Esportes

China e Rússia realizam reunião bilateral com MEsp para fortalecer intercâmbio esportivo

Publicados

em

Após o encontro entre os ministros do Esporte dos países integrantes do BRICS, representantes da China e da Rússia participaram, na tarde desta sexta-feira (4), de uma reunião bilateral com o Ministério do Esporte do Brasil. O objetivo do encontro foi fortalecer o intercâmbio esportivo entre as nações e discutir possíveis parcerias e cooperações.

Durante a reunião, o ministro André Fufuca demonstrou interesse em aprofundar as relações esportivas com a China. “Hoje temos parceria com a China em várias áreas, como cultura e educação, e temos interesse em ampliar também no esporte. Queremos entender como podemos expandir essa cooperação”, afirmou Fufuca.

Foto: Willian Meira/MEsp
Foto: Willian Meira/MEsp

O ministro destacou ainda o projeto brasileiro para a criação de uma universidade do esporte, inicialmente seria voltada para o futebol, com cursos para preparadores físicos, técnicos e árbitros. “O presidente Lula pediu para ampliarmos essa iniciativa, estamos trabalhando para isso, inclusive estudando referências internacionais. A China pode ser esse modelo, principalmente pela similaridade de população e extensão territorial com o Brasil”, completou.

O ministro do Esporte da China, MR. Gao, Zhidan, sinalizou positivamente para o compartilhamento de experiências, e indicou que as universidades do país entrarão em contato com as autoridades brasileiras para detalhar os programas de formação e apoio ao esporte. O país possui mais de 20 universidades voltadas para o esporte. A primeira, de acordo com o ministro chinês, foi fundada em 1952.

Leia Também:  Ministério do Esporte anuncia investimentos em infraestrutura esportiva no Maranhão

Ele destacou também a estrutura esportiva e os programas de apoio financeiro, que incluem bolsas para crianças em idade escolar, atletas de alto rendimento e profissionais no período pós-carreira, com benefícios que podem variar conforme a modalidade esportiva e o desempenho no caso de atletas medalhistas.

Com a delegação russa, o secretário-executivo do MEsp, Diego Galdino, discutiu a possibilidade de um acordo de cooperação entre as duas nações na modalidade de e-sports.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:

Esportes

Ministério do Esporte apresenta programas e fortalece parcerias durante a Caravana Federativa em Foz do Iguaçu

Publicados

em

Por

O Ministério do Esporte (MEsp) participou da edição paranaense da Caravana Federativa, realizada nos dias 30 e 31 de outubro em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Organizada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), a ação reuniu mais de 50 órgãos federais com o objetivo de aproximar o governo federal de gestores estaduais e municipais.

O MEsp foi representado pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (Aspar), Ivo de Almeida, e a diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte, Carolinne Gomes. A equipe apresentou projetos e programas da pasta, além de fornecer informações sobre convênios e contratos de repasse. Foram cerca de 200 pessoas atendidas, entre prefeitos, deputados, vereadores e gestores públicos.

 “A resolutividade é a marca das caravanas. Nossa equipe divulgou ações e programas, destravou convênios e propostas e anunciou que, em breve, o ministro do Esporte irá inaugurar a primeira Arena Brasil no Paraná, no município de Prudentópolis”, afirmou Ivo de Almeida, destacando ainda a efetividade dos atendimentos realizados.

Ministra Gleisi Hoffmann. de Relações Institucionais, marca presença no estande do MEsp
Ministra Gleisi Hoffmann. de Relações Institucionais, marca presença no estande do MEsp
Leia Também:  Dorival Jr. analisa confronto contra a Colômbia e projeta evolução da Seleção nas Eliminatórias

As Arenas Brasil fazem parte dos investimentos do Novo PAC e contam com campo society com iluminação em LED; Meia quadra de basquete; Pista de caminhada pavimentada; Parque infantil; Mobiliário urbano, como bancos e mesas para jogos. O projeto foi concebido com foco em acessibilidade, inclusão social e promoção de hábitos saudáveis, oferecendo atividades para todas as idades. Mais de 500 Arenas Brasil Serão construídas em todo o país. 

Cooperação

A Caravana Federativa foi aberta pela ministra Gleisi Hoffmann (SRI), que reafirmou o compromisso do governo federal com a cooperação entre União, estados e municípios. Também participaram da cerimônia o secretário de Assuntos Federativos da SRI, Júlio Pinheiro, o presidente de Itaipu Binacional, Ênio Verri, e parlamentares como Zeca Dirceu e Aliel Machado.

Nos dois dias de evento, servidores federais realizaram mais de 1.500 atendimentos a gestores de 283 municípios paranaenses. Além dos espaços de diálogo, a caravana marcou a entrega de programas e convênios em áreas como agricultura, comunicação e educação.

A Caravana Federativa é uma iniciativa da Presidência da República para fortalecer o pacto federativo, descentralizando o atendimento dos ministérios e órgãos públicos e ampliando o acesso dos municípios às políticas e programas do governo federal.

Leia Também:  Brasil vence o Japão por 1 a 0 no Estádio Nacional de Tóquio

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA