CUIABÁ

Semob promove capacitação para condutores e socorristas do SAMU com simulações em diferentes pontos da capital

Publicados

em

Prosseguindo com às capacitações promovidas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), os condutores e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão participando de treinamentos práticos que simulam ocorrências reais de acidentes de trânsito. Na manhã desta quarta-feira (4), uma simulação foi realizada na Avenida Miguel Sutil, próximo ao trevo do bairro Coophamil. O objetivo foi ensinar o correto posicionamento das ambulâncias para garantir a segurança de todos os envolvidos, incluindo as vítimas, socorristas e demais motoristas, além de minimizar os impactos no fluxo do trânsito.

De acordo com o supervisor e instrutor de trânsito da Semob, agente Raimundo Alves Ribeiro, a capacitação inclui a orientação sobre como sinalizar adequadamente os locais de acidentes. “É uma medida simples, mas que pode salvar vidas. Nosso foco é garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito durante os atendimentos. Além de promover a segurança dos socorristas e das vítimas, garantindo que os atendimentos sejam realizados com maior agilidade e menor impacto à mobilidade urbana”, explicou.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro inaugura UBS Itapajé/Santa Terezinha nesta quinta

A iniciativa contempla diversos pontos da cidade, explicou Raimundo. Segundo ele, já foram realizadas simulações na Avenida Tenente Coronel Duarte, próximo ao Prainha, e na Avenida Miguel Sutil. Na próxima sexta-feira (6), o treinamento ocorrerá na entrada do bairro Pedra 90.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Luciana Melo destacou a importância dessa parceria com a Semob, que começou com aulas teóricas e evoluiu para simulações práticas. “Percebemos a necessidade de aplicar, na prática, o que foi aprendido na teoria. O treinamento inclui tanto os profissionais das ambulâncias quanto os da motolância, as equipes avançadas. As ocorrências simuladas são realísticas, e as equipes são acionadas sem prévio aviso, como se fosse uma situação verdadeira”, explicou.

Ela ressaltou que as atividades são realizadas em vias rápidas, como forma de simular a realidade enfrentada pelas equipes em campo. “Nosso objetivo é garantir a segurança da cena para que o atendimento seja feito da melhor maneira possível. Envolvemos todas as equipes do SAMU de Cuiabá e Várzea Grande, garantindo que todos os servidores participem e estejam preparados para atuar com segurança e eficiência”, completou.

Leia Também:  Emanuel entrega 7,9 km de pavimentação no bairro Jardim União

A parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Semob e SAMU reforça o compromisso da gestão com a qualificação dos servidores e a promoção da segurança no trânsito, beneficiando toda a população. “O curso reforça o nosso empenho em qualificar os profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar, preparando-os para enfrentar os desafios do trânsito com responsabilidade e habilidade. A capacitação uniu teoria e prática de forma impactante, garantindo que os participantes estejam ainda mais preparados para salvar vidas com rapidez e segurança”, concluiu a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Cuiabá realiza Dia D de vacinação contra influenza com foco em grupos prioritários no dia 25 de abril

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no próximo dia 25 de abril o Dia D de vacinação contra a influenza, com atendimento em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 17h, em todas as regiões da capital, incluindo zonas urbana e rural.

A mobilização tem como foco principal a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, considerados mais vulneráveis às complicações da gripe.

Na rotina, fazem parte do público prioritário crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Já entre os grupos especiais estão puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação), povos indígenas (aldeados ou não, a partir de 6 meses de idade), quilombolas e pessoas em situação de rua.

Também integram esse público trabalhadores da saúde das redes pública e privada, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, além de integrantes das Forças Armadas.

A lista inclui ainda pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbanos e de longo curso), trabalhadores portuários e dos Correios, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Leia Também:  Operação tapa-buraco atende 39 bairros em 50 dias de ação intensiva

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas também fazem parte do grupo prioritário, assim como pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Entre essas condições estão doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, além de diabetes, obesidade grave (IMC ≥ 40), pessoas com trissomias, transplantados e pessoas com imunossupressão.

A estratégia adotada pelo município busca garantir proteção antecipada à população mais vulnerável e ampliar a cobertura vacinal, reduzindo o risco de agravamento dos casos e a pressão sobre a rede pública de saúde.

Além da vacinação dos grupos prioritários, a Prefeitura informa que a ampliação da imunização para o público em geral ocorrerá de forma gradual, conforme o envio e a distribuição de doses pelo Ministério da Saúde, seguindo a logística nacional de abastecimento.

A influenza é uma infecção viral aguda com alta capacidade de transmissão e pode evoluir para quadros graves, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. A vacinação é a principal forma de prevenção, contribuindo diretamente para a redução de internações e óbitos.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e carteira de vacinação. Já os grupos prioritários devem apresentar também comprovantes que atestem a condição de inclusão no público-alvo.

Leia Também:  Emanuel entrega 7,9 km de pavimentação no bairro Jardim União

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a participação da população é essencial para ampliar a cobertura vacinal e reduzir o impacto das doenças respiratórias na rede pública.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA