CUIABÁ

Conferência Municipal de Assistência Social foca nos 20 anos do SUAS

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão deu início, na manhã desta terça-feira (17), à 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cuiabá. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento está sendo realizado no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), localizado na Avenida Beira Rio, 3001, no bairro Jardim Europa.

A conferência reúne profissionais da rede socioassistencial, gestores públicos, conselheiros e a sociedade civil, com o objetivo de avaliar e propor diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município.

“Esse é um momento de escuta e construção coletiva. Estamos celebrando duas décadas de um sistema que garantiu avanços importantes na proteção social, mas que ainda enfrenta desafios. Precisamos defender o SUAS com responsabilidade e união”, destacou a secretária Hélida Vilela durante a abertura oficial.

A programação desta terça começou com credenciamento e apresentação cultural, seguida por palestra do gerente de Atenção Básica Geovane Tomazzi, que abordou os avanços e desafios da política de assistência social em Cuiabá. Em seguida, Silvia Aline Ferreira, da Pia Sociedade de São Paulo (PAULUS), conduziu um painel sobre os 20 anos do SUAS.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro e primeira-dama Márcia Pinheiro lamentam falecimento da 'Tia Lulu'

Nesta tarde, participantes se dividiram em cinco mesas simultâneas com temas como acesso equitativo aos serviços, gestão descentralizada, proteção social e sustentabilidade financeira. O encerramento está previsto para às 17h.

A conferência segue nesta quarta-feira (18), com a consolidação de propostas e eleição dos delegados que representarão Cuiabá na conferência estadual.

#PraCegoVer

Na imagem principal está a secretária Hélida no primeiro plano com um microfone discursando e abrindo oficialmente os trabalhos da 15ª Conferência do SUAS. Ao fundo estão dezenas de servidores ouvindo atentamente as palavras da representante do poder executivo municipal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Comissão de Educação da Câmara de Cuiabá delibera sobre projetos e recebe Técnicas de Desenvolvimento Infantil

Publicados

em

Por

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp
Durante a 3ª reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira (09), a Comissão de Educação (CE) da Câmara Municipal de Cuiabá deliberou sobre três projetos de lei voltados à área educacional e recebeu representantes das Técnicas de Desenvolvimento Infantil (TDIs), que reivindicam a mudança de nomenclatura do cargo para “Professoras de Desenvolvimento Infantil”.
A reunião foi presidida pela vereadora Michelly Alencar (União Brasil) e contou com a presença do vereador Mário Nadaf (PV). O presidente da comissão, vereador Daniel Monteiro (Republicanos), esteve ausente.
Rosilene Soares, presidente do Sindicato das Técnicas de Desenvolvimento Infantil (SINDTDI), defendeu que a alteração na sigla é uma forma de reconhecimento profissional.
“Já exercemos o ato de cuidar e educar. O que está errado é a nossa sigla. É preciso trocar o ‘T’ pelo ‘P’, para sermos referidas como Professoras de Desenvolvimento Infantil, que é o que realmente somos. Estamos anexando à Lei Orgânica todos os nossos anseios em relação à mudança da nomenclatura, que representa o reconhecimento jurídico do cargo. Trata-se de uma questão de identidade, valorização e reconhecimento da categoria”, afirmou.
A vereadora Michelly Alencar ressaltou a importância de dialogar com a categoria e lembrou que a demanda não é recente, tendo sido formalizada por meio de um projeto apresentado em 2019.
“As TDIs já vêm pleiteando essa mudança há anos. O projeto mencionado pelo vereador Mário Nadaf é de fevereiro de 2019. Essa conquista está próxima e, em breve, o Executivo deve enviar a proposta à Câmara. Hoje deliberamos sobre três projetos importantes para a educação, um de minha autoria, outro do vereador Ilde Taques e outro da presidente da Casa, vereadora Paula Calil, além de ouvirmos a Rose, representante das TDIs. É extremamente importante saber que esta comissão é ativa e está sempre dando retorno à população”, concluiu.
Projetos com parecer favorável
Durante a reunião, foram aprovados pareceres favoráveis a três projetos:
Projeto da vereadora Michelly Alencar: dispõe sobre a inclusão de mensagens educativas nos livros, cadernos e demais materiais didáticos fornecidos pelo poder público municipal, contendo informações e o número para denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Projeto da vereadora Paula Calil (PL): institui um programa de incentivo ao escotismo nas escolas municipais, com o objetivo de promover valores éticos, cívicos e habilidades de liderança entre os estudantes.
Projeto do vereador Ilde Taques (PSB): cria a Política Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Uso Adequado da Internet e das Redes Sociais nas escolas públicas municipais de ensino fundamental.
Agora, os três projetos seguem para votação em plenário na próxima Sessão Ordinária.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Avenida Gonçalo Antunes de Barros recebe operação tapa-buraco

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA