Estadual
CGE publica plano que norteia qualificação profissional de servidores do órgão e das unidades setoriais
Com o intuito de fortalecer o aperfeiçoamento técnico, a atualização profissional, o desenvolvimento de lideranças e atingir os objetivos institucionais, a Controladoria Geral do Estado publicou o Plano de Capacitação Anual 2024. Ele é um documento que norteia as ações de formação, desenvolvimento e treinamento de todos os servidores da instituição e das setoriais de todo Executivo ligadas ao órgão de controle estadual.
O PCA 2024 é o documento que contém informações sobre as oportunidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional dos servidores voltadas à melhoria da qualidade das atividades desempenhadas, considerando as características e necessidades de cada área.
O plano é voltado aos auditores do Estado, servidores da área sistêmica da CGE, das unidades de controle interno, correição e ouvidoria de todos os órgãos e entidades e demais servidores do Executivo. Ele também visa assegurar a política de desenvolvimento profissional dos auditores que requer capacitações técnicas avançadas e atualizações constantes em normas, metodologias e inovações tecnológicas.
O documento foi desenvolvido de acordo com as áreas de desenvolvimento consideradas essenciais para atender às necessidades estratégicas e operacionais da instituição. A definição dos temas está alinhada com os objetivos institucionais e garante que os recursos sejam investidos de maneira eficiente no desenvolvimento profissional, na internalização da cultura de integridade e no aumento da eficiência dos órgãos e entidades.
![]()
Todas as capacitações elencadas no PCA 2024 foram projetadas para aprimorar as habilidades e o conhecimento dos servidores, visando melhorar seu desempenho profissional e pessoal, tendo em vista que a qualificação é fundamental para o crescimento e a adaptação contínua, principalmente em um ambiente de trabalho que está em constante evolução devido a novas tecnologias e práticas de mercado.
De acordo com o secretário controlador-geral, Paulo Farias, essas temáticas foram elencadas conforme o Planejamento Estratégico e os Planos Operacionais Anuais. “Nosso plano de capacitação está alinhado estrategicamente para apoiar o atingimento dos objetivos institucionais, assegurando que cada tema prioritário ou ação de capacitação contribua diretamente para o alcance dos resultados desejados. Nossa meta é preparar os servidores para lidar com os desafios futuros, garantindo resiliência e adaptabilidade em um ambiente em constante mudança”, destacou.
Cursos
Constam no PCA cursos de análises de dados, auditoria governamental, avaliação de políticas públicas, comunicação, contratações públicas, controle social e transferência, ética e integridade, gestão de projetos e processos, gestão de riscos, inteligência artificial, liderança e gestão, obras e serviços de engenharia, previdência social, resolução de conflito, responsabilização de agentes públicos, tecnologia da informação, etc.
Confira o PCA 2024 na íntegra AQUI.
Fonte: Governo MT – MT
TCE MT
TCE-MT determina que Nova Ubiratã suspenda retirada de servidores de Boa Esperança do Norte
| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| Conselheiro Campos Neto, relator de Boa Esperança do Norte, Nova Ubiratã e Sorriso. Clique aqui para ampliar |
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou que a Prefeitura de Nova Ubiratã suspenda imediatamente qualquer ato administrativo que eventualmente tenha expedido com o objetivo de retirar de Boa Esperança do Norte os servidores públicos efetivos que atualmente prestam serviços ao recém-criado município. Na tutela provisória de urgência, publicada no Diário Oficial de Contas desta sexta-feira (31), o conselheiro-relator, Campos Neto, também formalizou a proposta de instauração de mesa técnica para solução conjunta que garanta os direitos dos servidores.
A medida cautelar foi solicitada em representação de natureza externa, instaurada a partir de ofício encaminhado ao TCE-MT pelo deputado estadual Valdir Barranco, conforme deliberação em Plenário na sessão extraordinária desta quinta-feira (30). Na ocasião, o conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, destacou a gravidade e a urgência da situação.
“Essa é uma questão seríssima e de máxima urgência. O prefeito de Nova Ubiratã, totalmente desamparado de qualquer norma, quer retirar os servidores que estão em Boa Esperança e teria concedido um prazo de cinco dias para que todo mundo retorne para Nova Ubiratã. Essas pessoas já atuavam em Boa Esperança, porque era um distrito, e ele quer que voltem, deixando o novo município sem escola, saúde e segurança”, asseverou Sérgio Ricardo.
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| Presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo. Clique aqui para ampliar |
O presidente destacou que qualquer alteração no vínculo ou na lotação desses profissionais deve ser conduzida de forma articulada entre Boa Esperança do Norte e os dois municípios que lhe deram origem, sendo eles Nova Ubiratã e Sorriso. Sérgio Ricardo também recomentou a abertura de prazo para que cada servidor cedido possa escolher entre permanecer vinculado ao município de origem ou solicitar a transferência definitiva para o quadro do novo município.
Na decisão, o relator apontou que, com a recente efetivação da emancipação de Boa Esperança do Norte, reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), é certo que o município ainda não conta com quadro de pessoal necessário para executar os serviços públicos de sua titularidade, dependendo dos agentes públicos vinculados aos municípios que lhe deram origem.
“Não se pode duvidar, portanto, que essa situação deve permanecer inalterada, exigindo-se a promoção dos atos administrativos necessários entre os municípios envolvidos, como as cessões formais dos servidores, com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços públicos até que o novo município tenha condições de estruturar seu quadro próprio de pessoal e executar, por si só, as atividades de interesse público a seu cargo”, sustentou Campos Neto.
Sobre a proposta de mesa técnica, o conselheiro pontuou que a ferramenta tem, entre seus objetivos, a realização de um controle externo mais simples, menos solene, mais célere, mais versátil e mais próximo das preocupações cotidianas dos gestores públicos, auxiliando-os na identificação de soluções mais eficientes e seguras pelo cidadão.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561
Fonte: TCE MT – MT
-
Policial5 dias atrásCriança de 9 anos, morre ao ser atingido por linha com cerol enquanto andava de bicicleta; VEJA O VÍDEO
-
Cidades5 dias atrásProfessor é resgatado após 14 horas em torre de supermercado em Várzea Grande; VEJA O VÍDEO
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás“O momento agora é da industrialização”, diz presidente da Famato ao destacar que ZPE de Cáceres abre nova era de oportunidades em meio à reforma tributária
-
POLITICA7 dias atrás“A Assembleia ajudou a construir a estabilidade fiscal e vai ajudar a mantê-la”, afirma Max Russi sobre pressão do Judiciário em Mato Grosso para aumento dos servidores
-
Cidades2 dias atrás“Musa do crime” do Comando Vermelho morre em confronto com policiais na Penha, no Rio
-
Nacional6 dias atrásDo jeans dourado ao café com propósito: Dijon está de volta
-
Destaque5 dias atrásMenina de 10 anos morre após acidente com quadriciclo em Nova Santa Helena
-
Destaque4 dias atrásJovem morre após ser atingido por tora de madeira em fazenda de Colniza (MT)











