Nacional

MJSP realiza primeiro webinário de nivelamento de conhecimento dos gestores locais do Susp sobre a ferramenta Brasil MAIS

Publicados

em

Brasília, 29/10/2025 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), promoveu, nesta quarta-feira (29) o primeiro Webinário de Nivelamento de Conhecimento dos Gestores de Cadastros Locais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), sobre a ferramenta tecnológica Brasil MAIS.

O dispositivo utiliza imagens de satélite de altíssima resolução, inteligência artificial e integração de bases de dados, como as do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para identificar e monitorar atividades ilícitas relacionadas a crimes ambientais, desmatamento, plantações ilegais, embarcações irregulares e construções não autorizadas, entre outros.

A iniciativa teve como objetivo alinhar práticas e fortalecer a governança de acessos à ferramenta entre os órgãos do Susp, assegurando maior segurança da informação e uso qualificado dos dados. A capacitação contou com a participação de mais de 100 gestores de instituições do Susp de todo o País, responsáveis pela gestão local de acessos à ferramenta Brasil MAIS.

Leia Também:  MME reforça papel estratégico da transmissão para o setor elétrico

“Este é o primeiro de muitos webinários que realizaremos com o propósito de nivelar o conhecimento, fortalecer a segurança da informação e qualificar o uso do Brasil MAIS. Nosso objetivo é aproximar a gestão nacional dos gestores locais, ouvir suas demandas e garantir que o acesso à ferramenta seja feito de forma segura, eficiente e alinhada às necessidades das forças de segurança”, destacou o coordenador-geral de Gestão e Integração de Dados da DGI/Senasp, Dérik Reis.

Cada instituição do Susp participante do programa deve indicar um gestor local responsável pela liberação e acompanhamento dos acessos em sua respectiva corporação, reforçando as boas práticas de governança digital e segurança cibernética.

O Brasil MAIS é gerido em modelo de cogestão: a Polícia Federal é responsável pela administração dos acessos de órgãos não integrantes do Susp, enquanto a Senasp/MJSP, por meio da Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI), realiza a gestão dos acessos dos órgãos vinculados ao Susp.

O webinário surgiu em um contexto de aperfeiçoamento na estrutura de gestão de cadastros do Brasil MAIS, que passou a concentrar seus acessos na plataforma Sinesp Segurança, garantindo mais controle, rastreabilidade e proteção de dados.

Leia Também:  Governo oficializa novo marco de reparação para Acordo do Rio Doce, em Minas Gerais

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

COMENTE ABAIXO:

Nacional

Setor mineral ganha destaque na transição energética global durante a EXPOSIBRAM 2025

Publicados

em

Por

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta quarta-feira (29/10), da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), em Salvador (BA), considerada a maior feira de mineração do Brasil e uma das mais relevantes da América Latina. O evento reúne empresas, especialistas, representantes do governo e da sociedade civil para debater o futuro do setor mineral e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável e tecnológico do país.

Representando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a secretária nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ana Paula Bittencourt, destacou o papel central da mineração brasileira diante dos desafios da transição energética global e da segurança das cadeias produtivas internacionais.

“É uma alegria e um prestígio representar o ministro nessa primeira edição sediada na Bahia, um estado que se consolida como referência nacional em minerais críticos e estratégicos, como terras raras, grafite, níquel e cobre. Esses recursos estão hoje no centro das discussões geopolíticas, que são fundamentais para a transição energética, para o desenvolvimento de tecnologias de ponta e para a segurança das economias. O mundo volta seus olhos para o Brasil como um parceiro confiável, com robustez institucional e relações internacionais sólidas”, afirmou.

Leia Também:  Consea divulga edital para seleção de observadores

A exposição, realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), se consolida como a principal vitrine de negócios e inovação do setor mineral brasileiro, promovendo o debate sobre cenários atuais, sustentabilidade, governança e o papel da mineração na transformação tecnológica e energética.

Ana Paula Bittencourt também ressaltou as ações do Governo do Brasil para fortalecer o setor e posicionar a mineração brasileira como vetor de desenvolvimento econômico, tecnológico e ambientalmente responsável. “Com a criação do Conselho Nacional de Política Mineral, o tema entrou definitivamente na pauta prioritária do governo. Dezoito ministérios apresentaram suas contribuições para a nova Política Mineral Brasileira e para o Plano Nacional de Mineração. O Brasil se mostra ainda mais forte, diversificando sua produção mineral e impulsionando a geração de energia limpa, o avanço tecnológico e a segurança alimentar. A mineração será vetor de crescimento econômico, ampliando empregos, renda e infraestrutura para os brasileiros”, destacou.

Na ocasião, a secretária também participou da entrega do Prêmio MINA, promovido pela iniciativa Women in Mining (WIM Brasil), que reconhece mulheres que se destacam na indústria mineral. A premiação busca valorizar a presença feminina no setor, incentivar a diversidade e a equidade de gênero, além de promover uma cultura de inclusão e reconhecimento profissional.

Leia Também:  MJSP debate reinserção social e geração de renda na política sobre drogas

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA