EDUCAÇÃO

MEC recebe vice-ministra de Educação Superior de Cuba

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) recebeu nesta quarta-feira, 18 de junho, a visita da vice-ministra de Educação Superior de Cuba, Alicia Alonso Becerra, para debater cooperação acadêmica, pedagógica e científica entre as duas nações. A autoridade foi recebida por representantes da Assessoria Internacional e das secretarias Executiva e Superior do MEC.  

No encontro, foi debatida a implementação da parceria estabelecida entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao MEC, e o Ministério da Educação Superior de Cuba (MES) para promoção de ações conjuntas de pesquisa e ensino pelas universidades brasileiras e cubanas. O acordo foi firmado durante a Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5), ocorrida em Brasília, em 2024. 

Na reunião, o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, afirmou que ainda este ano serão publicados dois editais de cooperação internacional com Cuba, por meio da Capes: um trata da seleção de projetos de pesquisa e outro, de mobilidade de docentes. Os programas devem ter início em 2026. 

Leia Também:  Brasil completa acordos educacionais com países americanos

Há ainda a previsão de publicação, no segundo semestre deste ano, do edital do Programa Cátedra Jorge Amado, criado pela Capes com a finalidade de viabilizar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores nas modalidades cátedra, doutorado sanduíche e pós-doutorado. 

A vice-ministra cubana destacou a parceria entre os dois países e comemorou a notícia de que, em breve, serão publicados os editais.A interação entre Brasil e Cuba é muito importante. Queremos avançar na implementação do acordo que firmamos, o mais rápido possível. Essa é uma magnífica notícia”. A delegação cubana também apresentou temas de colaboração, entre eles, tecnologia, inovação e inteligência artificial. 

Participaram da reunião pelo MEC o secretário de Educação Superior, Marcus David, e o assessor de Assuntos Internacionais, Francisco Figueiredo. 

Cooperação  A educação universitária no território cubano teve início ainda em 1728, quando o país era colônia espanhola. Na pandemia da Covid19, Cuba demonstrou capacidade de pesquisa e desenvolvimento de vacinas muito acima daquela verificada em países de maior poderio econômico. A aproximação interuniversitária é vista como área com potencial para benefícios das duas partes, por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências acadêmicas. 

Leia Também:  Várzea Grande vai ofertar em 2020 mais de 5,5 mil novas vagas na rede pública municipal de educação

 

Assessoria de Comunicação do MEC 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

MEC receberá inscrições do Fies de 14 a 18/7

Publicados

em

Por

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), publicou, nesta quarta-feira, 9 de julho, o Edital nº 16/2025, referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas entre os dias 14 e 18 de julho, exclusivamente, pelo Portal Acesso Único. Neste ano, o MEC está ofertando mais de 112 mil vagas para o Fies, somadas as oportunidades do primeiro e do segundo semestre. 

Os candidatos devem atender a requisitos, prazos e procedimentos dispostos no edital. Poderão se inscrever aqueles que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, tenham obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação. Também é necessário possuir renda bruta familiar mensal per capita de até três salários mínimos.   

Classificação A classificação no processo seletivo do Fies será realizada de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Ela respeitará a seguinte ordem de priorização: 

  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; 

  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado; 

  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; 

Leia Também:  Seminário discute Programa de Atenção Precoce na Infância
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.  

Resultado O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 29 de julho. O candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso/turno/local de oferta/instituição de ensino superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.  

Lista de espera Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação. A pré-seleção ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro 

Todos os inscritos e aqueles que venham a ser pré-selecionados devem ficar atentos aos prazos e aos procedimentos estabelecidos no edital para não perderem as oportunidades de ocupar as vagas ofertadas nessa edição do Fies.    

Confira o cronograma completo do Fies:

.
.

Fies Social – O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) em situação de ativos. No caso de pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social, a contratação do financiamento é integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais. 

Leia Também:  Secretário Alan Porto e diretores de escolas debatem planejamento para o retorno às aulas

Os estudantes pré-selecionados com renda familiar per capita de até meio salário mínimo estão dispensados da comprovação da renda familiar junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas devem comparecer à comissão para validação das demais informações. Caso a CPSA identifique, entre as informações prestadas, discrepância referente à renda familiar declarada, poderá ser exigida a apresentação de documentação complementar para comprovação.  

No caso das vagas destinadas às pessoas com deficiência, independentemente de terem se inscrito para as vagas do Fies Social ou para as demais vagas do Fies, os candidatos deverão comprovar a sua situação por meio de laudo médico, atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).    

Fies –O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC que foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderirem ao programa e possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu    

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA