Eleições 2020

Pesquisa CNN mostra empate técnico entre Abílio Jr. e Emanuel Pinheiro

Publicados

em

JB News

Pesquisa para prefeito divulgada pelo instituto RealTime Big Data/CNN Brasil nesta sexta-feira (06.11), os candidatos Abílio Júnior (Podemos), 28% e o atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), 25%, têm empate técnico na disputa para a Prefeitura de Cuiabá (MT). A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de identificação MT08387/2020.
Foram entrevistadas 1.050 pessoas, por telefone (entrevistadores humanos), entre os dias 3 e 4 de novembro. O nível de confiança é de 95%. Isto significa que se a mesma pesquisa fosse feita 100 vezes, o resultado seria o mesmo, dentro da margem de erro, em 95.
Em seguida estão os seguintes candidatos: Gisela Simona (PROS), 18%, Roberto França (Patriota), 14%, Julier Sebastião (PT), 3%, Aécio Rodrigues (PSL) e Paulo Henrique Grando (Novo) com 1% cada. O candidato Gilberto Lopes (PSOL) não pontuou.

Pesquisa estimulada
Abílio Júnior (Podemos): 28%
Emanuel Pinheiro (MDB): 25%
Gisela Simona (PROS): 18%
Roberto França (Patriota): 14%
Julier Sebastião (PT): 3%
Aécio Rodrigues (PSL): 1%
Paulo Henrique Grando (Novo): 1%
Nulo/branco: 7%
Não sabe: 3%
Gilberto Lopes (PSOL): não pontuou

Leia Também:  Mauro Mendes anuncia aumento de subsídio habitacional para até R$ 35 mil em cidades pequenas de MT

A pesquisa, amostral, é representativa da população do município com 16 anos ou mais. Ou seja: os entrevistados seguem um padrão semelhante ao da população total, respeitando-se a proporção por idade, região geográfica e sexo.

Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando se pergunta o candidato favorito do entrevistado sem apresentar uma lista de opções, Abílio Júnior (Podemos), 11%, e Emanuel Pinheiro (MDB), 10%, também estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de três pontos para mais ou para menos.
Em seguida estão Gisela Simona (PROS), com 6%, Roberto França (Patriota), com 5%,  Julier Sebastião (PT) e  Aécio Rodrigues (PSL), ambos com 1%.
Outros nomes foram citados por 1%; 17% responderam nulo/branco e 48% não souberam responder a pesquisa espontânea.

Espontânea
Abílio Júnior (Podemos): 11%
Emanuel Pinheiro (MDB): 10%
Gisela Simona (PROS): 6%
Roberto França (Patriota): 5%
Julier Sebastião (PT): 1%
Aécio Rodrigues (PSL): 1%
Outros: 1%
Nulo/branco: 17%
Não sabe: 48%

Rejeição
O candidato Emanuel Pinheiro (MDB) lidera a lista de rejeição, ou seja, de candidatos em que o entrevistado disse que não votaria. Nesta pergunta os entrevistados poderiam escolher quantas opções quisessem. A lista mostra a variação de pontos porcentuais entre a pesquisa anterior e a atual:
Emanuel Pinheiro (MDB): 44%
Roberto França (Patriota): 33%
Abílio Júnior (Podemos): 32%
Julier Sebastião (PT): 25%
Gisela Simona (PROS): 12%
Aécio Rodrigues (PSL): 8%
Gilberto Lopes (PSOL): 8%
Paulo Henrique Grando (Novo): 7%

COMENTE ABAIXO:

Eleições 2020

Prazo para eleitor justificar ausência ao 2º turno termina hoje

Publicados

em

Por

ELEIÇÕES 2020

JB News

Por Denise Niederauer

Termina na nesta quinta-feira (28.01) o prazo de 60 dias para que o eleitor justifique a ausência às urnas nas localidades onde houve segundo turno para prefeito e vice-prefeito nas Eleições 2020.

 

O cidadão que não compareceu à urna deve apresentar justificativa fundamentada, com o motivo que o impediu de votar.

 

A justificativa pode ser apresentada nos cartórios eleitorais, pelo Sistema Justifica ou pelo aplicativo e-Título. O cidadão pode baixar o app no Google Play ou na App Store.

 

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, muitos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) optaram pelo atendimento de maneira virtual, que também pode ser feito pela ferramenta Título Net, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A medida busca evitar aglomerações nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral.

No dia 14 de janeiro encerrou o prazo para que o eleitor justificasse a ausência à urna no primeiro turno, realizado no dia 15 de novembro. De acordo com os dados do TSE, cerca de oito milhões de eleitores apresentaram justificativa por não comparecerem para votar no primeiro turno do pleito.

Leia Também:  Pesquisa do IBOPE mostra empate entre Abilio e Emanuel Pinheiro

 

Como fazer:👇

A justificativa pode ser feita pelo Sistema Justifica, no qual o eleitor deve preencher o “requerimento de justificativa” e informar os dados pessoais exatamente como registrados no cadastro eleitoral, declarar a razão da ausência à urna e anexar documentação comprobatória digitalizada.

 

Com o campo preenchido corretamente, será gerado um código de protocolo para acompanhamento, que será transmitido à zona eleitoral a que o eleitor pertence, para que seja examinado pelo juiz competente.

O eleitor será notificado da decisão ou poderá consultar a situação também pelo Sistema Justifica.

No caso de justificativa presencial, o eleitor deve entregar o requerimento em qualquer cartório eleitoral ou enviar por via postal ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito. Além do formulário, deve apresentar documentação que comprove os motivos alegados para justificar a ausência.

Consequências:👇

Na última quinta-feira (21.01), o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, suspendeu, por meio da Resolução TSE nº 23.637, as consequências previstas no artigo 7º do Código Eleitoral para os eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não apresentaram justificativa eleitoral ou não pagaram a respectiva multa. A resolução deverá ainda ser referendada pelo Plenário do Tribunal após o recesso forense.

Leia Também:  Flávio Frical diz que não irá privatizar o DAE e promete acabar com cabides de empregos no sistema público de Várzea Grande

 

A resolução suspendeu os seguintes efeitos: o impedimento de o eleitor obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e receber remuneração de função ou emprego público.

A medida vale enquanto permanecer vigente o plantão extraordinário previsto pela Resolução TSE nº 23.615/2020 para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

Com informações do TSE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA