Tecnologia

Brasil e Indonésia assinam acordo para desenvolver novas tecnologias e combater o desmatamento

Publicados

em

Em missão oficial na Ásia, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, firmou, nesta quinta-feira (23), um memorando de entendimento com a Agência Nacional de Pesquisa e Inovação da República da Indonésia (Brin). O documento visa promover o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias; de projetos de pesquisa, inovação e capacitação; e de estudos para a colaboração bilateral. 

Os temas prioritários abordados na cooperação entre os dois países incluem biodiversidade, com ênfase em seu uso sustentável e responsável; mudanças climáticas, incluindo ciências oceânicas e florestas tropicais; pesquisa e tecnologia espacial; e energia limpa, como a nuclear e a bioenergia. 

Monitoramento de florestas  

Brasil e Indonésia abrigam duas das maiores florestas tropicais do mundo e estão entre os países com a maior biodiversidade do planeta. Para fortalecer os esforços de proteção das áreas verdes, o memorando assinado entre as duas nações prevê, entre outras ações, a cooperação no uso de satélites. “Como nós temos em comum grandes florestas, vamos cooperar fornecendo os nossos modelos de satélites, inclusive o Amazônia 1, para reforçar o monitoramento. Com isso, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais [Inpe] e o governo da Indonésia vão trocar imagens e ajudar mutuamente a garantir o controle do desmatamento criminoso e das queimadas”, detalhou a ministra.  

Leia Também:  Santana do Cariri (CE) recebe o I Colóquio de Patrimônio Fossilífero do Brasil

Outro ponto de destaque na cooperação entre as nações é a bioeconomia. Segundo Luciana Santos, o intercâmbio de informações e experiências fortalecerá o crescimento dos dois países. “Vamos aprender juntos e trocar conhecimento, traduzindo isso em produtos e serviços para benefício da população”, afirmou.  

Missão na Ásia 

A ministra Luciana Santos integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua missão oficial à Ásia, que segue até terça-feira (28). A viagem inclui compromissos na Indonésia e na Malásia. Entre as atividades programadas, está a assinatura de dois instrumentos de cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação. A viagem busca consolidar a presença do Brasil no cenário global, ampliando as fronteiras comerciais e as relações exteriores.  

Na Malásia — local em que ocorrerá a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) e a 30ª Cúpula do Leste Asiático —, Luciana Santos e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação malaio, Chang Lih Kang, firmam memorando de entendimento para aprofundar a cooperação, por meio de desenvolvimento de pesquisa; de promoção de intercâmbio de cientistas, especialistas e pesquisadores; de realização de conferências, simpósios, cursos, seminários e exposições; de utilização comum de dispositivos, instalações e equipamentos de pesquisa científica; e de promoção de projetos conjuntos de P&D.  

Leia Também:  INPE apresenta balanço de gestão e terá novo diretor

A cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre Brasil e Malásia tem focado, nos últimos dois anos, a área de semicondutores, e é hoje o eixo central da parceria bilateral. 

Além de Luciana Santos, integram a comitiva presidencial o ministro das das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.  

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

COMENTE ABAIXO:

Tecnologia

Aprender é sempre possível: Jovens e Adultos se encantam com a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicados

em

Por

Os olhos curiosos, os sorrisos tímidos e a alegria de quem está descobrindo um novo mundo marcaram a noite de quarta-feira (22), na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília (DF). Mais de 600 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre trabalhadores, pessoas com deficiência e do ensino médio noturno, participaram de uma visita guiada à feira para explorar estandes e conhecer experimentos científicos. 

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer projetos de pesquisa, participar de oficinas e interagir com cientistas, vivendo uma experiência rara fora da sala de aula. “Foi uma experiência incrível. Nossa escola ficou encantada com a feira, com cada projeto e atividade. As brincadeiras, os jogos educativos, tudo foi muito enriquecedor para o nosso aprendizado. Pena que o tempo passou rápido, queria poder ficar mais e conhecer todos os estandes. Agradeço muito a oportunidade de viver este momento”, contou Viviane Santiago, aluna da EJA do CED 02 do Cruzeiro Novo. 

O estudante Antônio Medeiros do CED 02, também do Cruzeiro, participou pela primeira vez da 22ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia e se emocionou com toda a experiência. “Depois de 55 anos fora da escola, resolvi voltar a estudar. Estou morando perto da escola e senti vontade de aprender de novo. Estou gostando muito. Aqui é tudo muito bom, os professores, a diretora e agora esta visita. É uma alegria para mim”, enfatizou.  

O estudante José Adilson, do CED 02 do Cruzeiro, parabenizou a ministra Luciana Santos e toda a equipe do MCTI pelo evento tão importante para a ciência. “A nossa turma está deslumbrada com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Só temos a agradecer à ministra Luciana Santos, a toda equipe do MCTI e aos nossos professores por essa oportunidade. Não deixem de vir, é uma experiência para o Brasil e para o mundo”, destacou. 

Leia Também:  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ganha nova identidade visual

A inclusão pela ciência 

A visita dos alunos da EJA à SNCT representa mais do que um passeio: é uma oportunidade de inclusão científica e social. Muitos estudantes conheceram pela primeira vez um evento de divulgação científica, tendo contato direto com experimentos, tecnologias e temas que despertam curiosidade e inspiração. 

Para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a presença dos alunos da EJA reforça o compromisso do Governo do Brasil com o direito de todos à educação científica, reconhecendo o valor de cada trajetória de aprendizado. 

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou que a participação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos na 22ª SNCT representa um passo importante para a inclusão científica e a valorização do direito à educação. “A educação de jovens e adultos é uma política essencial para garantir que ninguém fique para trás. A presença desses alunos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reforça que o conhecimento científico é um direito de todos e que ele é uma importante ferramenta para transformar vidas, abrir horizontes e gerar oportunidades”, afirmou a ministra, durante a abertura do evento, na segunda-feira (20). 

A gerente de Programas e Ações Transversais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Raquel Vila Nova Lins, enfatizou que a participação da EJA simboliza o poder da educação transformar vidas e incluir, pela ciência, aqueles que retomam os estudos em busca de novos caminhos 

Leia Também:  Observatório de Tecnologias Digitais é lançado com dados inéditos sobre conectividade no Brasil

“A Semana Nacional é uma oportunidade que os alunos da Educação de Jovens e Adultos não têm no dia a dia, que é conhecer de perto o que está sendo produzido em ciência e tecnologia no Brasil. Por isso, lutamos tanto para garantir sempre um dia noturno de atividades, permitindo que eles participem no horário que estudam. É uma experiência marcante, desperta o interesse, amplia horizonte”, finalizou. 

O Pavilhão da SNCT reúne experiências imersivas e espaços interativos — como o Laboratório das Marés, o Parque Pop Espacial, o Geopark, o Espaço Conexões e o Oceanário do Sesc-DF, com projeções em 360° sobre biologia marinha. O evento vai até domingo (26), com exposições, oficinas, palestras e experiências abertas ao público. 

A SNCT é promovida pelo MCTI, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), e conta com o patrocínio de Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda; Caixa Econômica Federal; Positivo Tecnologia S.A.; Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB); Conselho Federal de Química (CFQ); Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur); Comitê Gestor da Internet no Brasil / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (CGI.br e NIC.br) e Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab). 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA