Turismo
Afroturismo ganha destaque em Gramado com palestra sobre o programa Rotas Negras
O fortalecimento do afroturismo como ferramenta de inclusão e promoção da igualdade racial foi o tema central da palestra “Afroturismo em Pauta – Programa Rotas Negras”, conduzida pela coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, nesta sexta-feira (07/11), em Gramado (RS).
O encontro reuniu representantes do Ministério do Turismo, do Ministério da Igualdade Racial e da Embratur/CAF para debater ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira no turismo nacional.
Durante a apresentação, Fabiana Oliveira destacou o papel estratégico do programa Rotas Negras, iniciativa voltada à estruturação e promoção de roteiros que valorizam a ancestralidade e as manifestações culturais de comunidades negras em diferentes regiões do país.
“O Rotas Negras é mais do que um programa de turismo, é uma política pública de reparação histórica e de fortalecimento da identidade afro-brasileira. Nosso objetivo é apoiar iniciativas que gerem oportunidades, renda e reconhecimento para territórios marcados pela resistência e pela cultura negra”, ressaltou Fabiana Oliveira.
Durante o debate, foram abordadas também orientações sobre práticas antirracistas no setor e exemplos de experiências turísticas que resgatam tradições afro-brasileiras, ampliando a representatividade e a diversidade da oferta turística nacional.
Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Turismo
COP30: Projeto inédito de embarcação movida a hidrogênio é apresentado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino
Um projeto inédito, apresentado como modelo de sustentabilidade para os combustíveis será apresentado neste domingo (09.11) pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, no no Rio Guamá.
Trata-se de barco movido a hidrogênio, que será palco de uma ação do Ministério do Turismo: o soft opening.
O lançamento da ação poderá ser acompanhado pela imprensa que, na ocasião, terá o detalhamento do projeto desta que é a primeira embarcação nacional movida a hidrogênio verde na Conferência.
A iniciativa representa uma solução inovadora para a descarbonização do transporte marítimo, reforçando o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.
SERVIÇO:
Soft Opening do barco movido a hidrogênio.
Data/Hora/Local: dia 9 de novembro, domingo, às 17h, no Rio Guamá, com acesso pelo Portal da Amazônia.
Contato para a imprensa:
Cléo Soares (91) 98719-2035
Fábio Marques (61) 98103-7850
Livia Albernaz (61) 98369-2789
Fonte: Ministério do Turismo
-
Cidades5 dias atrásMorador do Paraíso do Manso precisa de ajuda para realizar transplante de córnea
-
CUIABÁ4 dias atrásFraudes na saúde em Cuiabá: Operação expõe rede que simulava concorrências e desviava recursos do SUS
-
Polícia Federal3 dias atrásQuem são os envolvidos no esquema milionário que desviou R$ 45 milhões da Caixa Econômica em Mato Grosso
-
CUIABÁ7 dias atrásAssessor parlamentar do gabinete do vereador Jefferson Siqueira é preso com carro furtado, arma, munições e drogas em operação da polícia em Cuiabá
-
Destaque5 dias atrásDuas moradoras de Barra do Garças estão entre as vítimas de acidente com ônibus da Viação Xavante em Goiás
-
Cidades6 dias atrásCuiabá terá transporte gratuito para visitar cemitérios neste Dia de Finados
-
OPINIÃO6 dias atrásHomenagem ao servidor público: Um reconhecimento à sua imagem importância
-
Destaque5 dias atrásPara Sérgio Ricardo “Carta de Mato Grosso propõe repensar a reforma tributária e exige tratamento diferenciado ao Estado”









