AGRONEGÓCIOS

G20 agro termina em Chapada dos Guimarães com Declaração Ministerial unânime

Publicados

em

Foi aprovada por unanimidade, pelos 23 países membros, um novo rumo para a produção agropecuária e a pesca sustentável no mundo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (13.09), durante as reuniões ministeriais do G20 Agro, realizadas em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.

A Declaração Ministerial do G20 Agro, que possui a força de um acordo internacional, destaca quatro prioridades fundamentais:

  1. promover múltiplas formas de produção sustentável na agropecuária;
  2. garantir um comércio internacional mais justo, livre de distorções como subsídios prejudiciais;
  3. oferecer apoio à agricultura familiar, quilombolas, populações indígenas e comunidades tradicionais;
  4. e regularizar e regulamentar o setor de pescados e aquicultura12.

Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, as discussões do G20 Agro foram essenciais para superar divergências e alcançar um consenso após cinco anos de negociações. “Conseguimos uma declaração que certamente dará um novo rumo para a agropecuária e pesca sustentável do mundo”, afirmou Fávaro.

A implementação das medidas expostas na Declaração será fundamental para a finalização do G20 em novembro, quando os líderes mundiais se reunirão para ratificar os compromissos assumidos. As reuniões do Grupo de Trabalho Agricultura, realizadas ao longo de 2024, culminaram na maior adesão de ministros desde a criação do grupo em 2011, com a participação de 43 delegações, incluindo países membros, blocos integrantes do G20, convidados e organismos internacionais.

Leia Também:  Mapa firma Protocolos de Intenções para impulsionar a inovação agroindustrial no Pará e no Rio de Janeiro

Paralelamente às reuniões do G20 Agro, o FIAP – Fórum Internacional da Agropecuária – trouxe discussões profundas sobre o setor, reunindo as principais referências do agronegócio brasileiro e mundial. O evento, realizado em Chapada dos Guimarães, foi uma oportunidade para o Brasil se posicionar e mostrar sua transformação de importador a um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do planeta.

O FIAP contou com a participação da comunidade internacional, iniciativa pública e privada, entidades do setor e produtores, reforçando a importância do diálogo e da cooperação para o desenvolvimento sustentável da agropecuária global.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:

AGRONEGÓCIOS

Comitê da Pesca Amadora e Esportiva se reúne pela primeira vez

Publicados

em

Por

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) realizou, nesta terça-feira (28/10), a primeira reunião do Comitê da Pesca Amadora e Esportiva (CPAE), instância de caráter consultivo e de assessoramento vinculada ao Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE). O encontro reuniu representantes do governo federal, da sociedade civil, do setor produtivo e de instituições de pesquisa, com o objetivo de avançar na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da pesca amadora e esportiva no país.

Durante o encontro, foram discutidas as prioridades para o próximo ciclo de trabalho, com destaque para o apoio à implementação do Plano Nacional para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca Amadora e Esportiva (PNPAE). Também foi proposto o fortalecimento de eventos e iniciativas que estimulem o turismo de pesca responsável em diversas regiões do país.

A diretora do Departamento de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva do MPA, Sandra Silvestre, falou sobre a importância do CPAE. “O Comitê representa um avanço institucional importante para o setor, que movimenta a economia, incentiva o turismo e contribui para a conservação dos recursos pesqueiros”, destacou.

Leia Também:  Mapa firma Protocolos de Intenções para impulsionar a inovação agroindustrial no Pará e no Rio de Janeiro

Com a criação e funcionamento do CPAE, o Ministério reforça o papel da pesca amadora e esportiva como atividade de relevância social, ambiental e econômica, consolidando um espaço permanente de diálogo e construção coletiva de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor e à valorização da pesca responsável em todo o território nacional.

Fique ligado – Criado por meio da Portaria MPA nº 478/2025, o Comitê tem a missão de subsidiar a gestão e orientar ações estratégicas para o fortalecimento desse segmento, que se destaca como uma importante atividade de lazer, turismo e geração de renda fora do âmbito da pesca comercial.

Clique e saiba mais sobre o CPAE.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA