Esportes
Brasil é eleito para o Grupo Consultivo de Especialistas das Organizações Nacionais Antidopagem da WADA (NADO EAG)
A Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA) comunicou, nesta sexta-feira (31), o resultado das eleições para o National Anti-Doping Organization Expert Advisory Group (NADO EAG) — grupo consultivo composto por representantes das Organizações Nacionais Antidopagem (NADOs) de todo o mundo. O Coordenador-Geral de Operações da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Anthony Ruy Cunha Moreira, foi eleito um dos dois representantes da região das Américas para compor o colegiado, com mandato de três anos, a partir de 1º de janeiro de 2026.
O NADO EAG tem como missão assessorar a AMA/WADA em temas relacionados à implementação do Código Mundial Antidopagem, à promoção de boas práticas de governança e ao aperfeiçoamento das políticas de conformidade das organizações nacionais que integram o sistema global antidopagem.
A eleição reforça o protagonismo do Brasil na governança internacional antidopagem e reafirma o compromisso do país com a integridade esportiva e com o fortalecimento da cooperação entre as nações na luta global contra a dopagem.
“A presença do Brasil no NADO EAG representa mais um passo importante no fortalecimento da atuação do país no cenário internacional antidopagem. É o reconhecimento da credibilidade técnica e do comprometimento da ABCD com os princípios que norteiam o esporte limpo”, destacou Adriana Taboza, presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem.
De acordo com a AMA/WADA, o anúncio oficial dos representantes eleitos de todas as regiões será publicado nos próximos dias. A integração dos novos membros será conduzida pelo diretor de Engajamento e Desenvolvimento da Agência Mundial Antidopagem, Tom May.
Assessoria de Comunicação Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte
Esportes
Ministério do Esporte apresenta programas e fortalece parcerias durante a Caravana Federativa em Foz do Iguaçu
O Ministério do Esporte (MEsp) participou da edição paranaense da Caravana Federativa, realizada nos dias 30 e 31 de outubro em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Organizada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), a ação reuniu mais de 50 órgãos federais com o objetivo de aproximar o governo federal de gestores estaduais e municipais.
O MEsp foi representado pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (Aspar), Ivo de Almeida, e a diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte, Carolinne Gomes. A equipe apresentou projetos e programas da pasta, além de fornecer informações sobre convênios e contratos de repasse. Foram cerca de 200 pessoas atendidas, entre prefeitos, deputados, vereadores e gestores públicos.
“A resolutividade é a marca das caravanas. Nossa equipe divulgou ações e programas, destravou convênios e propostas e anunciou que, em breve, o ministro do Esporte irá inaugurar a primeira Arena Brasil no Paraná, no município de Prudentópolis”, afirmou Ivo de Almeida, destacando ainda a efetividade dos atendimentos realizados.
As Arenas Brasil fazem parte dos investimentos do Novo PAC e contam com campo society com iluminação em LED; Meia quadra de basquete; Pista de caminhada pavimentada; Parque infantil; Mobiliário urbano, como bancos e mesas para jogos. O projeto foi concebido com foco em acessibilidade, inclusão social e promoção de hábitos saudáveis, oferecendo atividades para todas as idades. Mais de 500 Arenas Brasil Serão construídas em todo o país.
Cooperação
A Caravana Federativa foi aberta pela ministra Gleisi Hoffmann (SRI), que reafirmou o compromisso do governo federal com a cooperação entre União, estados e municípios. Também participaram da cerimônia o secretário de Assuntos Federativos da SRI, Júlio Pinheiro, o presidente de Itaipu Binacional, Ênio Verri, e parlamentares como Zeca Dirceu e Aliel Machado.
Nos dois dias de evento, servidores federais realizaram mais de 1.500 atendimentos a gestores de 283 municípios paranaenses. Além dos espaços de diálogo, a caravana marcou a entrega de programas e convênios em áreas como agricultura, comunicação e educação.
A Caravana Federativa é uma iniciativa da Presidência da República para fortalecer o pacto federativo, descentralizando o atendimento dos ministérios e órgãos públicos e ampliando o acesso dos municípios às políticas e programas do governo federal.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte
-
Policial5 dias atrásCriança de 9 anos, morre ao ser atingido por linha com cerol enquanto andava de bicicleta; VEJA O VÍDEO
-
Cidades5 dias atrásProfessor é resgatado após 14 horas em torre de supermercado em Várzea Grande; VEJA O VÍDEO
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás“O momento agora é da industrialização”, diz presidente da Famato ao destacar que ZPE de Cáceres abre nova era de oportunidades em meio à reforma tributária
-
POLITICA7 dias atrás“A Assembleia ajudou a construir a estabilidade fiscal e vai ajudar a mantê-la”, afirma Max Russi sobre pressão do Judiciário em Mato Grosso para aumento dos servidores
-
Nacional6 dias atrásDo jeans dourado ao café com propósito: Dijon está de volta
-
Cidades2 dias atrás“Musa do crime” do Comando Vermelho morre em confronto com policiais na Penha, no Rio
-
Destaque5 dias atrásMenina de 10 anos morre após acidente com quadriciclo em Nova Santa Helena
-
Destaque4 dias atrásJovem morre após ser atingido por tora de madeira em fazenda de Colniza (MT)










