Destaque
Ventos de Até 80 km/h e Tempestades Colocam Mato Grosso em Estado de Atenção Neste Fim de Semana
JB News
por Nayara Cristina
Mato Grosso deve enfrentar um fim de semana marcado por condições climáticas intensas, com previsão de altas temperaturas, chuvas fortes, descargas elétricas e rajadas de vento que podem chegar a até 80 quilômetros por hora. O alerta é do NetClima e dos centros de monitoramento meteorológico, que apontam para um cenário de instabilidade principalmente entre sábado e domingo.
As regiões mais afetadas devem ser Barra do Garças, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e municípios da Baixada Cuiabana, como Cuiabá e Várzea Grande. Na capital, a temperatura máxima prevista pode alcançar os 35 graus, com sensação térmica ainda maior devido à umidade elevada. A combinação de calor extremo com aproximação de frentes úmidas favorece a formação de nuvens carregadas, resultando em temporais repentinos.
Além da chuva forte, há alerta para descargas elétricas e rajadas de vento capazes de causar danos estruturais. O Centro de Operações Integradas de Energia de Mato Grosso reforça que ventos acima de 60 km/h já podem provocar queda de árvores, galhos e objetos soltos, além de atingir diretamente a rede elétrica. Com rajadas previstas de até 80 km/h, há risco aumentado de interrupções no fornecimento de energia.
As equipes de manutenção e atendimento emergencial permanecem de prontidão, especialmente no período da tarde e início da noite, horários em que o risco de formação de tempestades é maior. A orientação é que a população evite permanência em áreas abertas durante descargas elétricas, não se abrigue sob árvores, mantenha distância de fios partidos e redobre o cuidado com objetos soltos em quintais e telhados.
A Defesa Civil estadual reforça que a população deve acompanhar boletins meteorológicos oficiais ao longo do fim de semana. O clima quente e instável deve permanecer até a próxima semana, prolongando o período de atenção em todo o estado.
Destaque
CASACOR MT promove ‘Open House’ na quinta com presença do curador internacional da mostra, Pedro Ariel
*EDIÇÃO COMEMORATIVA*
JB News
A CASACOR Mato Grosso inicia os preparativos para sua edição comemorativa de 25 anos, que será realizada de 8 de maio a 13 de julho de 2026, com o tema “Mente e Coração”. O Estado será a primeira praça do Brasil a receber a apresentação oficial do novo conceito, conduzida pelo curador da CASACOR Internacional, Pedro Ariel Santana, durante o ‘Open House’, que acontece na próxima quinta-feira, 13 de novembro, a partir das 8 horas, na Avenida José Rodrigues do Prado, no bairro Santa Rosa, em Cuiabá.
Lançado nacionalmente no último 4 de novembro, no Sesc Pompeia, em São Paulo, durante o Eixos CASACOR, o tema “Mente e Coração” propõe uma reflexão sobre a casa como espaço de cura, introspecção e autocuidado, em meio às transformações provocadas pela tecnologia e pela sobrecarga de informações. A proposta convida arquitetos, designers e paisagistas a criarem ambientes que acolham a emoção humana, valorizando a pausa, o silêncio e a subjetividade como formas de bem-estar.
Depois de 15 anos, a mostra volta a ser realizada em uma residência, retomando o espírito afetivo e genuíno do morar. A casa escolhida, com arquitetura da década de 1980, possui cerca de 900 m² de área construída e 2 mil m² de terreno, e abrigará os 27 ambientes previstos no MasterPlan da mostra. “Optamos por um imóvel que traduz com autenticidade o espírito residencial e acolhedor que sempre marcou a essência da CASACOR”, explica a arquiteta Giovanna Trojan, diretora criativa da mostra.
Localizada no Santa Rosa, a residência carrega um simbolismo especial; foi justamente nesse bairro que nasceu a primeira edição da CASACOR Mato Grosso. “Voltar para o Santa Rosa é revisitar o nascedouro de uma história que transformou o modo de viver, morar e projetar em nosso estado”, complementa o jornalista Luiz Hugo Queiroz, também diretor da mostra.
Mais do que uma mostra de arquitetura e design, a edição de 2026 simboliza memória, renovação e propósito — um convite para reconectar mente e coração através da arte de habitar.
*SERVIÇO*
*O QUE:* Open House da CASACOR Mato Grosso 2026;
*ONDE:* Avenida José Rodrigues do Prado, 660, no bairro Santa Rosa, em Cuiabá;
*QUANDO:* Dia 13 de novembro, das 08h às 11h;
*PARA QUE:* Apresentar o imóvel onde será realizada a edição comemorativa dos 25 anos da mostra em Mato Grosso;
*PARA QUEM:* Arquitetos, designers de interiores, paisagistas, lojistas, fornecedores, autoridades e imprensa;
-
Cidades5 dias atrásMorador do Paraíso do Manso precisa de ajuda para realizar transplante de córnea
-
CUIABÁ4 dias atrásFraudes na saúde em Cuiabá: Operação expõe rede que simulava concorrências e desviava recursos do SUS
-
Polícia Federal3 dias atrásQuem são os envolvidos no esquema milionário que desviou R$ 45 milhões da Caixa Econômica em Mato Grosso
-
Destaque5 dias atrásDuas moradoras de Barra do Garças estão entre as vítimas de acidente com ônibus da Viação Xavante em Goiás
-
Cidades6 dias atrásCuiabá terá transporte gratuito para visitar cemitérios neste Dia de Finados
-
OPINIÃO6 dias atrásHomenagem ao servidor público: Um reconhecimento à sua imagem importância
-
Destaque5 dias atrásPara Sérgio Ricardo “Carta de Mato Grosso propõe repensar a reforma tributária e exige tratamento diferenciado ao Estado”
-
Esportes5 dias atrásGoverno de MT abre inscrições para sorteio de 25 mil ingressos para corrida da Stock Car









