AGRONEGÓCIOS
Missão do governo brasileiro à Índia resulta na abertura de dois novos mercados para exportações do agro
Encerrando a missão oficial do governo brasileiro à Índia, liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira (17), a comitiva retorna ao Brasil com a autorização para exportação de novos produtos de origem animal ao mercado indiano.
Os certificados que autorizam o Brasil a exportar derivativos de ossos bovinos; e chifres e cascos foram entregues durante reunião com a secretária-adjunta de Pecuária e Lácteos da Índia, Varsha Joshi, e a comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), integrada pelo secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira, e pelo adido agrícola em Nova Délhi, Ângelo de Queiroz Maurício.
“Essas aberturas demonstram que o Brasil tem capacidade de aproveitar integralmente o potencial dos nossos rebanhos, agregando valor a cada parte dos animais. A exportação desses produtos contribui diretamente para a competitividade das cadeias pecuárias brasileiras. São utilizados para atender a diferentes segmentos da indústria de alimentos, química e farmacêutica, por exemplo na produção de gelatinas e pet food”, destacou Marcel.
Desde o início da atual gestão, já foram abertos mais de 450 mercados, em 72 destinos.
O adido agrícola do Mapa explicou que, além da abertura dos novos mercados, a reunião com o Ministério Indiano também tratou dos avanços nas negociações para outros produtos. Entre eles estão: pet food, material genético avícola e itens da reciclagem animal.
AGENDA
Ainda nesta sexta-feira (17), a comitiva do Mapa também participou de reunião com o secretário-adjunto de Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ajeet Kumar Sahu. O encontro teve como foco o debate sobre o fortalecimento dos fluxos bilaterais de comércio de produtos agropecuários entre os dois países.
Durante a reunião, foi reforçado o compromisso mútuo entre Brasil e Índia em ampliar a cooperação agrícola. O secretário-adjunto da SCRI reafirmou o empenho do Mapa em fortalecer ainda mais as relações com o Ministério Indiano, mantendo uma agenda conjunta produtiva que gere benefícios para ambos os países.
“Existe um enorme potencial para ampliar o acesso dos produtos do agronegócio brasileiro na Índia. O aumento da renda e do consumo no país tem impulsionado a demanda por pulses, proteínas e frutas, segmentos em que o Brasil pode ser um parceiro estratégico. A nossa vinda tem o objetivo de fortalecer a aproximação e cooperação e avançar nas avaliações técnicas para aberturas de mercado”, explicou Marcel.
Por sua vez, o secretário indiano destacou a importância de buscar a equivalência de padrões para análises de risco de pragas, com o objetivo de acelerar os processos e avançar nos fluxos de comércio. Do lado brasileiro, há interesse na exportação de pulses e de erva-mate.
O encontro também abordou o Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre a Embrapa e o Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola (ICAR), em julho, durante missão oficial da Índia ao Brasil. A partir desse acordo, o foco agora é avançar na implementação do plano de trabalho, com o objetivo de ampliar a cooperação em pesquisa agropecuária. A parceria prioriza o desenvolvimento sustentável da agricultura e o fortalecimento institucional das entidades envolvidas.
Informações à imprensa
[email protected]
AGRONEGÓCIOS
Mulheres da Pesca Artesanal apresenta resultados para pescadoras no Rio Grande do Sul
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), por meio da Superintendência Federal no Rio Grande do Sul, promoveu, na última quinta-feira (16), um encontro para apresentar os resultados do projeto Mulheres da Pesca Artesanal e compartilhar experiências e aprendizados construídos ao longo da iniciativa.
O evento reuniu pescadoras de diferentes regiões do estado, participantes do projeto e representantes de instituições parceiras, entre elas parlamentares, integrantes dos Ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), além da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (CONFREM).
O projeto tem como principal objetivo apoiar a regularização do processamento e da comercialização do pescado em âmbito domiciliar, por meio do fortalecimento do papel das mulheres na cadeia produtiva da pesca artesanal. Para isso, a iniciativa desenvolve ações de capacitação, pesquisa, assistência técnica e construção participativa de protocolos voltados à atividade.
A ação reúne famílias de pescadoras dos municípios de Imbé, Tramandaí e Xangri-Lá, pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o MPA, com apoio da EMATER e dos serviços municipais de fiscalização do litoral norte gaúcho.
Ao longo do projeto, foram promovidas atividades de ensino, pesquisa e extensão para aproximar os saberes tradicionais da pesca artesanal do conhecimento científico, valorizando o trabalho das mulheres, historicamente ligado ao beneficiamento do pescado.
As ações foram implementadas junto a quatro famílias da pesca artesanal do litoral norte do estado, com foco na melhoria das condições de trabalho e na construção de caminhos viáveis para a formalização do processamento artesanal, garantindo mais qualidade e segurança aos produtos.
Entre os principais resultados da iniciativa estão o diagnóstico das condições de trabalho, capacitações em Boas Práticas de Manipulação, desenvolvimento de novos produtos, fortalecimento da gestão e da comercialização, além da elaboração de materiais educativos voltados às pescadoras artesanais.
Além de promover a valorização dos saberes tradicionais, o projeto também busca ampliar a equidade de gênero na atividade pesqueira e gerar impacto social duradouro para as comunidades. A partir dos resultados alcançados, a proposta poderá contribuir para a construção de um projeto de lei voltado à regularização do processamento e da comercialização do pescado em âmbito domiciliar.
-
Cidades6 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA5 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande
-
Destaque7 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Destaque6 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Nacional5 dias atrásMinistro Boulos na feira da cidadania em Fortaleza: “Não tem que marcar hora, não tem burocracia. É chegar e ser atendido”
-
Policial6 dias atrásCiúme, rejeição e crime brutal: empresário é condenado a 13 anos de prisão por matar mulher trans e abandonar corpo em lavoura de MT
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás“Fim do Fethab 2 reflete nos investimentos de infraestrutura, logística estabilidade econômica em MT” diz Max Russi ao citar momentos de contribuição e dificuldades do Agro, VEJA O VÍDEO
-
Policial4 dias atrásPM recupera revólver roubado do IML após fuga e confronto com suspeito em Cuiabá









