Esportes
Políticas públicas do esporte avançam em formação, inclusão e alto rendimento
O Ministério do Esporte mantém, em 2026, uma agenda voltada ao fortalecimento de políticas públicas já em curso em diferentes áreas do esporte. As ações abrangem formação esportiva, alto rendimento, paradesporto, futebol feminino, esportes eletrônicos, esporte amador e de lazer, além do aperfeiçoamento da Lei de Incentivo ao Esporte.
“Será um ano de muito trabalho e consolidação do que foi construído ao longo da gestão. Estamos colhendo resultados de políticas públicas estruturadas com planejamento e diálogo, especialmente na ampliação da infraestrutura esportiva”, avalia o ministro do Esporte, André Fufuca. “A entrega de 500 novas Arenas Brasil é um, dos diversos exemplos concretos, dessa decisão de ampliar o acesso ao esporte em todas as regiões do país”, complementa.
Após a inauguração de oito unidades do programa Arena Brasil em 2025, o MEsp dará sequência à implementação da política em 2026, com a entrega de novas arenas esportivas em municípios de diferentes regiões do país. As Arenas Brasil integram o eixo de Infraestrutura Social e Inclusiva do Novo PAC e têm como objetivo ampliar o acesso da população a espaços adequados para a prática esportiva.
No âmbito do Novo PAC Seleções, foram escolhidas propostas de 260 municípios para a implantação de novas unidades. Com essa etapa, o programa alcança 500 arenas autorizadas em todo o Brasil, contemplando municípios das cinco regiões.
A execução do programa é coordenada pela Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, com foco na organização dos processos, na execução orçamentária e no acompanhamento das entregas.
Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027
Em 2026, o Ministério do Esporte segue com os trabalhos preparatórios para a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino FIFA 2027 no Brasil. Para apoiar a coordenação do evento, foi criada a Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027, que atua no âmbito do Ministério até dezembro de 2027.
A estrutura é responsável por articular ações entre o governo do Brasil, a FIFA, estados e municípios, especialmente em temas como logística, segurança, mobilidade urbana, saúde, imigração, telecomunicações e tecnologia da informação.
Como parte da governança, foram instituídas câmaras temáticas de trabalho em áreas técnicas alinhadas às exigências da FIFA. O Comitê Gestor da Copa reúne órgãos da administração pública federal e segue com a organização das etapas operacionais do evento.
Esportes eletrônicos e desenvolvimento do setor
A Secretaria Nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Esporte acompanha, em 2026, a expansão dos esportes eletrônicos no Brasil. Estão previstas ações institucionais em eventos nacionais e internacionais do setor, além da articulação com universidades, centros de pesquisa e instituições parceiras.
Também estão em andamento iniciativas de cooperação internacional e o levantamento de políticas públicas e estudos acadêmicos relacionados aos esportes eletrônicos.
Alto rendimento e formação de atletas
A Secretaria Nacional de Excelência Esportiva mantém ações voltadas à identificação de talentos e ao desenvolvimento do alto rendimento. Entre as iniciativas estão os editais do Programa Bolsa Atleta, incluindo a categoria Atleta Pódio, a continuidade do Programa Revelar Talentos, a manutenção de centros de treinamento e o apoio à realização de competições internacionais no país.
A secretaria também segue com a implementação do Programa Excelência para a Vida, voltado ao acompanhamento da carreira esportiva e à transição profissional de atletas.
Paradesporto e integração com a saúde
Em 2026, a Secretaria Nacional de Paradesporto amplia a atuação de seus programas por meio de parcerias e da expansão de núcleos de atendimento. Um dos focos é a integração do esporte aos Centros Especializados em Reabilitação do SUS, incorporando atividades esportivas e paradesportivas à rotina de cuidado, com capacitação de profissionais e acompanhamento dos atendimentos.
Lei de Incentivo ao Esporte
A Diretoria de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte segue com o processo de modernização da Lei de Incentivo ao Esporte, com ações voltadas ao aprimoramento dos sistemas, à gestão dos projetos, à transparência e ao acompanhamento do impacto social das iniciativas apoiadas.
Sistema antidopagem
Para a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), 2026 será dedicado à consolidação institucional e à preparação do sistema antidopagem para o próximo ciclo normativo. As ações estão concentradas na implementação do Código Mundial Antidopagem 2027 e dos novos Padrões Internacionais, além da finalização do Código Brasileiro Antidopagem.
No campo educacional, a ABCD amplia ações junto às confederações esportivas e à Rede Brasileira Antidopagem, com atividades de formação, produção de conteúdos informativos e atualização dos canais institucionais. Também seguem as operações de controle de dopagem, com planejamento de testes, capacitação de profissionais e aprimoramento dos procedimentos técnicos.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte
Esportes
Corinthians vence o Barra e abre vantagem na Copa do Brasil
Mesmo utilizando uma formação alternativa, o Corinthians conquistou um importante resultado fora de casa na noite desta terça-feira (21.04). Atuando no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Timão derrotou o Barra-SC por 1 a 0 no jogo de ida da quinta fase da Copa do Brasil. O gol da vitória foi marcado por Jesse Lingard, que balançou as redes pela primeira vez desde sua chegada ao clube.
Com o triunfo, o Corinthians joga pelo empate na partida de volta, marcada para o dia 14 de maio, às 19h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. Caso avance, a equipe garante vaga nas oitavas de final do torneio nacional.
Primeiro tempo movimentado e gol no fim
O início do jogo foi animado, com o Barra se lançando ao ataque e exigindo atenção da defesa corintiana. Logo aos quatro minutos, Henrique arriscou um chute forte de fora da área e levou perigo ao goleiro Kauê, que viu a bola passar muito perto da trave.
O Corinthians respondeu pouco depois. Aos nove minutos, Dieguinho cruzou na área e o goleiro Ewerton saiu mal, deixando a bola viva na entrada da área, mas ninguém conseguiu completar a jogada.
A melhor chance do Timão na primeira etapa surgiu aos 15 minutos, quando Pedro Raul desviou cruzamento para Vitinho, que cabeceou no chão e acertou a trave — porém, o lance já seria invalidado por impedimento.
A rede, no entanto, só balançou nos acréscimos. Aos 46, Matheuzinho cobrou falta na área, a bola desviou e sobrou para Pedro Raul, que tocou para Lingard. O camisa 11 finalizou de primeira e marcou o gol que abriu o placar e garantiu a vantagem corintiana.
Corinthians administra e garante o resultado
No segundo tempo, o Corinthians seguiu criando oportunidades. Aos nove minutos, Vitinho arriscou chute cruzado e obrigou Ewerton a fazer boa defesa. O Barra, com dificuldades para ultrapassar a marcação, tentou de longe aos 18, mas Gabriel Silva não acertou em cheio e facilitou a vida de Kauê.
O Timão voltou a assustar aos 23 minutos, quando Labyad recebeu pela direita, limpou a marcação e bateu rasteiro — novamente parando em Ewerton, que evitou o segundo gol. A equipe catarinense tentou reagir na reta final e chegou com perigo com Saymon, mas o atacante estava impedido no lance.
Sem sofrer grandes sustos, o Corinthians confirmou a vitória e agora depende apenas de um empate no duelo decisivo em casa.
Próximos jogos
Barra
Jogo: Barra x Inter de Limeira
Competição: Série C do Brasileiro – 4ª rodada
Data: 26/04 (domingo), às 17h
Local: Arena Barra FC, Itajaí (SC)
Corinthians
Jogo: Corinthians x Vasco
Competição: Campeonato Brasileiro – 13ª rodada
Data: 26/04 (domingo), às 16h
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Barra-SC 0 x 1 Corinthians | |
| Competição | Copa do Brasil (5ª fase – jogo de ida) |
| Local | Estádio da Ressacada, Florianópolis (SC) |
| Data | 21 de abril de 2026 (terça-feira) |
| Horário | 21h30 (de Brasília) |
| Público | 14.137 torcedores |
| Renda | R$ 2.620.420,00 |
| Cartões Amarelos | Matheus Pereira, Lingard, André Ramalho (Corinthians) |
| Cartões Vermelhos | Nenhum |
| Gol | Lingard, aos 46′ do 1°T (Corinthians) |
| Árbitro | Rafael Rodrigo Klein (RS) |
| Assistentes | Maira Mastella Moreira (RS); Luanderson Lima dos Santos (BA) |
| VAR | Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ) |
| Barra-SC | Ewerton; Fábio, Jean Pierre, Alemão e Da Rocha; Tetê, Henrique (Pablo Gabriel) e Matheus Barbosa (Marcelinho); Gabriel Silva (Warley), Cléo (Bernabé) e Lucas Vargas (Saymon) |
| Técnico do Barra-SC | Bernardo Franco |
| Corinthians | Kauê; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Angileri; Allan, Matheus Pereira (Raniele) e Lingard (Kaio César); Kayke (Vitinho), Dieguinho (Labyad) e Pedro Raul (Yuri Alberto) |
| Técnico do Corinthians | Fernando Diniz |
Fonte: Esportes
-
Cidades6 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA5 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande
-
Destaque7 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Destaque6 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Nacional5 dias atrásMinistro Boulos na feira da cidadania em Fortaleza: “Não tem que marcar hora, não tem burocracia. É chegar e ser atendido”
-
Policial6 dias atrásCiúme, rejeição e crime brutal: empresário é condenado a 13 anos de prisão por matar mulher trans e abandonar corpo em lavoura de MT
-
Policial4 dias atrásPM recupera revólver roubado do IML após fuga e confronto com suspeito em Cuiabá
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás“Fim do Fethab 2 reflete nos investimentos de infraestrutura, logística estabilidade econômica em MT” diz Max Russi ao citar momentos de contribuição e dificuldades do Agro, VEJA O VÍDEO











