CUIABÁ

Primeira-dama se une à luta contra o câncer infantil no McDia Feliz

Publicados

em

A primeira-dama de Cuiabá e vereadora, Samantha Iris, participou neste sábado (23) do lançamento oficial da campanha McDia Feliz 2025, realizado no McDonald’s do Pantanal Shopping, com programação simultânea também na unidade da Avenida do CPA.

O convite para a mobilização foi feito nesta semana pelo vice-presidente fundador da AACC-MT, Benildes Aureliano Firmo, que entregou lembranças confeccionadas pelas próprias crianças atendidas e reforçou o chamado à solidariedade. Neste ano, o McDia Feliz vai beneficiar 75 projetos em 48 instituições, entre elas a AACC-MT.

“É uma honra poder participar desse momento. A gente sabe que a parceria é o que move o mundo. O trabalho da AACC é algo que vamos conhecendo e admirando cada vez mais. É tão importante quando existem pessoas com uma causa no coração que fazem aquilo que o poder público, muitas vezes, não consegue alcançar. Quero agradecer a todos os voluntários que se doam para uma causa tão bonita”, afirmou a primeira-dama.

Samantha também reforçou o caráter solidário da campanha e fez um convite especial ao público: “Hoje estão todos liberados da dieta! Vamos comer Big Mac! Porque o mais importante é a união, o carinho e a presença de cada um. Isso, com certeza, faz a diferença na vida de muitas crianças”, completou.

Leia Também:  Suspensão do reajuste das tarifas de água e esgoto é mantida por mais 90 dias em Cuiabá

A diretora de voluntariado da AACC-MT, Flávia Nascimento, destacou o apoio recebido da administração municipal por meio do Núcleo de Apoio à Primeira-dama: “Ficamos muito felizes com a presença da primeira-dama Samantha representando a Prefeitura neste momento. Tive a oportunidade de conhecê-la, trocar informações, e somos muito gratos pela disposição da Prefeitura em participar desta campanha e fazer parte da história da instituição”, disse.

Em Cuiabá, a AACC-MT oferece acolhimento e assistência a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, além de suas famílias. Ao longo de sua trajetória, já atendeu mais de 800 pacientes. Atualmente, cerca de 425 estão em acompanhamento, em um processo que inclui exames, quimioterapia e avaliações de cura.

“A AACC é uma casa de apoio. A criança vem para Cuiabá, faz o tratamento e fica hospedada na instituição durante esse período. Nosso trabalho só é possível com a colaboração da sociedade. Hoje, além do Big Mac, também é possível ajudar adquirindo camisetas e garrafinhas vendidas nos pontos da campanha”, explicou Flávia Nascimento.

Leia Também:  Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão

Como ajudar

As pessoas podem contribuir comprando um Big Mac, camisetas ou garrafinhas, disponíveis no Shopping Pantanal e na loja da Avenida do CPA. Cada voucher custa R$ 20,00 e pode ser trocado por um Big Mac em qualquer restaurante participante. A campanha acontece hoje até as 22h, acompanhando o horário de funcionamento das lojas.

Os recursos arrecadados são destinados a ações como aquisição de equipamentos hospitalares, melhorias em ambientes de tratamento, capacitação profissional, diagnóstico precoce e acolhimento integral.

#PraCegoVer

Imagem mostra a primeira-dama de Cuiabá e vereadora, Samantha Iris, ao lado de representantes da ACCMT, durante o evento de lançamento da campanha solidária.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Prefeitura e Iphan articulam parceria para destravar obras no Centro Histórico

Publicados

em

Por

O diálogo entre a Prefeitura de Cuiabá e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que já vinha sendo conduzido com a superintendência estadual, agora ganha encaminhamento em nível nacional. Neste sábado (18), representantes do Iphan estiveram no gabinete do prefeito Abilio Brunini, junto com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, para discutir uma parceria voltada à desburocratização de reformas e intervenções no Centro Histórico da capital.

No mesmo dia também foi realizada a entrega do casarão restaurado na Praça do Rosário, no Centro Norte de Cuiabá, marcando o retorno da família ao imóvel e um avanço nas ações de preservação do patrimônio histórico. Durante o encontro institucional, o prefeito Abilio Brunini destacou a importância da cooperação entre os entes públicos para viabilizar a revitalização da região central.

“O nosso sonho é transformar o Centro Histórico em um espaço novamente frequentado pela cuiabania e pelos turistas, onde a vida, a cultura e o lazer voltem aos becos e ruas da capital velha. Para isso, precisamos da colaboração de todos os entes, buscando soluções conjuntas e mais agilidade nos processos para garantir as intervenções necessárias”, afirmou.

Casarão restaurado integra ações de revitalização

A edificação entregue, localizada na Praça do Rosário, nº 65, havia sido atingida por um incêndio em 2018, que destruiu a cobertura e comprometeu a estrutura interna. Desde então, o imóvel entrou em processo de deterioração, com perda de paredes e agravamento das condições de habitabilidade.

Leia Também:  Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão

A reconstrução foi viabilizada por meio do Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá (CMCC), projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o Iphan, dentro do Programa Conviver.

As obras ocorreram entre agosto de 2025 e abril de 2026 e envolveram oficinas, mutirões e atividades práticas que mobilizaram mais de 100 participantes, entre estudantes, profissionais e membros da comunidade. A iniciativa integra ações de assistência técnica voltadas a habitações de interesse social em áreas urbanas tombadas.

Coordenadora do Canteiro Modelo de Conservação, a professora doutora Luciana Pelaes Mascaro destacou que o projeto busca atender famílias de baixa renda que enfrentam dificuldades para manter imóveis históricos, além de contribuir para a permanência da população no centro da cidade.

“Conseguimos recurso para fazer a recuperação de habitações para pessoas com renda de até três salários mínimos, que têm dificuldade de manter esses imóveis tombados. A principal importância é ajudar essas famílias e fixar moradores no centro, o que contribui para uma cidade mais compacta, dinâmica e segura, fortalecendo o comércio e as relações urbanas”, informou.

O secretário municipal José Afonso Portocarrero ressaltou o apoio da Prefeitura de Cuiabá à iniciativa e a expectativa de ampliação do projeto para outros imóveis do centro histórico.

Leia Também:  Prefeito e vice prestigiam promoção de quase mil policiais na Arena Pantanal

“A prefeitura tem conhecimento do projeto e fica muito contente com essa iniciativa do Iphan com a Universidade Federal. Estamos apoiando no que for necessário. A gente espera que essa proposta se expanda, porque há uma área grande do centro histórico com casarões em processo de abandono, e a ideia é ampliar a quantidade de imóveis atendidos”, contextualizou.

Já o presidente do Iphan, Deyvesson Israel Alves Gusmão, enfatizou o papel da participação social na preservação do patrimônio e os impactos do programa na revitalização dos centros históricos.

“O programa Conviver nasce da necessidade de interlocução do poder público com a sociedade na conservação de áreas históricas. A preservação só é efetiva com participação social, e o principal resultado é um centro histórico vivo, com pessoas morando e vivendo nesses espaços. A recuperação desses imóveis é voltada para famílias de baixa renda e contribui para o desenvolvimento social, econômico, estimula o turismo e fortalece a cidadania”, pontuou.

Além de devolver o imóvel à família, a entrega reforça a importância da preservação do patrimônio cultural e das relações comunitárias no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Benedito, um dos principais marcos históricos e religiosos de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA