Estadual

Polícia Civil prende 4 pessoas por furto de energia elétrica em Barra do Garças

Publicados

em

Quatro pessoas foram presas em flagrante por furto de energia elétrica durante a Operação “No Pulo do Gato”, deflagrada nesta terça-feira (31.3), em Barra do Garças (a 509 quilômetros de Cuiabá). A ação teve como foco o combate a ligações clandestinas e irregularidades no consumo de energia no município.

A ação foi conduzida pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), em atuação integrada com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e a concessionária Energisa Mato Grosso.

O trabalho operacional de fiscalização teve início às 8h e se estendeu ao longo de todo o dia, com o objetivo de apurar a prática de furto de energia elétrica no perímetro urbano do município.

Os policiais civis, técnicos e peritos fiscalizaram seis imóveis e identificaram irregularidades em todos eles. Foram constatadas quatro adulterações em medidores de energia elétrica, além de duas ligações clandestinas diretamente conectadas à rede de distribuição.


Nos casos de violação dos medidores, os equipamentos apresentavam alterações para impedir o registro correto do consumo e foram substituídos imediatamente. Já nas ligações clandestinas, foi verificado o desvio de energia por meio de fiação irregular, sem qualquer medição, caracterizando o furto.

Leia Também:  Com apoio da Sesp, bairro Parque do Lago recebe a 3ª edição de 2025 do evento "Cultura Pela Paz"

Conforme o delegado da Derf do município, Joaquim Leitão Junior, com base em laudos técnicos preliminares elaborados pelas equipes quatro pessoas responsáveis pelos imóveis foram detidas e conduzidas para esclarecimentos.

Em um dos endereços fiscalizados, o local era dividido em sete quitinetes e funcionava com fornecimento irregular de energia. O medidor havia sido retirado anteriormente, após solicitação de desligamento, porém foi constatado que a energia era distribuída de forma clandestina aos inquilinos por meio de um disjuntor ligado diretamente à rede elétrica.

“Os ocupantes das quitinetes informaram que os contratos de locação incluíam o fornecimento de energia e água sem medição individualizada. Já a responsável pelo imóvel alegou desconhecimento sobre a irregularidade, embora existam registros anteriores de intervenções em medidores vinculados a outros imóveis sob sua responsabilidade”, destacou o delegado Joaquim Leitão.

Ainda segundo apurado pela Polícia Civil, alguns dos investigados possuem histórico de ocorrências relacionadas à adulteração de equipamentos de medição de energia, conforme registros da concessionária.

Os quatro foram conduzidos à Central de Flagrantes, interrogados e autuados em flagrante por furto de energia elétrica. Após a confecção dos autos, os presos foram colocados à disposição da Justiça.

Leia Também:  Na Grécia, primeira-dama de MT recebe faixa preta de Jiu-Jitsu e título de embaixadora mundial do esporte

As investigações seguem em andamento para apurar outras possíveis irregularidades e identificar novos envolvidos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Corpo de Bombeiros e Energisa alinham ações para reforçar prevenção a incêndios florestais

Publicados

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a Energisa Mato Grosso alinharam estratégias conjuntas voltadas à prevenção e ao combate a incêndios florestais durante o período de estiagem, quando cresce significativamente o risco de ocorrência desse tipo de evento no Estado.

A articulação ocorreu durante visita institucional realizada por militares do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) à sede da concessionária de energia na última semana. No local, os militares conheceram a estrutura do Centro de Operações da Energisa, responsável pelo planejamento, monitoramento e resposta a ocorrências que possam impactar o fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso.

O encontro também promoveu a troca de informações técnicas entre as equipes, com foco no fortalecimento da comunicação e no compartilhamento de dados estratégicos. Entre os temas abordados estiveram o cronograma de ações preventivas, a proteção de redes elétricas em áreas de maior vulnerabilidade ao fogo, o uso de bases georreferenciadas no planejamento operacional e a atuação integrada entre o setor público e a iniciativa privada em situações de emergência ambiental.

De acordo com o comandante do BEA, tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, essa cooperação amplia a capacidade de resposta e fortalece as ações preventivas em campo. “Quando integramos informações, tecnologias e planejamento entre as instituições, conseguimos antecipar cenários de risco e agir com mais precisão. Essa parceria com a Energisa é fundamental para reduzir impactos e garantir maior segurança durante o período de seca em Mato Grosso”, destacou.

Leia Também:  Bombeiros de MT extinguem dois incêndios e combatem outros 47 incêndios nesta quarta-feira (25)

O presidente da Energisa Mato Grosso, Marcelo Vinhaes, também afirmou que a parceria torna as ações mais eficientes e coordenadas. “A parceria entre a Energisa Mato Grosso e o Corpo de Bombeiros é essencial para fortalecer nosso Plano de Combate a Incêndios, unindo prevenção, agilidade e segurança na proteção da vida, do meio ambiente e da continuidade do fornecimento de energia elétrica”, explicou.

Já o coordenador do Centro de Operações da Energisa Mato Grosso, Murilo Castilho, destacou a importância da cooperação entre as instituições para enfrentar o período de condições climáticas adversas.

“Essa parceria vem ao encontro dos objetivos da Energisa, que são identificar os pontos críticos de queimadas no Estado para maximizar os ganhos de manutenção nessas regiões. Essa união vai garantir maior efetividade e agilidade para enfrentar os períodos de contingência climática que podem ocorrer com a chegada do El Niño”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA