Cidades

35 municípios de MT podem voltar a ser distritos diz presidente do TCE Sérgio Ricardo

Publicados

em

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT),  Sérgio Ricardo, falou em entrevista, que cerca de 35 municípios de Mato Grosso podem voltar a ser distritos em suas regiões.

Segundo Sergio Ricardo, os municípios são pobres a sua arrecadação é pífia e não se sustentam. Por conta disso eles não conseguem manter .

“Em Mato Grosso, tem 35 munícipios que podem voltar a ser distritos, porque não conseguem caminhar com as próprias pernas. É um ou outro município que consegue sobreviver com a própria arrecadação”. Destacou

A redação do JB News procurou saber quais são os municípios que enfrentam essas dificuldades financeiras. Mas a assessoria do TCE nos informou, que ainda não tem em mão o relatório apontando quais são os respectivos municípios.

Mas o conselheiro comentou sobre a situação da cidade de Araguainha que a 10 anos atras tinha  1.400 habitantes ,e na atualidade possui cerca de 900. O último censo do IBGE em 2022, apontou que Araguainha tinha cerca de 1.010 habitantes. Com o PIB per capta de 24.264,07. Localizado a 436 quilômetros de Cuiabá, sua história de povoação deu início na década de 1940 com atividades garimpeiras. é considerado o terceiro menor município do Brasil.

Leia Também:  Instituído pelo TCE-MT, primeiro Código de Processo de Controle Externo do Brasil é sancionado

Sérgio Ricardo reforçou também  que existem estudos que comprovam que  cerca de 1.500 municípios brasileiros vivem com a mesma dificuldade em se manter.

 

COMENTE ABAIXO:

Cidades

Conselheiro Sérgio Ricardo inicia série de visitas técnicas em busca de soluções para combater desigualdades regionais de MT

Publicados

em

Por

 

Com o objetivo de ampliar diálogos, identificar potencialidades e reduzir desigualdades regionais, o presidente eleito do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, deu início a uma série de visitas técnicas pelos municípios do estado. Nesta sexta-feira (1°), ao chegar no primeiro destino, Primavera do Leste (240 km de Cuiabá), ele destacou o papel do órgão na superação de obstáculos enfrentados pelos fiscalizados.

“Visitamos hoje um modelo de gestão, que é Primavera do Leste. Uma cidade de 37 anos, que é planejada, que pensa na qualidade de vida da população. Uma cidade com gestão exemplar e que realiza investimentos pensando no cidadão. Esse é um exemplo que temos que levar para os outros municípios. Observamos uma cidade planejada, com muitas indústrias chegando, com geração de emprego e qualidade de vida e é isso que queremos para todo o estado”, declarou o conselheiro.

Para Sérgio Ricardo, Mato Grosso pode oferecer iguais oportunidades de crescimento para todos. “Isso se consegue com saúde, educação e segurança de qualidade, e, sobretudo, com possibilidade de emprego. O Tribunal trabalha cobrando e orientando políticas públicas para que, um dia, todos os municípios possam ser como Primavera do Leste”, explicou.

Leia Também:  Secretário se reúne com vice-presidente para tratar sobre tecnologia, inovação e educação profissional

A visita foi motivada por convite do prefeito, Leonardo Bortolin, e do vice-prefeito, Ademir Ortiz de Goes, e contou ainda com as presenças dos gestores de Santo Antônio do Leste, José Arimatéia, Torixoréu, Thiago Timo, e de Barão de Melgaço, Margareth Silva, além do deputado federal Juarez Costa, dos comandantes das forças de segurança, empresários e secretários municipais.

Na ocasião, Sérgio Ricardo conheceu projetos como a “Sala do Futuro”, na Escola Municipal 13 de Maio, a Biblioteca Municipal, no Bairro Primavera III, o Anfiteatro e a Orla do Lago, todos voltados ao desenvolvimento e lazer. A “Sala do Futuro” é equipada com tecnologias de última geração e outras deverão ser instaladas em toda a rede municipal.

Jaime Fortes/Ascom Primavera do Leste

Diante do intercâmbio, Sérgio Ricardo salientou que o trabalho se estenderá aos dez municípios com maior índice de desenvolvimento do estado e aos dez com os menores índices. “Também visitaremos outros municípios que não tem o mesmo desenvolvimento que aqui. Essa troca de informação entre as gestões vai fazer com que chegue um momento em que não tenhamos mais essas desigualdades.”

Leia Também:  Chapada vai manter as festas de fim de ano mesmo com o surto da Gripe afirma prefeito

Para Leonardo Bortolin, que é presidente eleito da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a proposta é inovadora. “Mato Grosso é um estado incrível e de inúmeras possibilidades. Viajei por todas as cidades e acredito que a proposta do conselheiro de conhecer as realidades dos municípios será imensamente benéfica. Isto porque, com o auxílio do Tribunal de Contas, poderemos ajudar no desenvolvimento do estado e mostrar a sua verdadeira força e capacidade.”

Em diálogo com os presentes, o conselheiro falou ainda sobre a importância da sustentabilidade e equilíbrio fiscal dos municípios, foco do Programa de Sustentabilidade e Desenvolvimento do TCE-MT.

“O objetivo é que, sob orientação do Tribunal de Contas, os municípios desenvolvam ações e políticas públicas que os tornem menos dependentes dos repasses federais e estaduais. Isso é política de estado, esse é um Programa de estado. Há necessidade urgente de repensar as políticas públicas para que os governos despertem as vocações de cada município e os possibilitem crescer”, concluiu.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA