Turismo

FIT Pantanal 2024 terá lançamento do turismo social, apresentações de Siriri e pratos do Bulixo do Sesc Arsenal

Publicados

em

Central de Relacionamento com Cliente do Sesc-MT e Espaço do Artesanato também farão parte do evento

JB News

Da Redação

Lançamento do turismo ecológico-social, elementos da cultura mato-grossense e pratos típicos cuiabanos serão levados para a Feira Internacional de Turismo do Pantanal 2024 (FIT Pantanal) pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT). O evento será realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, pela Fecomércio-MT em parceria com o Governo de Mato Grosso.

O presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, celebra a realização do evento que fomenta toda a economia em torno do turismo. “Realizar a FIT Pantanal é mais do que mostrar o que temos de melhor no turismo. É fomentar negócios para empreendedores do turismo de todos os tamanhos: desde as agências, os hotéis, os restaurantes, até os agricultores familiares e os organizadores de eventos”, afirmou.

Lançamento do turismo social

O Sesc-MT, que possui repertório na administração de pontos turísticos, como o Sesc Arsenal (Cuiabá), um dos principais locais de visita de turismo do estado, agora é responsável pela administração do Sesc Salgadeira.

A unidade, que passou a ser de responsabilidade da instituição em janeiro, segue com atuação em conjunto com o Governo do Estado de Mato Grosso para fins de reformas e ajustes necessários, que contribuirão com o melhor atendimento do público.

Segundo José Wenceslau de Souza Júnior, “trabalhamos na preservação e valorização da natureza local, por meio da educação ambiental para a população. O empenho em conjunto com o Governo, visa transformar o Complexo da Salgadeira, porta de acesso à Chapada dos Guimarães, em área de lazer com qualidade para o comerciário, seus dependentes e população em geral”, finaliza.

Leia Também:  Pousada Mansorerê o mais belo ponto de encontro na paradisíaca Praia de Manso em Mato Grosso

Na FIT, será possível experienciar a nova unidade no estande do Sistema Comércio-MT. Na oportunidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) irá apresentar uma experiência imersiva pelo Sesc Salgadeira, por meio de óculos de realidade virtual. Assim o público poderá conhecer a unidade, sem sair da feira.

Atrações

As apresentações culturais acontecem todos os dias do evento, às 20h45, e contam com a tradição do Siriri e Cururu, dança e canto típicos das comunidades ribeirinhas de MT, representados pelos grupos Flor Ribeirinha, Flor de Atalaia, Flor do Campo e Flor Serrana. Na comercialização de artigos produzidos por artesãos de regionais, a instituição irá levar o Espaço Artesanato. Loja do Sesc Arsenal que reúne itens dos principais artesãos do estado e estará presente na feira.

A culinária regional está garantida no evento, pois conta com a presença de 24 bulixeiros na praça de alimentação. O Bulixo é a tradicional feira cultural e gastronômica do Sesc-MT, que ocorre todas as quintas-feiras no Sesc Arsenal, há cerca de 20 anos. “A presença do projeto da FIT possibilita que os participantes tenham vivência da cultura local e economia criativa por meio da culinária da região”, ressalta o diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini.

O estande do Sistema Comércio-MT conta ainda com atendimento ao público, por meio da Central de Relacionamento ao Cliente, durante todos os dias. No momento, será possível solicitar o cartão Sesc e tirar eventuais dúvidas sobre os benefícios oferecidos.

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Leia Também:  Brasil amplia malha aérea com mais de 11 milhões de assentos e projeta recorde de turistas

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

 

SERVIÇO

Fit Pantanal 2024

Quando: De 30/05 a 02/06

Onde: Centro de Eventos do Pantanal

https://www.fit2024.com.br/

 

Cronograma de atrações do Sesc-MT

Apresentações Culturais

30/05 Associação Cultural Flor Ribeirinha

31/05 Associação do Grupo de Siriri Flor de Atalaia

01/06 Associação Cultural Flor do Campo

02/06 Associação de Siriri Rural Flor Serrana

Horário: 20h45

 

Espaço do Artesanato

30, 31 de maio (das 17h às 22h) e 01 e 02 de junho(das 16h às 22h)

 

Bulixo
30, 31 de maio (das 17h às 22h) e 01 e 02 de junho(das 16h às 22h)

 

Estande Sistema Comércio-MT:

30, 31 de maio (das 17h às 22h) e 01 e 02 de junho(das 16h às 22h)

– Sesc Salgadeira – Experiências (Senac-MT)

– Central de Relacionamento ao Cliente

– Lançamento do turismo social do Sesc Mato Grosso

COMENTE ABAIXO:

Turismo

Mais de 3,4 mil hospedagens já atuam com nova Ficha Digital de Hóspedes, de acordo com o Ministério do Turismo

Publicados

em

Por

Mais de 3,4 mil meios de hospedagem formais de todo o Brasil – hotéis, pousadas, hostels, entre outros – já usam a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato 100% digital, que agiliza consideravelmente o procedimento de check-in para o consumidor e elimina o uso de papel por estabelecimentos do ramo.

A modernização é fruto de um sistema desenvolvido pelo Ministério do Turismo e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que será integralmente adotado a partir de 20 de abril (segunda-feira). Mais de 1,71 milhão de fichas já foram feitas no novo modelo, por um total de 3.406 empresas hoteleiras.

Semelhante ao sistema usado no check-in de voos, a FNRH digital permite o preenchimento antecipado e online de dados via Gov.Br. Todo o processo pode ser rapidamente concluído a partir da leitura de um QR Code, link compartilhado ou dispositivo oferecido pelo estabelecimento.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, afirma que a modernização vai qualificar ainda mais a experiência de viagem pelo Brasil.

“Hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem vão passar a oferecer um check-in muito mais ágil, confortável e seguro. Além de eliminar o uso de papel e contribuir para a sustentabilidade ambiental do nosso país, a nova ficha digital vai facilitar a vida de todos: do hóspede, que não perderá mais tempo com procedimentos demorados em balcões de recepção; e dos empreendedores do setor, que vão ter menos custos e poderão aprimorar seus negócios”, ressaltou o ministro.

Leia Também:  Quero mudar de vida", diz Sandro Louco líder de facção em depoimento à Justiça

Ações do ministério

O Ministério do Turismo vem orientando o setor quanto à transição para o novo sistema, implementado gradativamente desde novembro de 2025. A fim de auxiliar na preparação, o órgão tem organizado várias ações educativas, como um vídeo com as etapas do processo. Acesse clicando aqui.

O Ministério também criou uma página eletrônica de perguntas e respostas frequentes, onde é possível tirar dúvidas. Acesse clicando aqui.

“O Ministério do Turismo está à inteira disposição para ajudar nesta que é uma das maiores transformações do segmento no governo do presidente Lula. Portanto, você, hoteleiro, conte conosco e faça sua adesão. Este é mais um grande avanço do turismo brasileiro, cuidando ainda melhor de quem faz o nosso setor crescer e se consolidar como um dos grandes geradores de emprego, renda e inclusão social no Brasil”, acrescenta o ministro Gustavo Feliciano.

Adesões

A pasta reforça que o processo requer adaptações por parte dos 19.231 meios de hospedagem regularmente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), independentemente de usarem sistemas de gestão próprios.

Leia Também:  Ministro do Turismo, Celso Sabino, cumpre agenda nesta quinta-feira (20.02) em Belém (PA)

Os estados de São Paulo (693), Minas Gerais (313), Santa Catarina (311), Rio de Janeiro (305) e Rio Grande do Sul lideram (258) em número de estabelecimentos que já aderiram à nova FNRH digital.

Na região Norte, destaque para o Pará, com 57 empreendimentos adequados, seguido do Amazonas, onde o número chega a 53. Já no Centro-Oeste, o Mato Grosso saiu na frente, com 86 meios de hospedagem já adaptados, bem como Goiás, no qual 78 empresas do ramo já enviam fichas em formato digital.

Proteção de dados

A transição para a FNRH Digital – que, no caso de hóspedes estrangeiros, não exigirá a necessidade de uma conta Gov.Br – é prevista na nova Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula, e cumpre rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que o tratamento de informações sensíveis seja feito em ambiente criptografado e controlado.

Por André Martins
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA