Nacional

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Publicados

em

A passagem dos meteoros Eta Aquariids (ou Eta Aquáridas) de 2024 poderá ser vista a olho nu nos céus do Brasil entre a noite deste sábado (4) e a madrugada do domingo (5). 

O pico está previsto para a partir das 2 horas da madrugada de domingo.

De acordo com o Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento astronômico pode produzir até 50 meteoros por hora a uma velocidade de 65,5 km/seg.

Sobre as condições ideais de escuridão e tempo, a previsão é que nessa noite, a lua minguante estará apenas 14% iluminada, o que deve favorecer a observação dos meteoros, porque interferirá pouco na iluminação celeste. A poluição luminosa e o clima, como céu nebulosos, também prejudicam a observação do fenômeno.

A chuva de meteoros Eta Aquarids, também chamada de meteor shower, é um evento astronômico anual que ocorre quando a Terra passa pelos fragmentos deixados pelo cometa Halley.

O fenômeno geralmente é visível no Hemisfério Sul durante os meses de abril e maio e o pico do espetáculo luminoso ocorre, geralmente, no início de maio. Os meteoros parecem se originar da constelação de Aquário, por isso o nome “Eta Aquarids”.

Leia Também:  Professores da USP decidem paralisação em apoio a estudantes

O coordenador do projeto brasileiro de pesquisa de meteoros da EXOSS Citizen Science Project, parceiro do Observatório Nacional, o astrônomo Marcelo Antônio, explica que esses meteoros “são famosos por sua alta velocidade e longas trilhas, o que a torna espetacular para observação.”

Neste ano, os fragmentos do cometa Halley já foram percebidos cruzando os céus de Santa Catarina, desde quarta-feira (1º).

Meteoros

Meteoros são corpos celestes pequenos que cruzam o espaço e penetram na atmosfera do planeta e se incendeiam parcial ou completamente devido à interação com a atmosfera e oxigênio. O fenômeno cria uma luminosidade no céu, popularmente conhecida como “estrela cadente”.

Uma chuva de meteoros ocorre quando diversos detritos de meteoritos cruzam o céu noturno e tem origem em um ponto comum, chamado de radiante.

O estudo dos meteoros ajuda a estimar a quantidade e período de maior incidência desses corpos celestes que atravessam a Terra periodicamente. As análises são úteis às missões espaciais e centros de controle de satélites para proteção de equipamentos em órbita próxima à Terra e da Lua, como satélites e voos de naves.

Leia Também:  Brasileiros preferem cursos online para qualificação profissional

Fonte: EBC GERAL

COMENTE ABAIXO:

Nacional

Dia Internacional dos Museus: guia para celebrar a data na capital

Publicados

em

Por

Dia Internacional dos Museus: guia para celebrar a data na capital
Redação GPS

Dia Internacional dos Museus: guia para celebrar a data na capital

O Dia Internacional dos Museus, celebrado mundialmente desde 1977 no dia 18 de maio, visa sensibilizar o público para o papel crucial desses locais no desenvolvimento das sociedades. Este ano, o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) é “Museus, Educação e Pesquisa”, destacando a importância dessas instituições como centros de aprendizagem e investigação.

Em celebração a data, a Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), organiza uma série de atividades que envolvem museus e centros culturais por todo o país.

Para celebrar a data, o GPS preparou uma lista de museus em Brasília que estão com exposições abertas ao público. Entre eles, destacam-se aqueles com acervos permanentes e os que promovem exposições temporárias, oficinas e eventos por temporada. Confira:

Museu Nacional da República

O Museu Nacional da República , localizado no coração de Brasília, apresenta uma programação diversificada. O espaço não possui uma exposição permanente, mas acolhe uma variedade de mostras itinerantes, incluindo exposições fotográficas, interativas e temas variados. As exposições atuais incluem:

Leia Também:  Fávaro é escolhido titular da Comissão de Orçamento do Congresso

Aos ventos que hão de vir — Curadoria de Fernanda Lopes. Período: Até 7 de julho. Local: Mezanino.

ZIMAR Centro Cultural Vale Maranhão – Curadoria de Jandir Gonçalves, Sergileide Lima e Reinilda Oliveira: Até 9 de junho. Anexo Externo

REVOLUÇÕES Fotografias de Uliano Lucas – Curadoria Elisa Alberani, Miguel Cardina e Vincenzo Russo – Galeria 2

OSVALDO ORIAS — Cintilâncias – Curadoria Carlos Lin, a abertura acontece neste sábado (18) – Galeria 3

O Museu Nacional da República está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.

Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade)

O Museu Histórico de Brasília, também conhecido como Museu da Cidade, preserva a memória da construção da capital federal. Localizado no Centro Cultural Três Poderes, o museu está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

Museu de Arte de Brasília (MAB)

O MAB , situado às margens do Lago Paranoá, exibe obras de arte moderna e contemporânea. Com um acervo diversificado, o museu oferece exposições por temporada e funciona todos os dias, exceto às terças, das 10h às 19h.

Leia Também:  Especialista vê desequilíbrio em abordagem da imprensa sobre submarino

O local também possui visitas mediadas para o público espontâneo, e acontecem aos sábados e domingos, sempre às 15h. A entrada é gratuita e não é necessário agendamento prévio.

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Além de suas exposições de arte, o CCBB realiza eventos educativos e culturais ao longo do ano.

Entre as próximas exposição do CCBB:

A.R.L Vida e Obra, a exposição traz a jornada do artista plástico e fotógrafo potiguar Antônio Roseno de Lima (1926-1998), A.R.L, é o nome pelo qual o artista é conhecido internacionalmente. A mostra vai até este domingo (19).

Tesouros Ancestrais do Peru de 28 de maio até 11 de agosto.

The post Dia Internacional dos Museus: guia para celebrar a data na capital first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA