Turismo

No Canadá, ministro do Turismo busca parcerias para o desenvolvimento sustentável do setor no Brasil

Publicados

em

A busca por parcerias para reforçar o desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil é o objetivo da presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, no Canadá, onde cumpre agenda institucional nesta quinta-feira (20.03).

Na cidade de Valcourt, Sabino foi à fábrica da Bombardier Recreational Products (BRP), empresa canadense especializada em veículos para atividades turísticas, como motos elétricas, aquáticas, quadriciclos e snowmobiles (para uso na neve).

O ministro Celso Sabino celebrou a possibilidade de firmar novas colaborações internacionais na área, a fim de ampliar a adoção de práticas voltadas à sustentabilidade no turismo nacional. Segundo o Portal US News & World Report, o Brasil ostenta o título de melhor país para turismo de aventura.

“A BRP já tem um grande mercado no Brasil, especialmente nas nossas trilhas, na nossa costa atlântica e em várias regiões do Brasil. Aqui, nós pudemos ver a experiência da companhia na área da sustentabilidade, como a evolução dos motores elétricos”, comentou Sabino, que convidou representantes da empresa para participarem da COP30 deste ano, que acontece em Belém (PA).

Leia Também:  Ministério do Turismo promove agenda de integração do setor no Pará

A programação de Sabino no Canadá também inclui um encontro com dirigentes da Associação de Turismo Indígena, em Quebec. A entidade cria e promove experiências na área, sendo formada por empresas de propriedade de indígenas locais.

“O Canadá está muito avançado nessa parte do turismo dos povos originários. Nós vamos conhecer como aproveitar o turismo de forma sustentável, responsável e solidária com povos originários”, concluiu o ministro do Turismo.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:

Turismo

Mais de 3,4 mil hospedagens já atuam com nova Ficha Digital de Hóspedes, de acordo com o Ministério do Turismo

Publicados

em

Por

Mais de 3,4 mil meios de hospedagem formais de todo o Brasil – hotéis, pousadas, hostels, entre outros – já usam a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato 100% digital, que agiliza consideravelmente o procedimento de check-in para o consumidor e elimina o uso de papel por estabelecimentos do ramo.

A modernização é fruto de um sistema desenvolvido pelo Ministério do Turismo e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que será integralmente adotado a partir de 20 de abril (segunda-feira). Mais de 1,71 milhão de fichas já foram feitas no novo modelo, por um total de 3.406 empresas hoteleiras.

Semelhante ao sistema usado no check-in de voos, a FNRH digital permite o preenchimento antecipado e online de dados via Gov.Br. Todo o processo pode ser rapidamente concluído a partir da leitura de um QR Code, link compartilhado ou dispositivo oferecido pelo estabelecimento.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, afirma que a modernização vai qualificar ainda mais a experiência de viagem pelo Brasil.

“Hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem vão passar a oferecer um check-in muito mais ágil, confortável e seguro. Além de eliminar o uso de papel e contribuir para a sustentabilidade ambiental do nosso país, a nova ficha digital vai facilitar a vida de todos: do hóspede, que não perderá mais tempo com procedimentos demorados em balcões de recepção; e dos empreendedores do setor, que vão ter menos custos e poderão aprimorar seus negócios”, ressaltou o ministro.

Leia Também:  Ministério do Turismo e Cofeci fecham acordo para estimular o turismo por meio do mercado imobiliário

Ações do ministério

O Ministério do Turismo vem orientando o setor quanto à transição para o novo sistema, implementado gradativamente desde novembro de 2025. A fim de auxiliar na preparação, o órgão tem organizado várias ações educativas, como um vídeo com as etapas do processo. Acesse clicando aqui.

O Ministério também criou uma página eletrônica de perguntas e respostas frequentes, onde é possível tirar dúvidas. Acesse clicando aqui.

“O Ministério do Turismo está à inteira disposição para ajudar nesta que é uma das maiores transformações do segmento no governo do presidente Lula. Portanto, você, hoteleiro, conte conosco e faça sua adesão. Este é mais um grande avanço do turismo brasileiro, cuidando ainda melhor de quem faz o nosso setor crescer e se consolidar como um dos grandes geradores de emprego, renda e inclusão social no Brasil”, acrescenta o ministro Gustavo Feliciano.

Adesões

A pasta reforça que o processo requer adaptações por parte dos 19.231 meios de hospedagem regularmente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), independentemente de usarem sistemas de gestão próprios.

Leia Também:  "Eu tenho uma missão, eu curo as pessoas": conheça a história de uma produtora que há gerações produz bebidas medicinais no Mato Grosso

Os estados de São Paulo (693), Minas Gerais (313), Santa Catarina (311), Rio de Janeiro (305) e Rio Grande do Sul lideram (258) em número de estabelecimentos que já aderiram à nova FNRH digital.

Na região Norte, destaque para o Pará, com 57 empreendimentos adequados, seguido do Amazonas, onde o número chega a 53. Já no Centro-Oeste, o Mato Grosso saiu na frente, com 86 meios de hospedagem já adaptados, bem como Goiás, no qual 78 empresas do ramo já enviam fichas em formato digital.

Proteção de dados

A transição para a FNRH Digital – que, no caso de hóspedes estrangeiros, não exigirá a necessidade de uma conta Gov.Br – é prevista na nova Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula, e cumpre rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que o tratamento de informações sensíveis seja feito em ambiente criptografado e controlado.

Por André Martins
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA