AGRONEGÓCIOS
CNA pede investigação contra boicote francês à carne do Brasil

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou nesta terça-feira (27.05) uma petição formal à Comissão Europeia, em Bruxelas, pedindo a abertura de uma investigação contra quatro grandes redes de supermercados da França por supostas práticas anticoncorrenciais contra produtos brasileiros, especialmente a carne.
O pedido se refere a declarações feitas em novembro de 2024 por Carrefour, Les Mousquetaires, E. Leclerc e Coopérative U (relembre aqui). As redes anunciaram que deixariam de vender carne proveniente do Mercosul, alegando preocupações ambientais e sanitárias. Juntas, elas controlam 75% do mercado varejista francês.
Segundo a CNA, os anúncios foram coordenados e levantaram “preocupações infundadas” sobre a segurança e a qualidade da carne brasileira — apesar de o produto atender integralmente aos padrões europeus de segurança alimentar. A entidade alega que a conduta pode ter violado as regras de concorrência da União Europeia ao restringir o acesso de fornecedores do Brasil e do Mercosul ao mercado europeu.
O documento apresentado pela CNA pede uma investigação formal, retratações públicas, sanções financeiras proporcionais e o fim das práticas de boicote. A entidade também aponta que o episódio pode ter prejudicado as negociações do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, ao enfraquecer o papel da Comissão Europeia como mediadora.
A origem da crise remonta a uma publicação feita pelo presidente do Carrefour, Alexandre Bompard, em uma rede social. Ele afirmou que a rede deixaria de comercializar carne importada do Mercosul. A declaração foi seguida por manifestações semelhantes de outras varejistas. No Brasil, a reação foi rápida: frigoríficos suspenderam entregas ao grupo Carrefour, incluindo lojas do Atacadão e do Sam’s Club.
Após a repercussão negativa, o embaixador francês em Brasília intercedeu e, no fim de novembro, o Carrefour enviou uma carta de retratação ao Ministério da Agricultura brasileiro.
A CNA afirma ter “preocupações legítimas” com o impacto das ações francesas sobre os esforços para ampliar a abertura comercial entre os blocos e defende que medidas como essa ferem o espírito de competitividade e cooperação que o acordo UE-Mercosul busca estabelecer.
Fonte: Pensar Agro

AGRONEGÓCIOS
Famato cria parceria com cartunista Mauricio de Souza para desmitificar imagem negativa do agronegócio e combater o êxodo rural: Assista

JB News
Por Nayara Cristina
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato ), lançou nesta quarta-feira 18.06, a primeira parceria com o MSP Estúdios, lider na indústria criativa brasileira ,que leva a assinatura dos personagens criados por Maurício de Souza.
A inciativa irá produzir revistas em quadrinhos e vídeos para internet do personagem Chico Bento, com matérias educativos relacionados ao agronegócio mato-grossense.
A ideia e levar para as novas gerações através de um personagem criado por Maurício de Souza a educação rural, e as verdades sobre a produção de alimentos e a vida no campo.
No lançamento estava além de varias lideranças do setor produtivo, boa parte da imprensa, e os representantes executivos da MSP Estúdios , Fábio Junqueira, e Rodrigo Paiva, que fez um retorica sobre o personagem Chico Bento durante o evento.
Para Junqueira a escolha de Chivo como personagem da campanha é um gesto representativo e impactante por conta da sua representatividade como menino simples do campo, observador, e cheio de sabedoria popular.
A MSP, possui em sua trajetória cerca de mais de 1 bilhão de revistas vendidas. E se mantem como uma das gigantes, do entretenimento nacional. Ocupando entre o 5º lugar entre os canais infantis You Tube Brasil. Com mais de 15, 6 bilhões de visualizações.
Para o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, “Essa é a oportunidade de fazer com que o agronegócio seja compreendido pela sociedade”.
Para o presidente, “Essa geração que irá construir o futuro, e ela precisa ter acesso sobre a verdade do campo”
“Primeiro a visão que tivemos do Chico Bento é a conexão, por sempre defender a sustentabilidade a legalidade. E trouxe a nós uma certa curiosidade em saber qual a possibilidade da empresa nos ajudar a fazer o trabalho tanto no meio rural quanto urbano.
Segundo Valmondes, é necessário fazer uma mudança nos paradigmas, e divulgação da imagem do campo. “Nada melhor que um personagem que fala a língua de todos nós”.
Disse ainda que Famato tem a responsabilidade de mostrar para as pessoas, e principalmente para os filhos dos produtores rurais que vivem no campo que a atividade rural é além de oportunidade a possibilidade de qualidade de vida, e o combate ao êxodo rural.
“Esse é tema que a gente tem a responsabilidade e a preocupação de mostrar para o nosso publico jovem , principalmente para os nosso filhos do campo, que o campo hoje é um meio de oportunidade. E todos nos sabemos a importância que é a atividade rural . Uma atividade que usa as ferramentas como o próprio centro urbano usa, de alta performance, em tecnologia e sempre inovando. Nós não temos dificuldades hoje mais para mostrar isso. E a própria família hoje como os filhos já entenderam isso. O valor que ele tem na mão que é um patrimônio familiar”.
Segundo o presidente, em Mato Grosso mudou o conceito das famílias estarem voltadas para sua própria atividade familiar. “Os filhos vem capacitar, se gradua e após isso estão retornando para suas atividades”. Comentou.
Vilmondes ainda comentou sobre o inicio da parceria com Mauricio de Souza. “Ele ficou muito feliz quando conseguimos finalizar o projeto, até poque também é uma coisa nova para eles”. Destacou.
Disse ainda que existe uma grande possibilidade da revista ser rodada, e distribuída em todo o Brasil. “O alcance deles é muito grande, e não será apenas em Mato Grosso. Ë uma oportunidade de desmitificar e acabar com a imagem negativa que tem do Agronegócio. E mostrar que o produtor rural ele é cumpridor da legislação e da obrigação e tem a responsabilidade do que ele faz dentro da sua propriedade. Destacou o presidente.
Veja a entrevista completa:
-
Cidades4 dias atrás
Escândalo em MT: Polícia aponta desvio de R$ 28 milhões em emendas com envolvimento de deputados e autoridades
-
CUIABÁ4 dias atrás
Comissão da Câmara de Cuiabá emite parecer favorável a projeto que garante vaga para irmãos de crianças com deficiência na mesma escola
-
Policial5 dias atrás
Mulher mata companheiro a facadas após discussão por ciúmes
-
Policial7 dias atrás
Polícia Civil prende fornecedor de drogas e apreende menor que atuava com lojista do tráfico
-
Cidades7 dias atrás
Tragédia na Rodovia dos Imigrantes: ultrapassagem termina em colisão e tira a vida de casal de idosos e bebé
-
Policial5 dias atrás
Mentira desmascarada: Homem é preso por matar esposa e tentar culpar facção
-
Policial5 dias atrás
Militares disfarçados de Policiais Civis são alvo de operação após roubo de caminhonete no interior de MT
-
Turismo7 dias atrás
Apoiado pelo Ministério do Turismo, Parárraiá 2025 é aberto com shows gratuitos e grandes atrações