Destaque

Mulher morre em colisão entre Corsa e carreta na BR-070; motorista é autuado por homicídio culposo

Publicados

em

JB News

Por Nayara Cristina

Na manhã desta quarta-feira,18, um trágico acidente na BR-070, em Barra do Garças, resultou na morte de Maria das Dores Rampi, de 62 anos.

Ela estava no banco do passageiro de um Corsa que colidiu transversalmente com uma carreta.

O condutor do Corsa, Sebasitão Pereira de Souza, de 72 anos, sofreu apenas ferimentos leves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da carreta, Gilmar Ramiro da Silva Filho, de 42 anos, relatou que viu o Corsa atravessando a pista à sua frente no KM 53.5 da rodovia e tentou frear, mas não conseguiu evitar o impacto.

O teste de etilômetro realizado no caminhoneiro não apontou consumo de álcool.

A PRF conduziu o motorista do Corsa à Polícia Civil, onde ele foi autuado por homicídio culposo na direção de veículo automotor, já que a investigação preliminar indicou que ele invadiu a faixa contrária, provocando a colisão fatal.

A Polícia Civil seguirá com a investigação, e a Politec esteve no local realizando a perícia.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fazendeiros de MT são alvos de operação por esquema de fraude fiscal milionária

Destaque

Seminário em Cuiabá capacita gestores e contabilistas para a elaboração de orçamentos públicos

Publicados

em

Por

JB News

Cuiabá sedia nos dias 13 e 14 de maio o 2º Seminário de Contabilidade Pública – Orçamento Público: do planejamento à entrega de resultados, evento promovido pela Associação Mato-grossense de Contadores Públicos em parceria com a ATAME, assessoria especializada em ações de formação e capacitação no setor público.

O Presidente da AMCP, Luiz Mário de Barros, destaca a importância da elaboração correta do orçamento público, alicerce estratégico de qualquer gestão. “É por meio do orçamento que as diretrizes de governo se convertem em políticas públicas efetivas e o desenvolvimento local ganha materialidade. Contudo, a complexidade da execução orçamentária e a rigorosa pressão pela conformidade legal tornaram o ciclo PPA, LDO e LOA um desafio constante para contadores, planejadores e parlamentares. Lacunas no planejamento costumam resultar em baixa eficiência na aplicação de recursos, apontamentos pelos órgãos de controle e, primordialmente, na perda de oportunidades para a sociedade”.

O auditor do TCE-MT Francisney Liberato, palestrante e coordenador pedagógico do seminário, ressalta a importância desta capacitação focada na elaboração dos orçamentos públicos, que objetiva contribuir para que os gestores, auditores e contabilistas superem uma barreira fundamental: a distância entre o que se planeja e o que se entrega.

Leia Também:  AGU pede indisponibilidade de bens, imóveis, aeronaves, embarcações e terras de 52 pessoas e 7 empresas por finaciar atos antidemocráticos em Brasília

“Este seminário foi criado para fechar essa lacuna. Essa é a maior dor de quem trabalha com orçamento público pois um Plano Plurianual que não dialoga com a Lei de Diretrizes e a Lei Orçamentária Anual, está fora da realidade, contraria as recomendações e normas do Tribunal de Contas, e quem paga a conta é a população pois não terá os serviços e políticas públicas previstos no orçamento”, afirma o auditor.

Em dois dias de imersão, contadores, secretários de finanças, gestores municipais e auditores vão aprender, na prática, como estruturar um ciclo orçamentário sólido — com segurança jurídica e até inteligência artificial aplicada ao gasto público.

O seminário terá a presença de palestrantes do mais alto nível: Conselheiros do TCE-MT, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas e um Juiz do TJ-MT. E no segundo dia, três oficinas práticas intensivas — com vagas limitadas.

Entre os palestrantes estão o conselheiro do TCE-MT Antonio Joaquim; o conselheiro Waldir Júlio Teis, mediador de um dos painéis de debate; o auditor do TCE e professor Francisney Liberato; o Procurador-geral do Ministério Público de Contas, William Brito; o Contador Geral de Cuiabá, Eder Galiciani; a diretora técnica de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Cuiabá, Silvina Maria dos Anjos; o Secretário Adjunto do Orçamento Estadual da Sefaz-MT, Ricardo Capistrano; o juiz do TJ-MT, Vinícius Paiva Galhardo e o Gestor Governamental do Estado de Mato Grosso, Cícero Rodrigues Garcia.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA