Política Estadual

Assembleia vai analisar Mensagem do governo que prevê gestão do Hospital Central para o Albert Einstein

Publicados

em

Deputados estaduais participaram, nesta quarta-feira (9), da reunião que marcou a entrega da Mensagem do governo do estado que autoriza o Executivo a firmar parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein para a gestão do novo Hospital Central, em Cuiabá. A proposta será encaminhada à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para análise e votação dos parlamentares. A Mensagem que tramita como Projeto de Lei Completar nº 10/25 já foi lida na sessão matutina desta quarta-feira (9).

A medida visa garantir segurança jurídica e institucional para a formalização da parceria entre o governo do estado e a organização paulista, que será responsável pela administração, implementação de protocolos clínicos, capacitação de profissionais e organização dos fluxos assistenciais da nova unidade hospitalar.

O documento foi entregue pelo governador Mauro Mendes (União) ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB). “Esse hospital é um sonho antigo da população mato-grossense. Ver que ele será entregue com estrutura de excelência e sob a gestão de uma das instituições mais respeitadas do país é motivo de orgulho. A Assembleia vai analisar com responsabilidade e celeridade esse projeto que está bem estruturado. Assembleia Legislativa sempre foi parceira do governo do estado aprovando leis importantes pata o estado”, afirmou Max Russi.

De acordo com o governador Mauro Mendes, o Hospital Central será entregue com padrão de excelência. “Depois de analisar vários modelos, nós conseguimos construir uma parceria com o melhor hospital do Brasil, um dos melhores hospitais da América Latina e o vigésimo segundo melhor do mundo, que é o hospital Albert Einstein, que já faz gestão de cinco hospitais públicos no país. Nós já estamos há vários meses dialogando, fazendo dezenas de reuniões para construir um modelo operativo. Os deputados, durante a reunião, puderam tirar algumas dúvidas e agora pedimos a ALMT celeridade na aprovação do PLC. Queremos, no dia 22 de abril, assinar o contrato e, após isso, dar início a fase pré-operacional para o Hospital Albert Einstein começar a fazer as mobilizações e seleção dos profissionais. Prioritariamente serão contratados profissionais daqui do Estado. Em setembro, terão início as operações e, em dezembro, nós vamos ter cirurgia, com o hospital funcionando cem por cento”, explicou o governador.

Leia Também:  Semana Gastronômica começa com ALMT homenageando chefes da gastronomia

De acordo com o PLC, a organização paulista assumirá a administração da nova unidade por meio do Proadi-SUS – programa do Ministério da Saúde, que permite a atuação de entidades filantrópicas de excelência. Os parlamentares presentes manifestaram apoio à iniciativa e ressaltaram o papel da Assembleia na viabilização do projeto.

O primeiro secretário da ALMT, deputado Dr. João (MDB), disse que o Hospital Central vai atender 288 leitos, mais 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com todas as especialidades cirúrgicas e clínicas. “Vai ser um hospital de referência para todas as áreas em nível nacional, que vai atender a alta complexidade, inclusive transplante renal. Nosso povo terá todas as especialidades que necessitam”, enfatizou.

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Paulo Araújo (PP), disse que o funcionamento do Hospital Central é esperado pela população de Mato Grosso. “São 34 anos de espera e com certeza esse hospital vai salvar muitas vidas. Conforme o cronograma de planejamento, a partir de agosto ou setembro já estará em funcionamento. Vamos acompanhar a implantação dessas especialidades de alta complexidade e algumas especialidades extremamente importantes, onde o Sistema único de Saúde (SUS) tem muita dificuldade em regular os pacientes”, destacou.

Leia Também:  Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite focaacesso ao crédito para produtores em última reunião

De acordo com o deputado Diego Guimarães (Republicanos) “a unidade, que começou a ser construída em 1984, teve suas obras paralisadas por diversas gestões e tornou-se um símbolo da lentidão e do abandono de grandes projetos públicos no estado. Sabemos também que com a descontinuação dos serviços prestados pela Santa Casa migrarão para o Hospital Central. Vai ser um dos poucos hospitais no Brasil com a tecnologia, serviço e a qualidade administrado pelo Hospital Albert Einstein. Todos os órgãos de controle irão fiscalizar essa contratação, esse modelo que será implementado, e administrado pelo Hospital Albert Einstein, uma das instituições de saúde mais respeitadas do Brasil e da América Latina”, enfatizou.

Também estiveram presentes a reunião, os deputados estaduais Wilson Santos (PSD), Elizeu Nascimento (PL), NininhoDr Eugênio (PSB), representantes doo Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Justiça de Mato Gross (TJMT) e do Ministério Público do Estado (MPMT, além de outras autoridades do estado.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:

Política Estadual

Juca do Guaraná expressa apoio à deputada Janaina Riva após episódio de importunação

Publicados

em

Por

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) manifestou solidariedade à colega parlamentar Janaina Riva (MDB), que foi vítima de importunação sexual e ofensas de cunho misógino por parte de um servidor comissionado da Prefeitura de Rondonópolis. O caso foi denunciado pela deputada à Polícia Civil e ao Ministério Público de Mato Grosso.

Juca do Guaraná classificou o episódio como “inadmissível e vergonhoso”, reforçando a necessidade de tolerância zero com qualquer forma de violência, desrespeito ou assédio contra mulheres, especialmente aquelas que exercem cargos públicos e enfrentam ataques em razão de sua atuação política.

“Minha total solidariedade à deputada Janaina Riva. Nenhuma mulher deve ser alvo de agressões, intimidações ou ofensas. O ataque à deputada é também um ataque a todas as mulheres que lutam por espaço e representatividade. Precisamos combater esse tipo de comportamento com rigor e respeito às leis”, declarou o parlamentar.

O deputado destacou ainda que o caso expõe um problema estrutural da sociedade, que ainda naturaliza a violência política de gênero e tenta silenciar mulheres em posições de liderança.

Leia Também:  Audiência pública conclui apresentação de metas físicas do 2º semestre de 2023

“Como homem público, entendo que temos o dever de dar o exemplo e agir com respeito. A política precisa ser um ambiente seguro, justo e digno para todos. Violência e misoginia não podem ter espaço em nossa sociedade”, completou Juca.

O parlamentar também parabenizou a deputada pela coragem de tornar o caso público e de incentivar outras mulheres a denunciarem abusos.

“Janaina fez o que deve ser feito e não se calou. Que sua atitude inspire outras mulheres a buscar justiça e a não aceitar o desrespeito como algo normal”, finalizou o deputado.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA