TCE MT
TCE-MT entrega kits de higiene ao Hospital Júlio Muller
| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| Enquipe do NQVT do TCE entrega de kits de higiene para a ala feminina do Hospital Universitário Júlio Muller. Clique aqui para ampliar. |
A Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), realizou a entrega de kits de higiene para a ala feminina do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) nesta segunda-feira (4). Contendo escova de dente, creme dental, sabonete, absorvente, pente, desodorante e lâmina de depilação, as doações são resultado do último Bazar Solidário do TCE-MT.
Conforme explica a coordenadora do NQVT, Nathália Sato, esta é a primeira vez que o Hospital Júlio Müller recebe doações provenientes do bazar. “Sempre escolhemos uma instituição para ajudar e desta vez o valor arrecadado no Bazar Solidário foi revertido na compra de 63 kits de higiene para o HUJM. Dentro dessas sacolinhas as pacientes vão encontrar produtos que, com certeza, vão fazê-las se sentirem mais acolhidas durante a internação”, declarou.
A iniciativa foi planejada pela equipe do NQVT em alusão ao Dia das Mães e, para Nathália, representa a satisfação de contribuir. “Como mulher, sinto muita gratidão. O pessoal do hospital acolhe essas mulheres que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade, sozinhas, sem apoio. Então, poder fazer pelo menos 1% de diferença na vida delas já nos dá uma sensação de gratidão e dever cumprido.”
As doações serão destinadas principalmente às pacientes internas do setor de ginecologia e obstetrícia da instituição de saúde, que possui 24 leitos e recebe mulheres da baixada cuiabana e do interior do estado com atendimento totalmente gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a assistente social do HUJM, Nair Barbosa, a doação é importante para melhorar o acolhimento das pacientes.
| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| As doações são resultado do último Bazar Solidário do TCE-MT. Clique aqui para ampliar. |
“Queremos começar agradecendo ao Tribunal de Contas por realizar esta ação. A maioria das nossas pacientes chegam desprovidas de produtos de higiene básica. Elas ficam em casas de apoio ou já precisam ficar internadas e não trazem seus pertences. Então, esse é um momento de acolher essas mulheres para além de tratamento da saúde, com o sentimento de pertencimento mesmo”, afirmou Nair Barbosa.
A preocupação do hospital com os pacientes deu origem à Comissão de Humanização, que visa ações que promovam o bem-estar dos internos para além das preocupações com a saúde. Para Samara Veloso, membro da comissão e arquiteta do HUJM, as doações do TCE-MT reforçam essa ideia.
“As doações são fundamentais para que possamos promover um acolhimento mais humanizado. Muitas vezes, os pacientes estão longe da família, internados por longos períodos, e esse gesto de cuidado, como o recebimento de kits de higiene, contribui para que se sintam vistos, valorizados e respeitados enquanto seres humanos. Cada ajuda fortalece nosso compromisso com a dignidade e a ambiência no Hospital”, declarou Samara.
A ação integra as iniciativas de responsabilidade social do TCE-MT e evidencia a atuação estratégica do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho na promoção de bem-estar coletivo. Ao direcionar os recursos arrecadados para atender necessidades básicas de pacientes em situação de vulnerabilidade, a instituição contribui para o fortalecimento das políticas públicas de saúde e para a qualificação do acolhimento no âmbito hospitalar.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561
Fonte: TCE MT – MT
TCE MT
TCE-MT apresenta prática da LGPD em workshop do Governo do Estado
![]() |
| TCE-MT apresenta prática da LGPD em workshop do Governo do Estado. Clique aqui para ampliar |
O processo contínuo de adequação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi destaque durante o II Workshop LGPD na Prática para Encarregados, promovido pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Governo Digital da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) na última semana.
O evento buscou fortalecer a governança em proteção de dados pessoais e promover a cultura institucional alinhada à LGPD, expondo aos encarregados de proteção de dados pessoais da administração estadual um modelo concreto de implementação que possibilita a consolidação da prática mesmo em estruturas públicas complexas.
Em sua apresentação, o encarregado de proteção de dados (DPO) e secretário-adjunto de Inovação e Inteligência Artificial da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI) do TCE-MT, Valteir Teobaldo Santana de Assis, destacou que a conformidade à LGPD não se resume à edição de atos normativos, mas envolve a consolidação de uma estrutura permanente de governança, gestão de riscos, capacitação institucional e revisão de fluxos internos de tratamento de dados, sempre com aval da alta gestão.
![]() |
| O II Workshop LGPD na Prática para Encarregados foi realizado pela Seplag. |
“Ao inspirar confiança nos novos encarregados, alinhamos as expectativas em um ambiente regulatório ainda em processo de consolidação. A cultura de proteção de dados, quando internalizada como valor institucional, converte-se em mecanismo de redução de riscos, aumento da transparência e reforça a confiança da sociedade nas instituições públicas”, defendeu Teobaldo.
Para exemplificar, foram compartilhadas as etapas adotadas pelo TCE-MT no processo de adequação, como a criação de políticas internas, definição de responsabilidades, mapeamento de operações de tratamento e integração entre áreas técnicas e estratégicas. “A aderência à LGPD deve ser um processo dinâmico e evolutivo, orientado por critérios de accountability, um princípio que exige não apenas conformidade, mas capacidade de demonstrá-la de forma objetiva e documentada”, completou o DPO.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561
Fonte: TCE MT – MT
-
Policial6 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de dinheiro na Prefeitura de Livramento operação mira ex-servidora, empresário, secretário e PM
-
Policial6 dias atrásLíder religioso é condenado por enganar adolescentes e usar religião para cometer crimes sexuais
-
Economia6 dias atrásEm Cuiabá, Aldo Rebelo critica alta de gastos e impostos por parte do governo federal e diz que Brasil trava seu potencial de crescimento, VEJA O VÍDEO
-
Economia5 dias atrásEm Cuiabá, Meirelles faz alerta duro sobre guerra, dólar e gastos públicos, defende industrialização como saída para blindar o Brasil “Mato Grosso é o eixo estratégico”
-
CUIABÁ6 dias atrásPaula Calil diz que Plano Diretor de Abilio segue modelo “estilo Curitiba”, mas alerta: Cuiabá não tem o mesmo clima, transporte de qualidade, estrutura para levar polo ecoindustrial à Guia
-
Destaque4 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Destaque4 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Cidades3 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO












