Destaque

“Construção é de alta qualidade e vai ser feita em tempo recorde”, afirma governador

Publicados

em

Mauro Mendes vistoriou obras de ampliação na Penitenciária Central do Estado

Lucas Rodrigues

com informações Secom-MT

Governador visita PCE – Foto por: Michel Alvim – SECOM/MT

O governador Mauro Mendes vistoriou as obras de ampliação de 432 novas vagas na Penitenciária Central do Estado (PCE) em Cuiabá, e garantiu a conclusão da obra “em tempo recorde”.

A vistoria ocorreu na manhã desta segunda-feira (14.09), junto do secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e do secretário adjunto de Administração Penitenciária.

O raio 6 está sendo construído por um sistema de estruturas pré-moldadas, cujo investimento é de R$ 9,787 milhões. A previsão é que a obra seja concluída até dezembro.

“Iniciamos esta obra para construir aqui mais 432 vagas no Sistema Penitenciária. Esse ano já inauguramos a Penitenciária de Várzea Grande, com 1008 vagas. Estamos terminando a ampliação em Peixoto de Azevedo e também temos ampliação em Sinop, Rondonópolis e Água Boa, entre outras. Com isso, nós chegaremos a quase 4 mil vagas novas no Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso. Hoje temos pouco mais de 6 mil. Então nesses dois anos nós iremos praticamente dobrar o número de vagas”, afirmou o governador.

Leia Também:  Caminhoneiro sofre acidente após furar um bloqueio no município de Tangará da Serra

Mauro Mendes explicou que a obra será realizada de forma célere por se tratar de celas pré-moldadas. Estas estruturas possuem alta qualidade e são compostas de concreto resistente. A ampliação também contará com sistema de segurança e monitoramento, que vai garantir também a segurança dos servidores.

Com a ampliação, o presídio deve aumentar a capacidade para 1400 vagas e reduzir a superlotação. Atualmente, há 2300 recuperandos cumprindo pena na unidade.

Além da ampliação, a PCE também contará com um raio de segurança máxima, com capacidade para 50 presos de alta periculosidade.

”Vamos jogar duro e jogar pesado para melhorar a segurança ao cidadão mato-grossense. Ao final, o que queremos com o programa Tolerância Zero é dar a punição a quem descumpre a legislação e tratar essas pessoas de uma forma que elas possam se recuperar e voltarem a ser cidadãos com vidas normais”, ressaltou.

A obra.

A construção do raio 6 é um dos itens do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no dia 13 de maio com o Ministério Público Estadual e com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso para reforma integral do Sistema Penitenciário.

Leia Também:  MPE denuncia ex-reitor por morte de gata e pede indenização de R$ 300 mil

A prioridade é a construção de quatro novos raios com 430 vagas na Penitenciária Central do Estado (PCE), Penitenciária da Mata Grande (Rondonópolis), Penitenciária de Ferrugem (Sinop) e a Penitenciária de Água Boa, totalizando 1.720 novas vagas.

Além disso, o Estado deve criar três unidades para cumprimento de pena no regime semiaberto a ser definidas entre as cidades de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Água Boa, Cáceres ou Barra do Garças, cada uma com capacidade para 400 reeducandos.

Os recursos para colocar o documento em prática são do Tesouro Estadual e o dinheiro reavido pelos acordos de leniência. O Ministério Público e o Poder Judiciário se comprometeram em priorizar recursos provenientes de delações premiadas, TAC’s, multas e prestações pecuniárias, confisco ou alienação de bens considerados perdidos, para a conta específica que o Governo de Mato Grosso deve criar para este fim específico.

O TAC ainda autorizou para fins de agilidade ao processo, a contratação por dispensa de licitação, contratação integrada de empresa especializada para elaboração dos projetos básico, executivo, arquitetônico, estrutural, elétrico e hidrossanitário, de construção/instalação das obras.

COMENTE ABAIXO:

Destaque

Seminário em Cuiabá capacita gestores e contabilistas para a elaboração de orçamentos públicos

Publicados

em

Por

JB News

Cuiabá sedia nos dias 13 e 14 de maio o 2º Seminário de Contabilidade Pública – Orçamento Público: do planejamento à entrega de resultados, evento promovido pela Associação Mato-grossense de Contadores Públicos em parceria com a ATAME, assessoria especializada em ações de formação e capacitação no setor público.

O Presidente da AMCP, Luiz Mário de Barros, destaca a importância da elaboração correta do orçamento público, alicerce estratégico de qualquer gestão. “É por meio do orçamento que as diretrizes de governo se convertem em políticas públicas efetivas e o desenvolvimento local ganha materialidade. Contudo, a complexidade da execução orçamentária e a rigorosa pressão pela conformidade legal tornaram o ciclo PPA, LDO e LOA um desafio constante para contadores, planejadores e parlamentares. Lacunas no planejamento costumam resultar em baixa eficiência na aplicação de recursos, apontamentos pelos órgãos de controle e, primordialmente, na perda de oportunidades para a sociedade”.

O auditor do TCE-MT Francisney Liberato, palestrante e coordenador pedagógico do seminário, ressalta a importância desta capacitação focada na elaboração dos orçamentos públicos, que objetiva contribuir para que os gestores, auditores e contabilistas superem uma barreira fundamental: a distância entre o que se planeja e o que se entrega.

Leia Também:  Lobista  de MT é preso em operação da PF por esquema de compra de sentença 

“Este seminário foi criado para fechar essa lacuna. Essa é a maior dor de quem trabalha com orçamento público pois um Plano Plurianual que não dialoga com a Lei de Diretrizes e a Lei Orçamentária Anual, está fora da realidade, contraria as recomendações e normas do Tribunal de Contas, e quem paga a conta é a população pois não terá os serviços e políticas públicas previstos no orçamento”, afirma o auditor.

Em dois dias de imersão, contadores, secretários de finanças, gestores municipais e auditores vão aprender, na prática, como estruturar um ciclo orçamentário sólido — com segurança jurídica e até inteligência artificial aplicada ao gasto público.

O seminário terá a presença de palestrantes do mais alto nível: Conselheiros do TCE-MT, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas e um Juiz do TJ-MT. E no segundo dia, três oficinas práticas intensivas — com vagas limitadas.

Entre os palestrantes estão o conselheiro do TCE-MT Antonio Joaquim; o conselheiro Waldir Júlio Teis, mediador de um dos painéis de debate; o auditor do TCE e professor Francisney Liberato; o Procurador-geral do Ministério Público de Contas, William Brito; o Contador Geral de Cuiabá, Eder Galiciani; a diretora técnica de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Cuiabá, Silvina Maria dos Anjos; o Secretário Adjunto do Orçamento Estadual da Sefaz-MT, Ricardo Capistrano; o juiz do TJ-MT, Vinícius Paiva Galhardo e o Gestor Governamental do Estado de Mato Grosso, Cícero Rodrigues Garcia.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA