Cidades

Vídeo registra momento em que pavilhão da COP30 é tomado pelo fogo

Publicados

em

Ana Paula Figueiredo

Trabalhos da conferência foram temporariamente interrompidos; origem do incêndio ainda é investigada

Um incêndio atingiu um pavilhão na Zona Azul da COP30 em Belém nesta quinta-feira (20), pouco depois das 14h. Um vídeo gravado dentro do local mostra o início das chamas, que rapidamente se espalharam pelo teto do estande.

O fogo foi controlado em cerca de 30 minutos e ninguém ficou ferido. Todas as pessoas presentes foram evacuadas, e os trabalhos da conferência foram temporariamente suspensos.

O governador do Pará, Helder Barbalho, informou que as equipes trabalham com duas hipóteses iniciais: falha em um gerador ou curto-circuito no estande.

O pavilhão abriga estandes de delegações nacionais e organizações internacionais, funcionando como espaço para apresentações de projetos, debates e atividades paralelas da agenda climática. Ali não atuam negociadores formais, mas observadores, técnicos e instituições parceiras, incluindo ONU e OTCA.

Na semana passada, a ONU já havia enviado uma carta ao governo brasileiro destacando falhas de segurança e problemas estruturais na COP30, após tentativa de invasão que deixou feridos e causou danos. Entre os problemas apontados estavam portas sem monitoramento, contingente de segurança insuficiente e ausência de resposta rápida das forças federais e estaduais. Também foram relatados problemas de infraestrutura, como calor excessivo, falhas de climatização, infiltrações e riscos relacionados à proximidade de água com instalações elétricas.

Leia Também:  Tenista nível Future vence Copa Cuiabá Tênis Clube

A UNFCCC, órgão da ONU responsável pelo evento, informou que os bombeiros realizavam checagem de segurança e que uma atualização sobre o incidente será divulgada em breve.

Veja o vídeo 

COMENTE ABAIXO:

Cidades

Prefeita de Jaciara tem contas aprovadas pelo TCE-MT e MPC

Publicados

em

Por

EXERCÍCIO 2024

JB News

Da redação

_A aprovação indica que o Executivo Municipal cumpriu satisfatoriamente os critérios fundamentais e os índices legais estabelecidos pela Corte._

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e o Ministério Público de Contas (MPC-MT), aprovaram as contas do exercício financeiro de 2024 da prefeita de Jaciara, Andréia Wagner.

Sob a relatoria do conselheiro Campos Neto e do procurador–geral de Contas Adjunto, Willian de Almeida Brito Júnior, as contas foram julgadas e encaminhadas à Câmara Municipal da cidade para aprovação dos onze vereadores, responsáveis pelo julgamento final.
Essa aprovação indica que o Executivo Municipal cumpriu satisfatoriamente os critérios fundamentais e os índices legais estabelecidos pela Corte.

A decisão, também reflete um aval positivo sobre a gestão financeira, conduzida pela prefeita Andréia Wagner durante o ano de 2024, em conformidade com as normativas e critérios estabelecidos pelo TCE-MT, para o correto gerenciamento de recursos públicos.
Vale destacar que, a gestora reeleita, teve todas as suas contas anteriores aprovadas pelo Tribunal de Contas mato-grossense.

Leia Também:  Oitenta famílias de Poconé ainda aguardam a entrega das casas do residencial Guatós II

“Nota-se um cenário satisfatório, tendo em vista que houve economia orçamentária, superávit orçamentário, bem como suficiência financeira para pagamento das obrigações de curto prazo”, diz trecho do relator e conselheiro, Campos Neto.

No relatório, Jaciara ganha destaque para Excelência em Custo Dívida, Investimento e Liquidez, alcançando 0,70 com conceito B para Boa Gestão. O que significa que, Jaciara superou os percentuais mínimos constitucionais de investimento em educação e saúde, além de respeitar os limites de despesa com pessoal e de repasse ao legislativo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA