Cidades

Evento marca efetivação de projeto em Alto Araguaia e Alto Taquari

Publicados

em

JB News

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso promove na segunda-feira (09), às 13h30 (MT), o lançamento e capacitação do projeto Água para o Futuro nos municípios de Alta Araguaia e Alto Taquari. O evento será realizado pela Plataforma Microsoft Teams, com transmissão ao vivo pelo canal do MPMT no YouTube, e marca o início da efetivação do projeto nos municípios.

A abertura contará com a participação do titular da Procuradoria Especializada em Defesa Ambiental, procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, do coordenador do projeto Água Para o Futuro, promotor de Justiça Daniel Balan Zappia, e da promotora de Justiça Ludmilla Evelin de Faria Sant’Ana Cardoso, que atua nos dois municípios.

De acordo com a programação, o início do treinamento está previsto para o dia 09 de agosto, das 13h30 às 18h30. Depois da parte teórica, haverá capacitação prática nos dias 25, 26 e 27 de agosto, com realização de visita técnica em seis nascentes definidas durante a capacitação teórica. Ao final, no dia 30 do mesmo mês, haverá o segundo encontro virtual para elaboração conjunta de relatórios técnicos.

Leia Também:  Mourão vem a MT debater a Conselho da Amazônia Legal com Mauro Mendes

O conteúdo programático inclui abordagens sobre as fases de implantação do projeto, requisitos técnicos, equipamentos básicos, procedimentos metodológicos preliminares para a confirmação e caracterização de nascentes, confirmação e caracterização hidrogeológica de nascentes, caracterização do meio biótico e dos danos ambientais.

Deverão participar da qualificação mais de 20 pessoas, entre servidores públicos e cidadãos. A capacitação será ministrada pelos técnicos responsáveis pela execução do projeto Abílio José Ferraz de Moraes e André Pansonato, com a participação da equipe da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Alto Araguaia e Alto Taquari, servidores e técnicos administrativos dos municípios.

COMENTE ABAIXO:

Cidades

Presidente da Câmara é afastado após denúncia de agressão contra namorada em Barra do Bugres

Publicados

em

Por

JB News

Por Nayara Cristina

O vereador Laércio Noberto Júnior, conhecido como Júnior Chaveiro (PL), foi afastado da presidência da Câmara Municipal de Barra do Bugres após vir à tona uma denúncia de violência doméstica que ganhou forte repercussão política no estado. O caso, registrado no último fim de semana, segue sob investigação da Polícia Civil.

De acordo com as informações mais recentes, a denúncia aponta que a agressão ocorreu na madrugada de domingo (19), por volta das 4h30, na residência do parlamentar, após o casal retornar de um show na praça central da cidade. Segundo relato da vítima, o vereador teria utilizado uma chave de rodas para cometer as agressões durante uma discussão. A mulher apresentava ferimentos no pescoço, braços e pernas e precisou de atendimento médico.  

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso e já ouviu a vítima, além de solicitar medidas protetivas de urgência. Até as últimas atualizações, o vereador não havia sido localizado para prestar depoimento, e a defesa ainda não havia se manifestado oficialmente.  

A repercussão do caso levou a uma resposta rápida do Legislativo municipal. Em sessão extraordinária realizada na noite de segunda-feira (20), vereadores votaram pelo afastamento de Laércio Noberto Júnior da presidência da Câmara e também pelo afastamento do mandato de forma cautelar. A decisão teve ampla maioria, com 10 votos favoráveis, e foi baseada na acusação de quebra de decoro parlamentar.  

Leia Também:  Programa Rios + Limpos visita nascentes do Água para o Futuro neste sábado

Além disso, foi determinada a proibição do parlamentar de frequentar a sede do Legislativo, já que a vítima é servidora da própria Casa. O afastamento tem caráter preventivo e não significa cassação definitiva, mas visa evitar interferência nas investigações e garantir a integridade da vítima.  

O caso também gerou desdobramentos políticos dentro do partido. Lideranças do PL informaram que foi solicitada a abertura de procedimento para expulsão do vereador da sigla, diante da gravidade das acusações.

A denúncia provocou forte impacto na cidade e reacendeu o debate sobre violência contra a mulher e a responsabilidade de agentes públicos. Enquanto isso, o inquérito segue em andamento e deve esclarecer as circunstâncias do caso, podendo resultar em responsabilização criminal e política do parlamentar, conforme o avanço das investigações.

Onde buscar ajuda em caso de violência doméstica

Mulheres que estejam em situação de risco ou sofrendo qualquer tipo de agressão podem procurar ajuda imediata pelos seguintes canais:

  • ligue 190 – Polícia Militar do Estado de Mato Grosso para emergências imediatas
  • ligue 197 – Polícia Civil do Estado de Mato Grosso para denúncias e orientações
  • ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher (atendimento nacional, gratuito e 24h)
  • ligue 156 (em Cuiabá) – canal da prefeitura com encaminhamento para rede de proteção
Leia Também:  Reveillon de São Pedro da Cipa terá Gustavo Mioto e Amado Batista

Em Cuiabá e Várzea Grande, as vítimas também podem buscar apoio presencial em locais especializados:

  • Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM)
  • Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM)
  • Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso
  • Ministério Público do Estado

Esses serviços oferecem acolhimento, orientação jurídica, apoio psicológico e encaminhamento para medidas protetivas. Em casos de risco, a recomendação é procurar ajuda imediatamente, pois a denúncia pode ser fundamental para interromper o ciclo de violência e preservar vidas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA