VÁRZEA GRANDE
Prefeitura e UFMT iniciam elaboração do Plano Municipal de Drenagem Urbana
Levantamento será essencial para diagnosticar toda a estrutura de drenagem da cidade, identificando áreas críticas que necessitam de manutenção, ampliação ou implantação de redes de escoamento pluvial
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, deu início à elaboração do Plano Municipal de Drenagem Urbana, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Fundação Uniselva.
O ponto de partida foi uma reunião técnica entre engenheiros da Secretaria de Obras e representantes da universidade: José Álvaro, Édio e Guilherme. Com o objetivo de alinhar os detalhes técnicos, operacionais e orçamentários para a construção do plano.
Além do plano de drenagem, também foram discutidas a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico, que já existe, e a futura elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, ainda não implantado no Município.
De acordo com o secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Celso Pereira, o plano será essencial para diagnosticar toda a estrutura de drenagem da cidade, identificando áreas críticas que necessitam de manutenção, ampliação ou implantação de redes de escoamento pluvial. O documento servirá como base para nortear os investimentos públicos e embasar a elaboração de projetos técnicos.
“Com esse planejamento estratégico, conseguimos priorizar as regiões mais urgentes e estruturar projetos sólidos, que podem ser financiados com recursos estaduais, federais ou por meio de emendas parlamentares”, destacou o secretário.
A elaboração do plano também atende a uma recomendação do Ministério Público, que orienta os municípios a manterem seus instrumentos de planejamento urbano atualizados, especialmente nas áreas de saneamento básico e infraestrutura.
Além de promover melhorias no sistema de drenagem urbana, o plano vai subsidiar futuras obras de pavimentação, contribuindo para a durabilidade do asfalto e a prevenção de alagamentos em diferentes regiões da cidade.
A Fundação Uniselva deverá apresentar, nos próximos dias, a proposta orçamentária e o cronograma de execução do trabalho. Após a formalização do contrato com o município, os estudos técnicos terão início imediato.
VÁRZEA GRANDE
Guarda Municipal recupera produtos furtados e prende suspeito em Várzea Grande
A Guarda Municipal foi acionada na manhã de terça-feira (21), por meio do Centro de Inteligência Municipal de Segurança (153), para atender a uma ocorrência de furto em uma loja de roupas localizada na Avenida Couto Magalhães, na região central de Várzea Grande.
De imediato, a guarnição iniciou rondas pela área com o objetivo de localizar o suspeito. Durante as diligências, o homem foi encontrado na entrada do Terminal André Maggi, ainda em posse dos produtos furtados.
Com o suspeito, foram apreendidas cinco calças jeans provenientes do furto na loja, além de um frasco de óleo de milho da marca Soya e um aparelho celular Samsung Galaxy A70, de cor azul.
Ao ser abordado, o suspeito, de 37 anos, afirmou à equipe que teria cometido o furto por necessidade. A supervisora do estabelecimento compareceu ao local e reconheceu o homem como autor do crime.
Diante dos fatos, ele foi conduzido à Central de Flagrantes para as providências cabíveis. Os produtos recuperados foram encaminhados para devolução ao estabelecimento comercial.
A Guarda Municipal reforça a importância da participação da população por meio do telefone 153, que possibilita resposta rápida das equipes e contribui diretamente para a segurança da comunidade.
Galeria de Fotos (2 fotos)
-
Cidades5 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA5 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande
-
Destaque6 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Destaque6 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Policial6 dias atrásCiúme, rejeição e crime brutal: empresário é condenado a 13 anos de prisão por matar mulher trans e abandonar corpo em lavoura de MT
-
Nacional5 dias atrásMinistro Boulos na feira da cidadania em Fortaleza: “Não tem que marcar hora, não tem burocracia. É chegar e ser atendido”
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás“Fim do Fethab 2 reflete nos investimentos de infraestrutura, logística estabilidade econômica em MT” diz Max Russi ao citar momentos de contribuição e dificuldades do Agro, VEJA O VÍDEO
-
Policial4 dias atrásJovens são sequestrados e torturados pelo “tribunal paralelo do crime” e acabam resgatados pela PM em MT









