Policial
Promotor diz que ex-vereador Marcos Paccola matou o agente Alexandre Miyagawa para se promover em período eleitoral, e pede que ele vá a júri popular por homicídio
![]()
Da Redação
O promotor de justiça Samuel Frungilo do Ministério Público de MT, pediu a justiça para que o ex-vereador cassado, tenente-coronel Marcos Paccola seja submetido ao júri popular pela morte do agente Alexandre Miyagawa de 41 anos, em 01 julho de 2022, no Bairro Quilombo, na região central de Cuiabá.
Alexandre estava acompanhado de sua namorada, Janaína Maria do Santos Cícero de Sá Caldas, que conduzia um veículo em alta velocidade. No estante que entrou na contramão foi direto a uma distribuidora de bebidas, e ao sair discutia com as pessoas que estavam no local. Ao perceber a cena, Paccola sacou de sua arma e atirou pelas costas de Alexandre que morreu no local.
Na época o MP já havia oferecido denúncia contra Paccola, apontando que o crime foi praticado por motivo torpe mediante a disparos de arma de fogo.
Nessa nova decisão além de apontar que Paccola atirou sem chance de defesa da vítima. Configura também que o ex-vereador matou o agente para se promover por conta do período eleitoral que se aproximava. Paccola era candidato a deputado estadual.
Na sua decisão o promotor afirma que “Marcos Paccola praticou o crime no afã de projetar sua imagem, como alguém que elimina a vida de supostos malfeitores, e que isso revelaria em sua imagem o destemor no combate a supostos agressores de mulheres”.
Segundo o MPE, Janaína estigou Alexandre para que ele pegasse a sua arma, para que pudesse amedrontar as pessoas que por ali estavam na tentativa de intimidar. Alexandre sacou da arma, mas a deixou em suas mãos, para que a sua namorada não pudesse acessar o revólver que estava em sua cintura. Uma vez que ela já tinha ingerido bebidas, e estava visivelmente sob efeito de álcool.
Neste momento Paccola resolveu descer do seu carro, estacionar no meio da rua para averiguar a situação. Ao saber que inicialmente que se tratava de uma discussão de trânsito, e que um homem estaria armado em meio a rua.
Conforme relatos de testemunhas e em posse de câmeras de segurança, Paccola se aproximou da vítima e visualizou a sua arma em suas mãos. Em seguida efetuou três disparos que atingiu as costas de Alexandre que caiu e morreu no local.
Para o promotor, em nenhum momento a vítima ofendeu os transeuntes ou alguém que estivesse na distribuidora, ou até mesmo apontou sua arma em direção de Paccola. Sendo alvejado pelas costas.
O pedido feito pelo MPE foi feito neste último domingo 12.11, e a defesa do Tenente Marcos Paccola tem o prazo de cinco dias para apresentar as contrarrazões, em seguida será submetida ao Tribunal de Justiça de MT para decidir se o ex-vereador vai ou não a júri popular.
Policial
Policiais civis de MT participam do curso básico de segurança de autoridades
Quinze policiais civis de Mato Grosso participaram do Curso Básico de Segurança de Autoridades, ministrado pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), entre os dias 13 a 17 de abril, em Cuiabá.
Com duração de cinco dias, carga horária de 40 horas, a capacitação é direcionada para a proteção de dignitários e conta com a supervisão pedagógica e certificação da Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol).
Foram abordados temas como planejamento de segurança pessoal; avaliação de riscos e ameaças; rotinas seguras e prevenção; técnicas de escolta; técnicas de fuga; formação de equipe de segurança; procedimentos em eventos públicos; direção defensiva e evasiva; condução segura em situações de risco; dentre outros assuntos.
O treinamento faz parte do plano estratégico de formação continuada, visando aperfeiçoar e instruir servidores que exercem a função de assessores e condutores de viaturas dos diretores da instituição.
O principal objetivo do curso é habilitar e preparar os policiais civis para que possam acompanhar os diretores com mais técnica e de forma diferenciada de atuação profissional, proporcionando um grau maior de segurança para as autoridades.
O Curso Básico de Segurança de Autoridades trabalha a qualificação alinhada com procedimentos empregados pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), a qual possui a atribuição institucional dessa atividade.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Policial6 dias atrásPolícia conclui investigação contra quadrilha que investiu R$ 3,5 milhões em mega-assalto frustrado em Confresa; cerco terminou com 18 mortos
-
Policial6 dias atrásAdolescente de 16 anos é atraído por falsa ligação da namorada, sequestrado em VG, espancado e jogado em praça de Cuiabá em estado grave e encontrado pela família cinco dias depois no Pronto Socorro
-
Estadual5 dias atrásOperação Pentágono desarticula atuação interestadual e responsabiliza envolvidos no ataque em Confresa
-
Cidades6 dias atrásIdosos de 75 e 66 anos são presos em flagrante após assassinato brutal de jovem de 20 anos e tentativa de ocultação do corpo em Tapurah
-
Policial6 dias atrásMotorista de carreta com 50 toneladas de soja diz não saber se moto estava parada ou em movimento em acidente que matou casal na BR-163, Vítimas são identificadas
-
CUIABÁ5 dias atrásHomem é encontrado morto em motel de Cuiabá com sangramento na cabeça; polícia apura circunstâncias
-
Policial4 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de dinheiro na Prefeitura de Livramento operação mira ex-servidora, empresário, secretário e PM
-
CUIABÁ6 dias atrásAbílio Brunini propõe redesenho da zona industrial de Cuiabá e aposta em polo ecoindustrial na Guia para atrair indústrias limpas, VEJA O VÍDEO








