CUIABÁ
Idosos cadastrados no CCI Padre Firmo participaram de palestra sobre isenção do pagamento do IPTU
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal de Fazenda, promoveu na manhã desta quinta-feira (6), uma palestra no Centro de Convivência de Idosos (CCI) Padre Firmo. O evento foi dedicado a informar aos idosos sobre os seus direitos e os procedimentos necessários para obter descontos ou isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
De acordo com o Código Tributário Municipal (Lei Complementar 043/1997), para obter a isenção do IPTU o contribuinte deve preencher os seguintes requisitos: ser aposentado (a), ou idoso (a), ou viúvo (a); possuir apenas um imóvel cadastrado em seu nome e residir nele; ter renda familiar de até três salários mínimos.
A iniciativa é parte de um esforço contínuo da gestão Emanuel Pinheiro, alicerçada pela primeira-dama, Márcia Pinheiro para assegurar que a população idosa, especialmente aqueles com baixa renda, esteja ciente dos benefícios fiscais disponíveis. A palestra abordou detalhadamente os critérios para a concessão da isenção do IPTU, que é um direito garantido aos idosos acima de 60 anos que se enquadram nas condições estabelecidas pela lei municipal.
Durante a apresentação feita pelo auditor fiscal responsável pelo IPTU, Arnildo Lino dos Santos, além das informações teóricas, foram dadas orientações práticas. Técnicos especializados no assunto estiveram presentes para atender os idosos individualmente, verificando questões específicas e tirando dúvidas dos participantes, como documentos necessários, os prazos para a solicitação e os passos a serem seguidos para efetuar o pedido junto à Secretaria Municipal de Fazenda. “Para os contribuintes aposentados e idosos que já são isentos do IPTU e cujo benefício encerrou em 2023, cuja renovação da isenção esteja prevista para 2024, essas isenções serão renovadas automaticamente mediante sistema informatizado’, lembrou Arnildo.
Responsável pelas ações ofertadas nos centros de convivência, a gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, Jenail Almeida destacou a importância de iniciativas como esta para promover a inclusão social e o bem-estar da população idosa. “Nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos seus direitos de forma clara e simples. Sabemos que muitos idosos podem enfrentar dificuldades para obter essas informações, por isso estamos aqui para orientá-los”, afirmou.
Os idosos presentes demonstraram grande interesse e gratidão pela ação da prefeitura, reconhecendo a relevância de receber informações diretas e precisas sobre os benefícios que podem aliviar suas despesas. “É muito bom saber que temos esse apoio da prefeitura. Agora, sabemos exatamente o que precisamos fazer para solicitar a isenção do IPTU”, comentou Dona Maria, uma das participantes do evento.
A programação se estenderá para as demais unidades de CCI, coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. Para a próxima semana, no dia 11 de junho (terça-feira), a palestra será ministrada no Centro de Convivência Maria Ignês, localizado no bairro CPA III. Já no dia 20, será a vez dos idosos cadastrados no CCI Aidee Pereira, situado no bairro Novo Horizonte, em Cuiabá. E para encerrar, no dia 25 de junho, o encontro acontecerá no CCI João Guerreiro, localizado no bairro Altos do Coxipó. Os encontros ocorrerão sempre no mesmo horário, a partir das 8h.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Cuiabá realiza Dia D de vacinação contra influenza com foco em grupos prioritários no dia 25 de abril
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no próximo dia 25 de abril o Dia D de vacinação contra a influenza, com atendimento em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 17h, em todas as regiões da capital, incluindo zonas urbana e rural.
A mobilização tem como foco principal a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, considerados mais vulneráveis às complicações da gripe.
Na rotina, fazem parte do público prioritário crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
Já entre os grupos especiais estão puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação), povos indígenas (aldeados ou não, a partir de 6 meses de idade), quilombolas e pessoas em situação de rua.
Também integram esse público trabalhadores da saúde das redes pública e privada, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, além de integrantes das Forças Armadas.
A lista inclui ainda pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbanos e de longo curso), trabalhadores portuários e dos Correios, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas também fazem parte do grupo prioritário, assim como pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Entre essas condições estão doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, além de diabetes, obesidade grave (IMC ≥ 40), pessoas com trissomias, transplantados e pessoas com imunossupressão.
A estratégia adotada pelo município busca garantir proteção antecipada à população mais vulnerável e ampliar a cobertura vacinal, reduzindo o risco de agravamento dos casos e a pressão sobre a rede pública de saúde.
Além da vacinação dos grupos prioritários, a Prefeitura informa que a ampliação da imunização para o público em geral ocorrerá de forma gradual, conforme o envio e a distribuição de doses pelo Ministério da Saúde, seguindo a logística nacional de abastecimento.
A influenza é uma infecção viral aguda com alta capacidade de transmissão e pode evoluir para quadros graves, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. A vacinação é a principal forma de prevenção, contribuindo diretamente para a redução de internações e óbitos.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e carteira de vacinação. Já os grupos prioritários devem apresentar também comprovantes que atestem a condição de inclusão no público-alvo.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a participação da população é essencial para ampliar a cobertura vacinal e reduzir o impacto das doenças respiratórias na rede pública.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Policial6 dias atrásPolícia conclui investigação contra quadrilha que investiu R$ 3,5 milhões em mega-assalto frustrado em Confresa; cerco terminou com 18 mortos
-
Policial6 dias atrásAdolescente de 16 anos é atraído por falsa ligação da namorada, sequestrado em VG, espancado e jogado em praça de Cuiabá em estado grave e encontrado pela família cinco dias depois no Pronto Socorro
-
Estadual5 dias atrásOperação Pentágono desarticula atuação interestadual e responsabiliza envolvidos no ataque em Confresa
-
Cidades6 dias atrásIdosos de 75 e 66 anos são presos em flagrante após assassinato brutal de jovem de 20 anos e tentativa de ocultação do corpo em Tapurah
-
Policial6 dias atrásMotorista de carreta com 50 toneladas de soja diz não saber se moto estava parada ou em movimento em acidente que matou casal na BR-163, Vítimas são identificadas
-
Policial7 dias atrás“Estava doidão”, diz ex-companheiro que matou jovem estrangulada com toalha após consumo de cocaína, MDMA e álcool em Sinop, VEJA O VÍDEO
-
CUIABÁ5 dias atrásHomem é encontrado morto em motel de Cuiabá com sangramento na cabeça; polícia apura circunstâncias
-
CUIABÁ6 dias atrásAbílio Brunini propõe redesenho da zona industrial de Cuiabá e aposta em polo ecoindustrial na Guia para atrair indústrias limpas, VEJA O VÍDEO








