Estadual

SES capacita servidores em análise de indicadores de saúde

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, nesta segunda e terça-feira (30.6 e 1º.7), a segunda etapa da oficina de análise de indicadores de saúde, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, com o objetivo de capacitar os servidores para analisarem criticamente as principais estatísticas da área.

O evento é uma iniciativa da Secretaria Adjunta Executiva da SES e reuniu mais de 120 servidores do Estado, entre gestores, técnicos e profissionais diretamente envolvidos na gestão, análise e utilização de dados provenientes dos sistemas de informações em saúde.

“Os nossos profissionais estão se preparando para gerenciar os dados de saúde e fazer prognósticos dos cenários epidemiológicos para melhor planejamento das ações de enfrentamento às doenças. Com isso, o objetivo é prestar um serviço cada vez melhor à população mato-grossense”, destacou a secretária adjunta Executiva da SES, Kelluby Oliveira.

Participaram da oficina representantes dos 16 Escritórios Regionais de Saúde (ERS) de Mato Grosso e técnicos das diversas áreas da SES, entre estas a Vigilância em Saúde e Atenção à Saúde.

Segundo a superintendente de Gestão Regional da SES, Siriana Maria da Silva, os indicadores de saúde são instrumentos essenciais para o planejamento, monitoramento e avaliação das ações e serviços prestados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia Também:  Governo asfalta mais de 100 km da MT-170 e começa mudar realidade da região Noroeste

“O fortalecimento dessas competências vai proporcionar uma avaliação qualificada do desempenho das Secretarias Municipais de Saúde, permitindo a identificação de pontos críticos, a otimização de processos, a redução de custos e, sobretudo, melhorar a Atenção Integral à Saúde dos usuários do SUS”, explicou.

Siriana comentou que em 2021, o Ministério da Saúde tornou facultativa a avaliação de indicadores de saúde pelos Estados e municípios, mas que a SES considera essa ação muito importante e, por isso, promove a qualificação de sua equipe e já tem outra oficina prevista para o segundo semestre deste ano.

“Nós estamos qualificando os técnicos para a análise de indicadores relacionados à Atenção Primária, Vigilância e Atenção à Saúde como um todo, integrando dados das três esferas (federal, estadual e municipal). A intenção agora é focar nos indicadores de processo para alcançar resultados. Mas o Escritório Regional da Baixada Cuiabana, por exemplo, já trabalha com 51 indicadores de saúde, junto aos municípios de sua área de abrangência”, destacou.

De acordo com a coordenadora técnica de gestão regional da SES, Wanyse Lima, a oficina agregará valor ao trabalho desempenhado pelas regionais de Saúde.

Leia Também:  Polícia Civil prende autor de homicídio passional ocorrido em 2012

“É notório que os servidores estavam esperançosos por essa capacitação, porque os indicadores são muito importantes nas regiões e eles precisam desse treinamento. Temos pessoas novas, novos concursados, então a oficina está agregando valor ao trabalho das regionais. Eles já estão pensando nas próximas e querem até fazer um grupo técnico de estudo sobre o assunto”, disse.

A oficina foi ministrada pelos servidores da SES e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Noemi Galvão, Marco Aurélio Bertúlio e Ageo Mário da Silva. Foram realizadas diversas dinâmicas em grupos e exercícios práticos para melhor aprendizado.

Os participantes aprenderam a integrar as informações municipais com as bases de dados estaduais e federais e a implementar medidas para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde, promovendo decisões mais assertivas alinhadas às metas pactuadas. Além disso, foi tratado sobre o monitoramento dos indicadores trabalhados pelos escritórios regionais como subsídio para o estabelecimento de metas e a análise de tendência de agravos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Empresários de MT vão à WTM Latin America com apoio do Governo de MT e se surpreendem com parcerias firmadas

Publicados

em

Por

A participação de empresários de Mato Grosso na WTM Latin America 2026, em São Paulo, mostrou que, quando há acesso ao mercado, o turismo do Estado responde rápido. A presença na feira foi viabilizada por meio de uma missão técnica organizada pelo Sebrae, em parceria com o Governo de Mato Grosso, que garantiu espaço no estande e estrutura para que os empresários pudessem negociar diretamente com operadoras e agências.

Com cinco anos de atuação no ecoturismo, o empresário Jonatas Midon, da Nature MT, participou pela primeira vez de uma feira do setor e saiu com reuniões já agendadas e novas perspectivas de mercado.

“Eu vim para aprender, entender o que tem lá fora para incluir dentro do nosso Estado e agregar valor aos nossos produtos. Confesso que estava um pouco descrente, mas me surpreendi. Fiz bons contatos e já tenho reuniões marcadas para a próxima semana”, afirmou.

Mesmo com foco principal no mercado nacional, ele conseguiu avançar em conexões internacionais, inclusive articulando parcerias com outros operadores do próprio Estado. Animado com as prospecções de negócios, agora ele já se prepara para participar da feira realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), no segundo semestre de 2026, e contar com espaço no estande do Governo de Mato Grosso.

Leia Também:  Seciteci realiza Encontro de Gestores de Instituições de Inovação Tecnológica ofertantes de Educação Profissional Técnica

Após seis anos fora das feiras de turismo, o empresário João Ricardo da Costa Bispo, da CNP Turismo, retornou com mais preparo, apoiado por consultorias e com estratégia voltada à comercialização.

“O nosso retorno na participação em feiras foi muito mais preparado. Viemos prontos para fechar negócio. As rodadas foram excelentes e acredito que esses contatos vão se transformar em resultado”, disse.

A expectativa da secretária adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Maria Letícia Arruda, é que as negociações iniciadas durante a feira avancem nas próximas semanas, especialmente com operadoras nacionais, consolidando novas rotas e produtos turísticos de Mato Grosso.

“Nosso papel é justamente criar essas oportunidades. Quando o Estado garante espaço, articulação e condições para que o empresário participe de uma feira desse porte, ele encurta o caminho até o mercado. E o resultado aparece, com contatos qualificados e novos negócios sendo construídos”, afirmou.

O gestor de turismo do Sebrae na Baixada Cuiabana, Paulo Lourenço, destacou que a estratégia tem foco direto na geração de negócios e na inserção de novos destinos no mercado. Ele afirma que há muitas regiões do Estado a ser exploradas e mostrar para o Brasil e para o mundo de que
Mato Grosso não é só o Pantanal.

Leia Também:  Bombeiros combatem incêndio em lavoura em Campo Novo do Parecis

“Mato Grosso é um Estado que pulsa o turismo e esse é um momento de apresentar os produtos e inserir os destinos mato-grossenses no radar das operadoras. A negociação não acontece de forma imediata, mas os contatos feitos aqui têm grande potencial de se transformar em negócios”, disse.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA