Estadual
Polícia Civil cumpre mandados contra uma rede especializada em tráfico de drogas sintéticas
A Polícia Civil deflagrou, nesta sexta-feira (6.3), a Operação Convergência, para cumprimento de nove mandados visando desarticular uma rede criminosa dedicada ao tráfico e à distribuição de drogas sintéticas na região metropolitana de Cuiabá.
Na operação da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) foram cumpridos simultaneamente cinco mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop.
As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Várzea Grande, com manifestação favorável do Ministério Público Estadual, por meio da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Várzea Grande.
Os investigados respondem pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Investigação
As diligências iniciaram em abril do ano passado, após a Denarc prender em flagrante dois indivíduos na cidade de Várzea Grande, na posse de porções de cocaína, LSD, maconha, drogas sintéticas do tipo ecstasy e MDMA, além de 12 munições.
Ao longo da investigação oriunda da prisão em flagrante foi identificado o mesmo elo central articulador, apontado como um dos maiores distribuidores de droga sintética da região metropolitana, abastecendo traficantes e pontos de venda de diferentes perfis, desde consumidores de alto poder aquisitivo até áreas periféricas.
Modus operandi da rede criminosa
Os policiais civis identificaram que o grupo criminoso era altamente estruturado, com divisão clara de papéis e utilização de diversas táticas para dificultar a identificação e o rastreamento das atividades ilícitas.
Os suspeitos agiam usando codinomes em substituição aos nomes verdadeiros, utilizavam números telefônicos cadastrados em nome de terceiros, comercializavam os entorpecentes em eventos de música eletrônica, negociavam grande volume de droga, bem como faziam controle detalhado e sistematizado das vendas ilícitas.
A rede investigada atuava nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, com indicativo de conexões interestaduais e interesse em expandir a traficância para novas cidades e comunidades.
Cumprimento dos mandados
Das cinco ordens de prisão preventiva cumpridas, duas foram em desfavor de indivíduos que se encontram presos em decorrência de investigações anteriores, tendo a nova decisão judicial fundamentada a continuidade da custódia e justificado a extensão das investigações.
Já os outros quatro mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos nos endereços em Cuiabá no bairro CPA II, em Várzea Grande no bairro Jardim Paula II e em Sinop nos bairros Residencial Gente Feliz e Jardim Portinari.
Conforme o delegado da Denarc responsável pela investigação, Marcelo Miranda Muniz, as investigações revelaram uma rede criminosa organizada, com atuação ramificada na região metropolitana e conexões que transcendem as fronteiras do estado.
“A Operação Convergência é resultado de um trabalho investigativo criterioso, que reuniu duas frentes de apuração em torno de um mesmo núcleo de atividade criminosa. O objetivo da Denarc é desarticular essa estrutura de distribuição de drogas sintéticas, que alcança diferentes classes sociais e coloca em risco especialmente os jovens da nossa região”, destacou o delegado.
As diligências prosseguem com o objetivo de identificar os demais integrantes da rede criminosa, incluindo indivíduos que até o momento operam sob codinomes e ainda não tiveram sua identidade confirmada.
A Polícia Civil, por meio da Denarc, vem intensificando os esforços investigativos para o rastreamento do fluxo financeiro do grupo e a elucidação de possíveis conexões com outras organizações criminosas.
Nome da Operação
Convergência faz referência a dinâmica investigativa que culminou na unificação dos esforços oriundos de duas investigações inicialmente autônomas, as quais, embora instauradas a partir de elementos informativos distintos, passaram gradativamente a revelar pontos de interseção relevantes.
Fonte: Governo MT – MT
Estadual
Empresários de MT vão à WTM Latin America com apoio do Governo de MT e se surpreendem com parcerias firmadas
A participação de empresários de Mato Grosso na WTM Latin America 2026, em São Paulo, mostrou que, quando há acesso ao mercado, o turismo do Estado responde rápido. A presença na feira foi viabilizada por meio de uma missão técnica organizada pelo Sebrae, em parceria com o Governo de Mato Grosso, que garantiu espaço no estande e estrutura para que os empresários pudessem negociar diretamente com operadoras e agências.
Com cinco anos de atuação no ecoturismo, o empresário Jonatas Midon, da Nature MT, participou pela primeira vez de uma feira do setor e saiu com reuniões já agendadas e novas perspectivas de mercado.
“Eu vim para aprender, entender o que tem lá fora para incluir dentro do nosso Estado e agregar valor aos nossos produtos. Confesso que estava um pouco descrente, mas me surpreendi. Fiz bons contatos e já tenho reuniões marcadas para a próxima semana”, afirmou.
Mesmo com foco principal no mercado nacional, ele conseguiu avançar em conexões internacionais, inclusive articulando parcerias com outros operadores do próprio Estado. Animado com as prospecções de negócios, agora ele já se prepara para participar da feira realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), no segundo semestre de 2026, e contar com espaço no estande do Governo de Mato Grosso.
Após seis anos fora das feiras de turismo, o empresário João Ricardo da Costa Bispo, da CNP Turismo, retornou com mais preparo, apoiado por consultorias e com estratégia voltada à comercialização.
“O nosso retorno na participação em feiras foi muito mais preparado. Viemos prontos para fechar negócio. As rodadas foram excelentes e acredito que esses contatos vão se transformar em resultado”, disse.
A expectativa da secretária adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Maria Letícia Arruda, é que as negociações iniciadas durante a feira avancem nas próximas semanas, especialmente com operadoras nacionais, consolidando novas rotas e produtos turísticos de Mato Grosso.
“Nosso papel é justamente criar essas oportunidades. Quando o Estado garante espaço, articulação e condições para que o empresário participe de uma feira desse porte, ele encurta o caminho até o mercado. E o resultado aparece, com contatos qualificados e novos negócios sendo construídos”, afirmou.
O gestor de turismo do Sebrae na Baixada Cuiabana, Paulo Lourenço, destacou que a estratégia tem foco direto na geração de negócios e na inserção de novos destinos no mercado. Ele afirma que há muitas regiões do Estado a ser exploradas e mostrar para o Brasil e para o mundo de que
Mato Grosso não é só o Pantanal.
“Mato Grosso é um Estado que pulsa o turismo e esse é um momento de apresentar os produtos e inserir os destinos mato-grossenses no radar das operadoras. A negociação não acontece de forma imediata, mas os contatos feitos aqui têm grande potencial de se transformar em negócios”, disse.
Fonte: Governo MT – MT
-
Policial6 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de dinheiro na Prefeitura de Livramento operação mira ex-servidora, empresário, secretário e PM
-
Policial7 dias atrásLíder religioso é condenado por enganar adolescentes e usar religião para cometer crimes sexuais
-
Economia6 dias atrásEm Cuiabá, Aldo Rebelo critica alta de gastos e impostos por parte do governo federal e diz que Brasil trava seu potencial de crescimento, VEJA O VÍDEO
-
Economia6 dias atrásEm Cuiabá, Meirelles faz alerta duro sobre guerra, dólar e gastos públicos, defende industrialização como saída para blindar o Brasil “Mato Grosso é o eixo estratégico”
-
CUIABÁ7 dias atrásPaula Calil diz que Plano Diretor de Abilio segue modelo “estilo Curitiba”, mas alerta: Cuiabá não tem o mesmo clima, transporte de qualidade, estrutura para levar polo ecoindustrial à Guia
-
Destaque4 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Destaque4 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Cidades3 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO









