Economia
A geração Z quer mais dos influenciadores digitais
Por Paulo Silvestre Jr.
O Brasil é o paraíso dos influenciadores digitais. Tanto que esse trabalho se tornou o “sonho” de uma multidão de jovens. Mas esses mesmos jovens começam a ter uma visão mais crítica sobre esses profissionais, e isso é uma excelente notícia! Os posts vazios e “fofos” ainda têm força, mas a Geração Z começa a querer mais influenciadores que sejam especialistas em algo, que indiquem apenas produtos que realmente usem e que lhes ensinem algo novo.
Em junho, a consultoria Nielsen, divulgou um estudo que indicou que o Brasil é o segundo país do mundo em influenciadores, quase empatando com os EUA. Já existiam por aqui cerca de 500 mil influenciadores, mais que o total de dentistas (374 mil) e engenheiros civis (455 mil) e o mesmo que médicos (502 mil).
Para o estudo, “influenciador” é qualquer um que tenha mais de 10 mil seguidores. Não quer dizer que influenciem alguém de fato, especialmente a comprar algo. A própria Nielsen indicou que, 58% das mulheres e 76% dos homens que seguem influenciadores nunca compraram nada apresentado por eles, porque 66% não confiavam no que eles dizem.
E aí reside a mudança que a Geração Z está promovendo. Essa é uma das conclusões de outra pesquisa internacional, essa feita pela consultoria Edelman e divulgada no final de setembro. Batizada de “A nova dinâmica da influência”, ela mostra que esses jovens podem até ser fãs, mas não colocam seus ídolos em pedestais. Pelo contrário, como conhecem o cotidiano desses criadores de conteúdo, percebem facilmente quando a mensagem tenta apenas promover um produto.
As empresas precisam, portanto, ficar atentas a quem contratam para levar suas mensagens para as redes. Isso fica ainda mais importante porque o levantamento da Edelman também demonstra que a mesma Geração Z espera das companhias mais sinceridade, transparência e até que assumam a solução de problemas da sociedade, indo muito além de seus próprios produtos. As que conseguirem demonstrar que estão fazendo isso são premiadas com mais clientes e uma base mais fidelizada e que compra mais.
Para conhecer outras conclusões do estudo “A nova dinâmica da influência” e entender melhor essa nova relação entre o público e os influenciadores e entre o público e as empresas, convido você a assistir ao vídeo da minha Pílula de Cultura Digital dessa semana.
Economia
Mato Grosso passa a integrar rede internacional com inauguração da Câmara de Comércio Italiana
PONTE ECONÔMICA
por Sandra Costa
Delegação da ITALCAM é instalada em Cuiabá e consolida ponte econômica entre o Estado e a Itália
Cuiabá (MT) – No próximo dia 4 de maio de 2026, Mato Grosso dará um passo histórico em sua estratégia de internacionalização econômica com a inauguração oficial da Delegação Mato Grosso da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM). A instalação consolida a presença institucional permanente da rede italiana no Estado e posiciona Mato Grosso no eixo das relações comerciais entre Brasil e Europa.
A programação contará com dois momentos centrais: a inauguração oficial da sede ITALCAM/MT, às 16h, na rua Polônia, nº 75, bairro Santa Rosa, em Cuiabá e o Seminário Internacional Brasil–Itália, às 19h, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT).
A cerimônia reunirá autoridades estaduais e municipais, representantes do setor produtivo e dirigentes internacionais, entre eles o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, o presidente da ITALCAM, Graziano Messana, e o Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara.
Ponte estratégica entre produção e inovação
A instalação da Delegação Mato Grosso representa a consolidação de uma ponte econômica estruturada para promover negócios, investimentos, inovação tecnológica e cooperação institucional entre o Estado e a Itália.
“Mato Grosso é hoje uma potência produtiva global em agroindústria, energia, mineração e logística. A presença da ITALCAM fortalece a conexão desse potencial com o mercado europeu, ampliando oportunidades de investimentos, parcerias tecnológicas e inserção internacional das empresas locais”, destaca o delegado regional da ITALCAM/MT, André Luiz Schelini.
Para o conselheiro da ITALCAM/MT, Jandir José Milan, a instalação da Delegação simboliza um avanço estratégico para o ambiente empresarial do Estado. “Mato Grosso alcançou uma escala produtiva que exige presença estruturada nos principais mercados internacionais. A ITALCAM nasce como instrumento concreto de geração de oportunidades, atração de investimentos e fortalecimento da competitividade das nossas cadeias produtivas.”
Segundo Milan, a iniciativa amplia o horizonte empresarial local. “Estamos consolidando uma plataforma permanente de conexão entre o setor produtivo mato-grossense e o ambiente empresarial europeu, promovendo acesso à tecnologia, inovação industrial e novas possibilidades de agregação de valor à produção estadual.”
Seminário Internacional e assinatura de Memorandos de Entendimento
O Seminário Internacional Brasil–Itália reunirá especialistas convidados para debater o Brasil como destino de investimentos e as perspectivas do Acordo Mercosul–União Europeia.
Durante o evento, será realizada a assinatura de Memorandos de Entendimento (MoUs) com prefeituras e entidades representativas, formalizando uma agenda estruturada de cooperação internacional voltada à promoção econômica e ao fortalecimento dos territórios estratégicos do Estado.
Marco para a internacionalização do Estado
A criação da Delegação ITALCAM/MT insere Mato Grosso em uma rede global presente em mais de 50 países, ampliando sua presença internacional e consolidando sua posição como protagonista nas novas dinâmicas do comércio exterior.
A frase que eterniza a inauguração sintetiza o propósito da iniciativa: “Aqui se consolida a ponte econômica entre Mato Grosso e a Itália para promoção internacional dos negócios.”
Serviço:
O quê: Inauguração da Delegação Mato Grosso da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM
Quando: 04 de maio de 2026
Onde: Cuiabá – MT
-
Policial6 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de dinheiro na Prefeitura de Livramento operação mira ex-servidora, empresário, secretário e PM
-
Economia6 dias atrásEm Cuiabá, Aldo Rebelo critica alta de gastos e impostos por parte do governo federal e diz que Brasil trava seu potencial de crescimento, VEJA O VÍDEO
-
Economia6 dias atrásEm Cuiabá, Meirelles faz alerta duro sobre guerra, dólar e gastos públicos, defende industrialização como saída para blindar o Brasil “Mato Grosso é o eixo estratégico”
-
CUIABÁ7 dias atrásPaula Calil diz que Plano Diretor de Abilio segue modelo “estilo Curitiba”, mas alerta: Cuiabá não tem o mesmo clima, transporte de qualidade, estrutura para levar polo ecoindustrial à Guia
-
Destaque4 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Destaque5 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Cidades3 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA3 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande









