conselho.

“Nossa Chapa quer ampliar e fortalecer ainda mais a defesa da odontologia, mas acima de tudo, proporcionar apoio financeiro e de capacitação para os profissionais que estão chegando ao mercado, bem como àqueles que já estão atuando. Queremos um CRO ainda mais representativo, amplo e renovado”, defendeu a candidata.

São oito eixos de atuação: Apoio ao Início da Carreira: avançar com segurança, Valorização da Profissão: seguir no caminho certo, CRO-MT Mais Próximo: trabalho com transparência e presença, Capacitação: formação para avançar, Saúde e Segurança do Dentista: cuidar de quem cuida, Gestão e Empreendedorismo: fortalecer o caminho profissional, Comissões Técnicas: trabalho com responsabilidade e Parcerias Estratégicas: somar forças para avançar.

Entras as novidades estão linhas de crédito para jovens dentistas, o incentivo à presença de dentistas nos Conselhos Municipais de Saúde, adoção de novas tecnologias que facilitem o acesso dos profissionais aos serviços prestados pelo Conselho, ações de cuidado com a saúde mental dos profissionais, ampliar a oferta de cursos de capacitação e melhorar a estrutura das delegacias regionais no interior do estado.

“Nosso slogan traduz exatamente o resultado de um trabalho que vem sendo feito. O CRO-MT está no caminho certo, colhendo resultados inéditos e ainda assim, conseguimos avançar para novas e necessárias conquistas”, destacou.

Leia Também:  Seduc abre inscrições para a VI Mostra Científica STEAM 2025 com foco em inovação e sustentabilidade

CONHEÇA EM DETALHE CADA EIXO E CADA PROPOSTA:

Apoio ao Início da Carreira: avançar com segurança

– Facilitar linhas de crédito para jovens dentistas que desejam abrir seus primeiros consultórios ou investir em equipamentos.
– Implantar programas de mentoria profissional, conectando dentistas experientes a recém-formados para troca de conhecimento e suporte no início da trajetória.

Valorização da Profissão: seguir no caminho certo

– Fortalecer a mobilização da classe junto à Frente Parlamentar da Odontologia, garantindo mais representatividade e conquistas para os dentistas.
– Promover campanhas de conscientização social, ampliando a visibilidade da Odontologia com ações de saúde bucal em escolas e comunidades.
– Incentivar e apoiar a presença de dentistas nos Conselhos Municipais de Saúde, reforçando a importância da Odontologia nas políticas públicas.

CRO-MT Mais Próximo: trabalho com transparência e presença

– Implantar novas sedes regionais, como em Rondonópolis e Barra do Garças, para descentralizar os serviços e facilitar o acesso dos profissionais.
– Viabilizar um terreno para a sede da delegacia regional em Tangará da Serra, fortalecendo a estrutura local.
– Disponibilizar ferramentas digitais (app ou plataforma) para facilitar o acesso a documentos, cursos e informações do Conselho.

Capacitação: formação para avançar

– Expandir a oferta de cursos presenciais e online com certificação, garantindo atualização constante para os dentistas.
– Criar uma Comissão de Educação Permanente para receber e organizar demandas de capacitação solicitadas pelos municípios, agilizando o encaminhamento e execução.
– Instituir a Escola Superior da Odontologia, um espaço de excelência voltado para formação, atualização e desenvolvimento profissional.
– Em parceria com universidades, premiar os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que tragam contribuições relevantes para a Odontologia.

Leia Também:  CGE entrega Selo de Ouvidoria e Transparência a 25 órgãos do Poder Executivo nesta quarta-feira (2)

Saúde e Segurança do Dentista: cuidar de quem cuida

– Desenvolver um programa de apoio à saúde mental do dentista, com canais de escuta, orientação psicológica e prevenção do estresse ocupacional.
– Ampliar orientações e treinamentos sobre condições de trabalho, riscos ocupacionais e segurança nos consultórios.
– Criar um programa de empréstimo de instrumentais odontológicos doados por colegas, tornando a formação acadêmica mais acessível.
Gestão e Empreendedorismo: fortalecer o caminho profissional
– Promover workshops e ações voltadas à gestão de consultórios e clínicas, ajudando o dentista a empreender com segurança.
– Apoiar o projeto de isenção de alvarás municipais para cirurgiões-dentistas, reduzindo custos e simplificando a atuação profissional.

Comissões Técnicas: trabalho com responsabilidade

– Criar a Comissão de Biossegurança para oferecer suporte técnico e orientações sobre normas da Vigilância Sanitária, protocolos de segurança em faculdades e clínicas, além de simplificar trâmites burocráticos.

Parcerias Estratégicas: somar forças para avançar

– Firmar convênios com fornecedores e empresas para oferecer benefícios em materiais odontológicos, softwares e equipamentos.

Fonte: Eleições CRO-MT

COMENTE ABAIXO:

TCE MT

TCE-MT determina que Nova Ubiratã suspenda retirada de servidores de Boa Esperança do Norte

Publicados

em

Por

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Conselheiro Campos Neto, relator de Boa Esperança do Norte, Nova Ubiratã e Sorriso. Clique aqui para ampliar

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou que a Prefeitura de Nova Ubiratã suspenda imediatamente qualquer ato administrativo que eventualmente tenha expedido com o objetivo de retirar de Boa Esperança do Norte os servidores públicos efetivos que atualmente prestam serviços ao recém-criado município. Na tutela provisória de urgência, publicada no Diário Oficial de Contas desta sexta-feira (31), o conselheiro-relator, Campos Neto, também formalizou a proposta de instauração de mesa técnica para solução conjunta que garanta os direitos dos servidores.

A medida cautelar foi solicitada em representação de natureza externa, instaurada a partir de ofício encaminhado ao TCE-MT pelo deputado estadual Valdir Barranco, conforme deliberação em Plenário na sessão extraordinária desta quinta-feira (30). Na ocasião, o conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, destacou a gravidade e a urgência da situação. 

“Essa é uma questão seríssima e de máxima urgência. O prefeito de Nova Ubiratã, totalmente desamparado de qualquer norma, quer retirar os servidores que estão em Boa Esperança e teria concedido um prazo de cinco dias para que todo mundo retorne para Nova Ubiratã. Essas pessoas já atuavam em Boa Esperança, porque era um distrito, e ele quer que voltem, deixando o novo município sem escola, saúde e segurança”, asseverou Sérgio Ricardo. 

Leia Também:  Primeira-dama de MT participa do Mutirão da Cidadania e Mutirão SER Família em Araguaiana e Pontal do Araguaia nesta terça (15)
Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo. Clique aqui para ampliar

O presidente destacou que qualquer alteração no vínculo ou na lotação desses profissionais deve ser conduzida de forma articulada entre Boa Esperança do Norte e os dois municípios que lhe deram origem, sendo eles Nova Ubiratã e Sorriso. Sérgio Ricardo também recomentou a abertura de prazo para que cada servidor cedido possa escolher entre permanecer vinculado ao município de origem ou solicitar a transferência definitiva para o quadro do novo município. 

Na decisão, o relator apontou que, com a recente efetivação da emancipação de Boa Esperança do Norte, reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), é certo que o município ainda não conta com quadro de pessoal necessário para executar os serviços públicos de sua titularidade, dependendo dos agentes públicos vinculados aos municípios que lhe deram origem.

“Não se pode duvidar, portanto, que essa situação deve permanecer inalterada, exigindo-se a promoção dos atos administrativos necessários entre os municípios envolvidos, como as cessões formais dos servidores, com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços públicos até que o novo município tenha condições de estruturar seu quadro próprio de pessoal e executar, por si só, as atividades de interesse público a seu cargo”, sustentou Campos Neto. 

Leia Também:  Expedição SER Família Mulher leva capacitação para o combate à violência doméstica a Tangará da Serra

Sobre a proposta de mesa técnica, o conselheiro pontuou que a ferramenta tem, entre seus objetivos, a realização de um controle externo mais simples, menos solene, mais célere, mais versátil e mais próximo das preocupações cotidianas dos gestores públicos, auxiliando-os na identificação de soluções mais eficientes e seguras pelo cidadão.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA