Estadual
Estudantes da rede estadual são destaque na 17ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso
Estudantes da rede estadual de ensino de Mato Grosso tiveram 22 projetos selecionados para a etapa estadual da 17ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). A seleção ocorreu durante a fase regional do evento, que reúne iniciativas escolares voltadas à pesquisa e inovação. A próxima etapa será realizada de 22 a 24 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Ao todo, 13 escolas estaduais se destacaram nas regionais classificatórias, garantindo vagas com propostas criativas e soluções voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico e social. As unidades vencedoras representam nove cidades: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Alta Floresta, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Colíder e Tangará da Serra.
As etapas regionais ocorreram entre 18 e 22 de agosto, em cinco regiões de Mato Grosso, reunindo centenas de estudantes e professores orientadores. Em cada regional, 18 projetos foram selecionados, sendo os primeiros e segundos colocados por nível de ensino (Fundamental, Médio e Técnico) e por categoria: Ciências, Engenharias e Economia Criativa.
A Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação tem como propósito estimular o pensamento científico e o protagonismo estudantil, aproximando os jovens da pesquisa e da experimentação. A iniciativa também valoriza a inclusão, a diversidade e a formação cidadã, incentivando a busca por soluções que dialoguem com os desafios da sociedade e com as demandas do mundo do trabalho.
A etapa estadual faz parte da programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de popularização científica do país. Durante os três dias de atividades, o público poderá acompanhar a Mostra de Projetos, participar de Oficinas Tecnológicas Maker, assistir a apresentações e premiações, além de conferir competições interativas que unem ciência, arte e inovação.
Com entrada gratuita e aberta ao público, a programação acontecerá das 8h às 17h, em formato híbrido, com apresentações online e presenciais no Centro de Eventos do Pantanal. A expectativa é reunir estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores e visitantes interessados em conhecer o que há de mais inovador na produção científica escolar de Mato Grosso.
O evento é realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Fonte: Governo MT – MT
Estadual
Lançamento de 1ª Operação Lei Seca em Campo Verde termina com 7 presos e 39 veículos removidos
Cinco condutores foram presos por embriaguez ao volante e dois foragidos da Justiça foram capturados durante o lançamento da 1ª edição da Operação Lei Seca em Campo Verde. O município é o 11º do Estado a adotar a fiscalização da Lei Seca.
O balanço da 1ª edição da operação foi divulgado, nesta segunda-feira (20.4), pelo Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança (Sesp). Ao todo, foram 88 veículos fiscalizados e o mesmo número de testes de alcoolemia realizados.
A fiscalização resultou em 90 Autos de Infração de Trânsito (AIT), sendo nove por conduzir veículo sob efeito de álcool, quatro por recusar o teste, 17 por não possuir habilitação e 22 por irregularidades na documentação do veículo, entre outros.
Do total de 88 veículos fiscalizados, 44 foram autuados e 39 removidos, sendo 17 carros e 22 motocicletas.
O secretário municipal de Apoio à Segurança Pública de Campo Verde, Francisco Siqueira Sampaio, afirmou que o maior gargalo do trânsito no município são os acidentes. O gestor destacou que está otimista com a Operação Lei Seca e as ações em defesa da vida.
“A marca da Lei Seca é muito importante para a mudança da cultura do campo-verdense. O alerta sobre as consequências do consumo de bebida alcoólica no trânsito e a redução de acidentes geram alto custo para os cofres do município com as internações”, detalhou.
O lançamento da operação Lei Seca foi realizado na última quinta-feira (16.4), em parceria com a Prefeitura de Campo Verde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Departamento Estadual de Trânsito.
Após o lançamento oficial, equipes do GGI, da Sesp, realizaram o treinamento das forças de segurança do município, que serão responsáveis pela realização das operações.
Durante a capacitação, foram realizadas duas edições da Operação Lei Seca na Avenida Brasil e na Rua dos Saberes, entre os bairros Recanto do Lago e Bordas da Chapada, na quinta-feira (16.4) e na sexta-feira (17.4).
Além de Campo Verde, também já aderiram à Lei Seca os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sorriso, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Nova Mutum, Alta Floresta, Barra do Garças e Rondonópolis.
Fonte: Governo MT – MT
-
Policial6 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de dinheiro na Prefeitura de Livramento operação mira ex-servidora, empresário, secretário e PM
-
Economia6 dias atrásEm Cuiabá, Aldo Rebelo critica alta de gastos e impostos por parte do governo federal e diz que Brasil trava seu potencial de crescimento, VEJA O VÍDEO
-
Economia6 dias atrásEm Cuiabá, Meirelles faz alerta duro sobre guerra, dólar e gastos públicos, defende industrialização como saída para blindar o Brasil “Mato Grosso é o eixo estratégico”
-
CUIABÁ7 dias atrásPaula Calil diz que Plano Diretor de Abilio segue modelo “estilo Curitiba”, mas alerta: Cuiabá não tem o mesmo clima, transporte de qualidade, estrutura para levar polo ecoindustrial à Guia
-
Destaque4 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Destaque4 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Cidades3 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA3 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande









