CUIABÁ

Na Câmara, secretário de Cultura destaca grandes ações para o Centro Histórico

Publicados

em

O secretário Municipal de Cultura de Cuiabá, Johnny Everson participou de mais uma reunião da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (CCPH), na Câmara Municipal de Cuiabá. Presidida pelo vereador Cezinha Nascimento, o trabalho visa em alavancar o Centro Histórico de Cuiabá. A perspectiva envolve melhorias na estrutura dos casarões tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional e o aproveitamento desses locais para disseminar a arte e cultura regionais.

A preocupação, segundo Cezinha Nascimento, é não deixar o Centro Histórico abandonado como acontece há muitos anos. “Fiquei muito feliz com essa segunda reunião de Comissão da Cultura. Estamos tratando de pauta importante, que é sobre os casarões abandonados do centro de Cuiabá, e juntos vamos buscar uma solução. O secretário Johnny Everson está estudando algo a médio e longo prazo para ocupar o local e não largar o Centro de Cuiabá abandonado, como ficou há muitos e muitos anos”, destacou o vereador.

É um desejo do prefeito Abilio Brunini de revitalizar o Centro Histórico, do ponto de vista cultural, turístico e, especialmente de tratamento da saúde dessas pessoas que vivem pelo local.

Acompanhando o processo, Johnny Everson diz ter percebido que era uma grande oportunidade de parcerias para entregar o Centro Histórico em condições de ser frequentado, com segurança, ambientes preparados para atender vários interesses da sociedade, seja de consumo de cultura, de passeio turístico, de espaços comerciais, de restaurantes e bares

Leia Também:  Servidora da Câmara é eleita para o Conselho Previdenciário do Cuiabá Prev

“A Rua de Baixo, a Rua do Meio, a Rua de Cima, o Beco do Candieiro, a Igreja do Rosário, a Prainha. Existem muitas ideias já em andamento da nossa Secretaria de Cultura e ter a parceria da Câmara dos Vereadores, por meio dessa Comissão de Cultura, também traz como prioridade esse sonho. Deus está agindo para juntar os bons, as melhores intenções para entregar uma cidade, após esses quatro anos de mandato, que o povo de Cuiabá merece, precisa e que possa gerar muita sustentabilidade. Que não fique apenas em reforma de um casarão ou em um final de semana de apresentações culturais de arte na rua. Mas, de um ciclo de sustentabilidade e que esse Centro Histórico possa ser para o resto dos nossos dias e das novas gerações”, pontuou o secretário.

Entre os futuros projetos que deverão ser implementados pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, está “No Coração de Cuiabá”, que está em fase inicial entre a Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur), vinculada a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso e uma instituição do Terceiro Setor, a Cor de Mato, que prevê a criação de rotas turísticas no Centro Histórico, entre elas, a Rota da Fé, a Rota da Gastronomia, Rota das Praças e Monumentos.

Leia Também:  Baixinha e presidente do TCE fortalecem combate à violência contra mulher

O importante, segundo o parlamenta,r é estar incomodado com a situação e preparar o caminho para atingir o objetivo.

“Precisa dar andamento, ir avançando. Se outra comissão fez ou não fez, se outro secretário fez ou não fez, ou se outros prefeitos fizeram ou não fizeram, mas esta comissão, o povo Cuiabano pode ter certeza, que nós vamos ter sim esse time do começo das ações, não importa quanto conseguiremos concluir, mas eu vou dar a minha parcela de contribuição, como os outros vereadores também vão”. afirmou Cezinha.

Também participaram da reunião a coordenadora da sala da mulher da Câmara Municipal de Cuiabá, Maíra Scardelai, e a secretária de Cultura também da Câmara Municipal de Cuiabá, Rayana Arnuti, além dos vereadores Eduardo Magalhães e Maria Avalone.

#PraCegoVer

A imagem mostra quatro pessoas sentadas em uma mesa de frente para o público, sendo os vereadores Cezinha Nascimento, Eduardo Magalhães e Maria Avalone e o secretário Municipal de Cultura, Johnny Everson. Estão com microfones individuais. Ao fundo da imagem estão as bandeiras do Brasil, do Estado de Mato Grosso e de Cuiabá, demonstrando uma reunião em plenário, na Câmara de Vereadores.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Cuiabá realiza Dia D de vacinação contra influenza com foco em grupos prioritários no dia 25 de abril

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no próximo dia 25 de abril o Dia D de vacinação contra a influenza, com atendimento em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 17h, em todas as regiões da capital, incluindo zonas urbana e rural.

A mobilização tem como foco principal a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, considerados mais vulneráveis às complicações da gripe.

Na rotina, fazem parte do público prioritário crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Já entre os grupos especiais estão puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação), povos indígenas (aldeados ou não, a partir de 6 meses de idade), quilombolas e pessoas em situação de rua.

Também integram esse público trabalhadores da saúde das redes pública e privada, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, além de integrantes das Forças Armadas.

A lista inclui ainda pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbanos e de longo curso), trabalhadores portuários e dos Correios, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca 52 candidatos aprovados para a Educação Muncipal

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas também fazem parte do grupo prioritário, assim como pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Entre essas condições estão doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, além de diabetes, obesidade grave (IMC ≥ 40), pessoas com trissomias, transplantados e pessoas com imunossupressão.

A estratégia adotada pelo município busca garantir proteção antecipada à população mais vulnerável e ampliar a cobertura vacinal, reduzindo o risco de agravamento dos casos e a pressão sobre a rede pública de saúde.

Além da vacinação dos grupos prioritários, a Prefeitura informa que a ampliação da imunização para o público em geral ocorrerá de forma gradual, conforme o envio e a distribuição de doses pelo Ministério da Saúde, seguindo a logística nacional de abastecimento.

A influenza é uma infecção viral aguda com alta capacidade de transmissão e pode evoluir para quadros graves, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. A vacinação é a principal forma de prevenção, contribuindo diretamente para a redução de internações e óbitos.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e carteira de vacinação. Já os grupos prioritários devem apresentar também comprovantes que atestem a condição de inclusão no público-alvo.

Leia Também:  Baixinha e presidente do TCE fortalecem combate à violência contra mulher

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a participação da população é essencial para ampliar a cobertura vacinal e reduzir o impacto das doenças respiratórias na rede pública.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA