Esportes

Centro Esportivo Comunitário garantido para Horizonte (CE) com recursos do Novo PAC

Publicados

em

A cidade de Horizonte (CE) está prestes a ganhar um importante reforço na promoção do esporte, lazer e inclusão social. Nesta quarta-feira (2), foi assinada a ordem de serviço para a construção de um Centro Esportivo Comunitário, com obras já licitadas pela prefeitura e recursos assegurados por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O contrato tem valor total de R$ 1.462.500,00.

A iniciativa integra uma política pública do Governo Federal que visa democratizar o acesso ao esporte, promovendo qualidade de vida, saúde e inclusão social em todo o país. Segundo o ministro do Esporte, André Fufuca, a prioridade do governo é atender os que mais precisam. “Quando assumi o Ministério do Esporte, em conversa com o presidente Lula, nossa maior preocupação era garantir estruturas esportivas dignas para as comunidades. Foi por isso que tiramos do papel os Centros Esportivos Comunitários e começamos a espalhá-los pelo Brasil.”

O novo equipamento será instalado em uma área de vulnerabilidade social e oferecerá infraestrutura moderna e acessível à comunidade. Estão previstas a construção de um campo society com grama sintética (30m x 50m), quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, parquinho infantil, iluminação pública eficiente e mobiliário urbano voltado à convivência comunitária.

Estamos falando de um espaço público de qualidade, onde a filha do pobre pode fazer o mesmo que a filha do rico. Onde a dona de casa pode fazer sua caminhada com segurança e dignidade”
André Fufuca
Ministro do Esporte 

O ministro também destacou o caráter inclusivo dos espaços. “Estamos falando de um espaço público de qualidade, onde a filha do pobre pode fazer o mesmo que a filha do rico. Onde a dona de casa pode fazer sua caminhada com segurança e dignidade.”

Leia Também:  Corinthians arranca empate na Copa Sul-Americana contra América de Cali

No Ceará, os municípios de Nova Russas, Juazeiro do Norte e Horizonte já contam com recursos assegurados para a construção de Centros Esportivos Comunitários.

Para o prefeito de Horizonte, Manoel Neto (Nezinho), o projeto representa mais do que uma obra. “Nosso objetivo é fazer o melhor para as pessoas. Precisamos garantir que os moradores possam usufruir plenamente desses equipamentos. Isso significa mais oportunidades, mais bem-estar e mais cidadania para todos.”

Crianças e adolescentes do projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões, realizado em Horizonte, participaram do evento. A iniciativa é executada pela Federação de Triathlon do Estado do Ceará, com apoio da Prefeitura de Horizonte, e viabilizada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, gerida pelo Ministério do Esporte e pelo Governo Federal. Fundado pelo ex-triatleta olímpico Juraci Moreira, o projeto já conta com 34 núcleos no Brasil e atua em regiões com poucas opções esportivas e marcada pela vulnerabilidade social, o projeto democratiza o triathlon e o transforma em uma ferramenta acessível de desenvolvimento social.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Leia Também:  1° OPEN DE TÊNIS: Competição inicia com elevado nível técnico entre os participantes

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:

Esportes

Brasil é eleito para o Grupo Consultivo de Especialistas das Organizações Nacionais Antidopagem da WADA (NADO EAG)

Publicados

em

Por

A Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA) comunicou, nesta sexta-feira (31), o resultado das eleições para o National Anti-Doping Organization Expert Advisory Group (NADO EAG) — grupo consultivo composto por representantes das Organizações Nacionais Antidopagem (NADOs) de todo o mundo. O Coordenador-Geral de Operações da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Anthony Ruy Cunha Moreira, foi eleito um dos dois representantes da região das Américas para compor o colegiado, com mandato de três anos, a partir de 1º de janeiro de 2026.

O NADO EAG tem como missão assessorar a AMA/WADA em temas relacionados à implementação do Código Mundial Antidopagem, à promoção de boas práticas de governança e ao aperfeiçoamento das políticas de conformidade das organizações nacionais que integram o sistema global antidopagem. 

A eleição reforça o protagonismo do Brasil na governança internacional antidopagem e reafirma o compromisso do país com a integridade esportiva e com o fortalecimento da cooperação entre as nações na luta global contra a dopagem. 

“A presença do Brasil no NADO EAG representa mais um passo importante no fortalecimento da atuação do país no cenário internacional antidopagem. É o reconhecimento da credibilidade técnica e do comprometimento da ABCD com os princípios que norteiam o esporte limpo”, destacou Adriana Taboza, presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem.

Leia Também:  1° OPEN DE TÊNIS: Competição inicia com elevado nível técnico entre os participantes

De acordo com a AMA/WADA, o anúncio oficial dos representantes eleitos de todas as regiões será publicado nos próximos dias. A integração dos novos membros será conduzida pelo diretor de Engajamento e Desenvolvimento da Agência Mundial Antidopagem, Tom May.

Assessoria de Comunicação Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA