Destaque

Lei de autoria de Max Russi oficializa 10 de Janeiro como o “Dia da Assistência Social”

Publicados

em

CALENDÁRIO ESTADUAL

JB News

Ajudar quem mais precisa, estender as mãos aos necessitados, dar oportunidades, acreditar e investir em quem só precisa de uma chance para contar uma nova história. Estas são algumas das razões que incentivaram o deputado e presidente eleito da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), a abraçar diversos projetos sociais em Mato Grosso.

E, as iniciativas fluíram de tal forma que, refletiram em todo o território mato-grossense através de ações sociais e políticas públicas em parceria com o Governo do Estado por meio da primeira-dama, Virgínia Mendes que é considerada, também, uma aliada em potencial das causas sociais no estado.

Entre as muitas ações, surgiu a necessidade de instituir, oficialmente, o Dia Estadual da Assistência Social.

O dia 10 de janeiro, é assegurado na Lei nº12.616/24 de 29 de julho de 2024. De acordo com a norma, fica estabelecido que o a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) promoverá a divulgação nos meios de comunicação e debaterá entre os membros constituintes da Política Estadual de Assistência Social que, dispõe sobre normas operacionais e gerenciais do SUAS, os progressos alcançados e os desafios a serem superados no âmbito social.

Leia Também:  Projeto de Geller propõe acesso a dados da tornozeleira eletrônica

Max Russi explica que a escolha da data vai de encontro com a Lei nº 11.664, de janeiro de 2022 que, institui a Política Estadual de Assistência Social.

“A inciativa mira o atendimento amplo dos trabalhadores, gestores, conselheiros e usuários do SUAS no que se refere a proteção social aos cidadãos de Mato Grosso e, ao mesmo tempo, coloca em prática uma política pública que priorize a garantia dos direitos socioassistenciais, combatendo a profunda pobreza, fome e a fragilidade social”, observou Max Russi.

O parlamentar avalia ainda, que a assistência social tem um papel fundamental na proteção à vida, na redução de danos, na prevenção da vulnerabilidade e riscos sociais, independente de contribuição prévia, devendo ser financiada com recursos previstos no orçamento da Seguridade social.

*Ações em Mato Grosso* – Ainda falando sobre assistência social, no estado, o deputado Max Russi é incentivador de projetos que já alcançaram milhares de famílias. São eles: Projetos Tear, Pelas Mãos Delas, Amar, Coração Solidário, VG Mais Ação e Arvend.

COMENTE ABAIXO:

Destaque

Botelho abre feira para representantes e destaca importância de fortalecer o comércio em MT

Publicados

em

Por

16ª Femoda

O presidente da ALMT falou sobre fomentar negócios no Estado para enfrentar a reforma tributária, nova era fiscal no Brasil

Itimara Figueiredo/ Juliana Velasco
Fotos: Vanderson Ferraz

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, participou da cerimônia de abertura da 16ª Femoda-MT, nesta quinta-feira (23), no Cenarium Rural, em Cuiabá. Com apoio de Botelho, até sábado (25), o evento deve movimentar cerca de R$ 50 milhões em negócios na maior feira de calçados, confecções e acessórios do Centro-Oeste.

Na feira dedicada aos representantes comerciais, o deputado enfatizou a relevância de fortalecer o setor para o desenvolvimento econômico do Estado, destacando a nova reforma tributária, que muda o sistema fiscal brasileiro a partir de 2026. “O grande pagador de impostos é o comércio, onde realmente gera recursos para fazer as estradas, manter a saúde e educação. Teremos uma reforma tributária e temos que atrair mais indústrias para melhorar a geração de emprego e renda”, alertou Botelho.

O parlamentar também demonstrou preocupação com as incertezas do mercado econômico, especialmente com as novas medidas dos Estados Unidos, que podem afetar Mato Grosso. “ O comércio é a locomotiva da nossa economia, e a Femoda é um exemplo do que podemos fazer para fomentar negócios e gerar mais receitas para o Estado”, frisou Botelho.

Leia Também:  Botelho afirma que é necessário educar eleitores para acabar com compra de votos e evitar que gente ruim seja eleita “Isso é cruel e não contribui para o progresso que estamos buscando”

Desde a primeira edição em 2015, quando começou de forma tímida, a Femoda se consolidou como um dos eventos mais importantes para o setor. A exposição reúne 450 marcas até o próximo sábado. São mais de 1,7 mil lojistas que devem fazer negócios durante o evento.

Presentes

Acompanhado do deputado Max Russi (primeiro-secretário da ALMT), Botelho também parabenizou os organizadores da feira, entre eles, Alex Rabelo, que presenteou os deputados com sapatos de marcas famosas.

Organizadores

A Femoda é organizada pela Associação dos Representantes Comerciais de Mato Grosso (Assorep-MT), presidida por Júnior Tiago da Rocha e conta com a parceira do Sindicato do Sistema Comércio (Sirecom-MT), presidido por Alan Cosine, e Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Mato Grosso (Core-MT), presidido por João Carlos Gapareto.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA