Destaque

Governo anuncia instalação de cinco mil câmeras de segurança, E botão do Pânico nas escolas de MT,

Publicados

em

 

JB News

Da Redação

Após as ondas de ataques terroristas em escolas de todo o Brasil, Mato Grosso já se prepara para que este episódio não seja capa dos noticiários, e garante instalar cerca de cinco mil câmeras de segurança, e botão do Pânico para dar mais tranquilidade a professores e alunos da rede estadual. O anuncio foi feito nesta manhã de quarta-feira 12.04.

O governo também garantiu rondas ostensivas da Policia Militar, além de reforço psicossocial para os estudantes e todo o corpo docente.

O secretário de Educação de Mato Grosso, confirmou que as cinco mil câmeras ficarão conectadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

Ainda segundo o secretário o recurso para instalação dos equipamentos será enviado diretamente ao caixa de cada escola responsável pela instalação e manutenção das câmeras.

Disse também que além da Seduc, os professores, diretores e toda a comunidade escolar terão acessos às imagens.

O secretário de Segurança Pública, Coronel da PM Cezar Augusto Roveri, destacou que será necessário que todas a unidades escolares adotem a medida afim de sanar a crise e dar mais segurança aos alunos e professores, e principalmente para as famílias. Afirmou ainda que todas unidades trão monitoramento em tempo real, e que os acesso as as imagens será através do Programa Vigia Mais MT. Comuicou também que todas as ações implementadas nas escolas estaduais poderao ser implementadas também nas escolas particulares.

Leia Também:  Deputado Max Russi destaca ano produtivo na ALMT, e antecipação de salários dos servidores

Disse também que intensificará as rondas pelas ruas das cidades no interior do estado, e que em qualquer local que policia abordar um cidadão e que caso ele estiver com qualquer tipo de arma seja ela branca ou não, será encaminhado direto para delegacia.

“Estamos reforçando o policiamento inclusive nas escolas, e os comandos regionais da PM estão sendo orientados a dar total atenção nas unidades escolares”. Destacou.

Desse total, cerca de 1,1 mil câmeras serão instaladas nas escolas de Cuiabá e Várzea Grande já nos próximos 60 dias.

Foi apresentado durante o evento outras medidas que prometem dar mais segurança para a comunidade escolar, entre elas uma central de atendimento via WhatsApp, ronda ostensiva policial, ampliação de cultura de paz nas escolas, e fechamento dos portões e acesso somente a funcionários e estudantes de cada unidade, os pais terão que agendar horário para atendimento.

As medidas estão sendo anunciadas após a morte de quatro crianças na Creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau Santa Catarina, e da morte da professora Elisabete Tenreiro de 71 anos na escola estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, zona Oeste de São Paulo. Ela foi morta por um aluno de 13 anos, outras quatro pessoas ficaram feridas.

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para o Miss Cuiabá/Mato Grosso Plus Size 2020

Em MT a Policia Civil identificou um aluno de 18 anos que criou um perfil falso nas redes sociais para ameaçar os alunos e professores da cidade de Arenápolis. Um outro caso aconteceu na cidade de Ipiranga do Norte, em Sorriso e em Nova Xavantina.

Em Cuiabá nesta ultima terça feira 11.04, outros três adolescentes foram apreendidos por tentar espalhar pânico soltando bobinhas no pátio de uma escola no bairro CPA3.

COMENTE ABAIXO:

Destaque

Desembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher

Publicados

em

Por

JB News

Da redação

A desembargadora Maria Erotides Kneip, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), será homenageada, nesta quinta-feira (16), com o Diploma Bertha Lutz, uma das mais importantes honrarias do país voltadas à defesa dos direitos das mulheres. A entrega será realizada pela senadora Margareth Buzetti.

A premiação reconhece personalidades que se destacam na promoção da equidade de gênero e na defesa dos direitos femininos em diversas áreas de atuação. Em 2016, 15 pessoas serão homenageadas.

No caso da magistrada mato-grossense, o reconhecimento está diretamente ligado à sua atuação à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT).

À frente da Cemulher, Maria Erotides tem liderado iniciativas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência doméstica, com foco na articulação institucional, fortalecimento da rede de proteção e desenvolvimento de políticas públicas voltadas à segurança e à autonomia das mulheres.

Entre as ações, destacam-se o número de Redes de Enfrentamento, que atingiu a marca de 103 instaladas, campanhas educativas, como “A Escola Ensina, a Mulher Agradece”; capacitações e o incentivo a projetos que promovem a responsabilização de agressores, a exemplo dos Grupos Reflexivos e o acolhimento de vítimas, por meio de iniciativas como o Núcleo Thays Machado.

Leia Também:  STF cobra explicações sobre "vale-peru" de R$ 10 mil pago a juízes e servidores em MT

O Diploma Bertha Lutz leva o nome da bióloga e advogada paulista Bertha Maria Julia Lutz, uma das principais referências do feminismo no Brasil. Pioneira na luta pelos direitos políticos das mulheres, ela foi uma das responsáveis pela conquista do direito ao voto feminino no país, oficializado em 1933. Também teve atuação marcante na educação e na inserção das mulheres no serviço público.

Ao receber a honraria, a desembargadora Maria Erotides passa a integrar um grupo de personalidades reconhecidas nacionalmente pela contribuição efetiva na promoção dos direitos das mulheres, destacando o papel do Judiciário mato-grossense no enfrentamento à violência de gênero.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA