EDUCAÇÃO

TCE-MT e MPE-MT iniciam tratativas para implantação de gabinete para efetivação de políticas de educação

Publicados

em

JB News

Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deu o primeiro passo para a criação do Gabinete de Articulação para Efetivação das Políticas de Educação no Estado (Gaepe).

Na tarde desta quinta-feira (18), o conselheiro Antonio Joaquim recebeu representantes do Ministério Público Estadual (MPE-MT) para debater um plano de ações que resultará no monitoramento e avaliação das ações voltadas ao setor.

Com o objetivo principal de fomentar o diálogo e articulação entre as instituições públicas e a sociedade civil por meio da colaboração, os GAEPEs formam consensos mínimos para que a tomada de decisão seja eficaz, célere e com segurança jurídica. Mato Grosso é o sétimo estado do Brasil a iniciar a implantação da proposta.

De acordo com o conselheiro, isso vai colaborar com os gestores públicos. “O foco é dar efetividade às políticas de educação por meio do trabalho de um grupo especializado.  Não cabe ao controle externo escolher políticas públicas, mas, uma vez escolhidas, esse grupo vai acompanhar sua execução, a sua executoriedade, para garantir a sua efetividade”.

Leia Também:  Exposição Santos da Baixada abre programação cultural dos 50 anos da UFMT
Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Deste modo, para Antonio Joaquim, que também é coordenador da área de Educação no TCE-MT, a atuação dos órgãos de controle se mostra fundamental. “É claro que, se estas políticas forem efetuadas da forma como foram escolhidas, haverá resultados. A escola certamente vai melhorar de qualidade, os índices de educação do estado vão subir”, pontuou.

Na ocasião, o procurador-geral do MPE, José Antônio Borges destacou os danos á educação causados pela pandemia de Covid-19. “Além da evasão escolar temos um déficit na qualidade do ensino. Então a ideia é fortalecer esse monitoramento então no sistema educacional do estado. Este é um objetivo comum entre o MPE e o TCE, de sermos propulsores para que as políticas públicas sejam efetivadas”, disse.

Lembrou ainda que estas metas estão previstas na Legislação Federal e que a parceria busca, portanto, que elas sejam cumpridas e tenham resultados práticos. “Nossas crianças e adolescentes não são apenas o futuro, elas são o presente. O que a gente investe hoje com qualidade, vai dar o resultado de cidadania e de qualificação profissional lá na frente.”

Leia Também:  Botelho comemora a construção do 1º Mercado Municipal de Várzea Grande

No mesmo sentido se pronunciou o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Alencar. “A ideia é subsidiar os gestores com boas informações técnicas para que tenham um sistema de continuidade no aprimoramento da educação. Nós estamos preocupados com o futuro da nossa população, dos pequenos mato-grossenses, que precisam de educação de qualidade.”

 

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

Plano EducAção 10 Anos é apresentado no maior evento sobre educação da América Latina

Publicados

em

Por

JB News

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) apresentou a educadores brasileiros e sul-americanos o Plano EducAção 10 Anos, durante a Bett Brasil, realizada de 23 a 26 de abril, na Expo Center Norte, em São Paulo. O tema central deste ano foi “Inovação com propósito: Educação em Diálogo com as Transformações Sociais”.

Para participar dos debates, painéis, fóruns e palestras, roda de conversa, além de uma feira com exposição de tecnologias envolvendo educação, focado em educadores e gestores, a Seduc enviou os coordenadores de Gestão Pedagógica das 14 Diretorias Regionais de Educação (DREs), além da secretária-adjunta de Gestão Educacional, Nadine Moreira, e a superintendente de Desenvolvimento, Aplicação, Saúde e Segurança, Jessica Campos.

Em dois painéis do evento, Nadine Moreira mostrou o Plano EducAção 10 Anos, que tem a meta de colocar Mato Grosso entre as cinco melhores redes de educação pública do país até 2032. São 30 políticas monitoradas por meio da plataforma digital denominada Painel de Gestão Educacional.

As apresentações também destacaram os eixos de trabalho da Seduc: Impacto educacional, Equidade e diversidade, Tecnologia e educação, Valorização Profissional, Gestão para Resultados e Infraestrutura.

“Foi oportuno mostrar ao pais o que a rede estadual de ensino tem feito para alcançar a excelência no ensino e na aprendizagem. Foi marcante vermos boas práticas com visão de futuro, além de podermos acompanhar e dialogar sobre as constantes mudanças educacionais provocadas pelas inovações e, inevitavelmente, pelas transformações sociais”, avaliou Nadine.

Leia Também:  MP pede redução nos valores das mensalidades e a suspensão do reajuste para o ano letivo de 2021 na rede privada de ensino de MT

A secretária-adjunta disse, ainda, que a Participação da Seduc em um evento de projeção nacional e internacional sobre educação e tecnologias mostra o quanto a pasta tem focado na formação dos profissionais da educação. “Refletimos sobre vários aspectos, inclusive, sobre um tema muito atual que é a indispensabilidade da integração da gestão das políticas públicas de educação”, completou.

Representando a DRE do polo Cuiabá, o coordenador de Gestão Pedagógica, Diego Macedo, destacou o quanto foi importante a Seduc ter levado ao conhecimento de educadores de todo o país e da América Latina os resultados do Plano educação 10 Anos.

“A Seduc mostrou como assume o compromisso pela inovação. Foi gratificante ver tudo isso e saber que também faço parte desse processo de evolução. Tudo o que vimos aqui contribuirá para o fortalecimento das práticas integradoras e integrativas do planejamento, da implementação e da avaliação dos eventos nos quais se desdobram as políticas públicas de educação”.

A coordenadora de Gestão Pedagógica da DRE do polo Sinop, Suzana Fabrin, falou que ter participado da Bett Brasil foi uma experiência indescritível.

“Foi um sonho que se concretizou. Agradeço à Seduc por ter me dado esta oportunidade. Agora, irei retribuir repassando aos colegas do meu polo tudo o que presenciei nesses quatro dias”.

Leia Também:  Presidência pede população na rua para defender governo, mas veta servidor no Palácio em visita de Mourão

Em relação às tecnologias, ela disse ter ficado sat, pois, na rede estadual elas já estão usadas. “Uma novidade que vai agradar, principalmente aos professores, é o uso da inteligência artificial no planejamento de aulas”.

O coordenador de Gestão Pedagógica da DRE do polo Juína, Alex Valadão Toledo, destacou que ver a educação de Mato Grosso em um contexto de nível internacional foi uma oportunidade magnífica.

“Avaliei as nossas construções enquanto profissional, de modo individual e coletivo, sobretudo para a educação indígena. Vou reunir toda a nossa equipe para compartilhar o que vivenciei. Muitas ações já realizamos, no entanto, isso precisa ficar ainda mais perceptível por todos que fazem parte desse processo”, finalizou.

BETT BRASIL

Focado em gestores e educadores do Brasil e da América Latina, o evento que acontece há 29 anos debate a importância da educação como instrumento ativo de mudança na sociedade, com inovações direcionadas para o bem-estar social e a transformação positiva, que contribuam para um futuro mais igualitário e inclusivo por meio da formação educacional.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA